sábado, 9 de outubro de 2010

SOB O OLHAR DE SENHORA APARECIDA CAMINHEMOS COM JESUS


ACOLHIDA E MOTIVAÇÃO
Dispor em uma mesa a imagem de Nossa Senhora Aparecida, vela, bandeira do Brasil, terço e duas jarras transparentes: uma com água (lembrar o batismo) e outra com vinho (sinal de alegria).
• Motivar as Irmãs a se olharem e cumprimentarem desejando uma boa manhã de retiro.
• Sinal da Cruz (uma traça o sinal sobre a outra).

Canto de Entrada (enquanto canta distribuir flores para as pessoas)
Vem Maria, vem, vem nos ajudar neste caminhar. Tão difícil, rumo ao Pai. [bis)
1. Vem, querida Mãe, nos ensinar/ A ser testemunhas do amor/ Que fez do teu Corpo sua morada/ Que se abriu pra receber o Salvador.
2. Nós queremos, ó Mãe, responder / Ao amor do Cristo Salvador Cheias de ternura colocamos confiantes em tuas mãos esta oração.

A.: Irmãs é uma alegria nos reunirmos às vésperas da festa da padroeira de nosso querido Brasil: Maria sob o título de Nossa Senhora da Imaculada Conceição de Aparecida, para como filhas, aprender cada vez mais a realizar o projeto de seu Filho Jesus em nossas vidas. Iniciemos confiantes na força da oração:
T. (Todas): Senhor, vós nos dissestes: “Onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome, eu aí estarei” (Mt 18,20). Por isso estamos aqui reunidas em vosso nome e cremos na vossa presença entre nós.

A realidade nos interpela
A.: Queridas Irmãs, num instante de silêncio vamos olhar para a realidade que nos cerca e a exemplo de Maria nas bodas de Caná, perceber o que falta: saúde, educação, moradia, alimentação... são tantos os clamores... e nós vemos? Escutamos?... (pausa). Pela intercessão de Maria, peçamos o perdão do Pai...

Perdão, Senhor, tantos erros cometi. Perdão, Senhor, tantas vezes me omiti. //Perdão, Senhor, pelos males que causei, pelas coisas que falei, pelo irmão, que eu julguei// (2x).
Piedade, Senhor. Tem piedade, Senhor. Meu pecado vem lavar com seu amor. Piedade, Senhor. Tem piedade, Senhor. E liberta minha alma para o amor.
Perdão, Senhor, porque sou tão pecador. Perdão, Senhor, sou pequeno e sem valor. //Mas mesmo assim tu amas, quero então, te entregar meu coração, suplicar o teu perdão// (2x).

Louvor
A.: Enquanto louvamos a Deus todos os benefícios que Ele nos concede a cada dia, especialmente, a de nos ter dado Maria como Mãe, coloquemos junto a sua Imagem as flores que recebemos nos início desta celebração.

Se um dia um anjo declarou/ Que tu eras cheia de Deus/ Agora penso: Quem sou eu/ Para não te dizer também/ Cheia de graça, ó Mãe? (bis)/ Agraciada/ Se a palavra ensinou/ Que todos hão de concordar/ E as gerações te proclamar/ Agora eu também direi/ Tu és bendita, ó Mãe (bis)/ Bem-aventurada/ Surgiu um grande sinal no céu/ Uma mulher revestida de sol/ A lua debaixo de seus pés/ E na cabeça uma coroa/ Não há com que se comparar/ Perfeito é quem te criou/ Se o Criador te coroou/ Te coroamos, ó Mãe (3x)/ Nossa Rainha


TEXTO BÍBLICO (Jo 2,1-11)
A.:
Ouviremos um trecho do evangelho segundo João, que nos leva a entender o papel de Maria em nossa vida cotidiana.
T.: Queremos ouvir vossa Palavra, Senhor, para que nosso coração possa cada vez mais se encher de vossa santa alegria e força, diante das adversidades da vida.

Canto: “Alguém do povo exclama como é grande, oh, Senhor...”

REFLEXÃO E PARTILHA
L1 (Leitor 1): Jesus, verdadeiro homem e verdadeiro Deus, vivia uma vida como a nossa. Estava numa festa de casamento onde faltou vinho, sinal de alegria. Na época, a falta de vinho e de alegria era uma vergonha.

L2: Quantas vezes nos faltam à alegria de servir a Deus... Acostumamo-nos a cuidar das coisas do Senhor e esquecemos-nos de estar mais junto do Senhor das coisas.

L3: Devemos confiar na intercessão de Maria, que diz a Jesus: “Eles não têm mais vinho”. E ouvir a doce voz de Mãe a nos pedir a obediência: “Fazei tudo o que Ele vos disser”.
T.: Eis-nos aqui, Jesus! Queremos fazer tudo o que o Senhor nos disser!

A.: A partir da Palavra, em silêncio, vamos meditar sobre como esta semente pode fecundar em nosso coração. Pensemos: Maria é o olhar que desperta, ilumina, liberta, transforma, salva, cura, intercede e protege. O que me diz está frase a partir dos textos bíblicos: Lc 1,26-56; Lc 2,1-7; Lc 2, 25-35; Jo 2, 1-12; Jo 19, 25-27.

PARTILHA E ORAÇÃO
Viva a mãe de Deus e nossa,/ Sem pecado concebida!/ Viva a Virgem Imaculada,/ A Senhora Aparecida!
1. Aqui estão vossos devotos,/ Cheios de fé incendida,/ De conforto e de esperança,/ Ó Senhora Aparecida! Virgem santa, Virgem bela,/Mãe amável, Mãe querida,/ Amparai-nos, socorrei-nos,/ Ó Senhora Aparecida.
2. Protegei a santa igreja,/ Ó Mãe terna e compadecida,/ Protegei a nossa Pátria,/ Ó Senhora Aparecida!/ Velai por nossas famílias,/ Pela infância desvalida,/ Pelo povo Brasileiro,/ Ó Senhora Aparecida!

PARTILHA/ PRECES ESPONTÂNEAS

CONSAGRAÇÃO A NOSSA SENHORA

Ó Maria Santíssima, que em vossa querida Imagem de Aparecida espalhais inúmeros benefícios sobre todo o Brasil; eu, embora indigno de pertencer ao número dos vossos filhos e filhas, mas cheio do desejo de participar dos benefícios de vossa misericórdia, prostrado a vossos pés consagro-vos meu entendimento, para que sempre pense no amor que mereceis.
Consagro-vos minha língua, para que sempre vos louve e propague vossa devoção. Consagro-vos meu coração, para que, depois de Deus, vos ame sobre todas as coisas. Recebei-me, ó Rainha incomparável, no ditoso número de vossos filhos e filhas. Acolhei-me debaixo de vossa proteção.
Socorrei-me em todas as minhas necessidades espirituais e temporais e, sobretudo, na hora de minha morte. Abençoai-me, ó Mãe Celestial, e com vossa poderosa intercessão fortalecei-me em minha fraqueza, a fim de que, servindo-vos fielmente nesta vida, possa louvar-vos, amar-vos e dar-vos graças no céu, por toda eternidade. Assim seja.

CONCLUSÃO
L1: Queridas Irmãs, ajude-nos a companhia de Maria sempre próxima, cheia de compreensão e ternura. Que ela nos mostre o fruto bendito de seu ventre e nos ensine a responder como ela fez, no mistério da anunciação e encarnação. Que nos ensine a sair de nós mesmas no caminho de sacrifício, de amor e serviço, como fez na visita a sua prima Isabel, para que, peregrinas no caminho, cantemos as maravilhas que Deus tem feito em nós, conforme a sua promessa. Guiadas por Maria, fixamos os olhos em Jesus Cristo, autor e consumador da fé e dizemos a Ele (..): “Fica conosco, pois cai a tarde e o dia já se declina” (Lc 24,29) (…) Fortalece-nos na fé para que sejamos tuas discípulas e missionárias!


A.: Cantemos invocando a benção da Mãe Aparecida:
Dai-nos a bênção, oh mãe querida/ Nossa Senhora Aparecida/ Dai-nos a bênção, oh mãe querida/ Nossa Senhora Aparecida
1. Sobre esse manto o azul do céu/ Guardai-nos sempre no amor de Deus (2x)
2. Eu me consagro ao vosso amor/ Oh mãe querida do Salvador (2x)
3. Sois nossa vida sois nossa luz/ Oh mãe querida do meu Jesus (2x)

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

São Francisco de Assis ou São Francisco da Chagas

Viveu de 1181 a 1226. Um dos mais amados e populares santos do mundo. Chamado de "O Pobre Homem". Nascido em Assis, na Itália, filho de Pedro Bernadone, um rico comerciante de sedas, Francisco passou sua juventude a procura de prazeres e era uma figura popular entre os jovens de Assis. Em 1202 ele foi convocado e foi para a guerra e foi tomado prisioneiro. Em 1205 ele teve visões e fez uma peregrinação a Roma no ano seguinte. Quando voltou a Assis ele foi denunciado pelo pai como um lunático o qual o deserdou. Francisco foi para igreja de São Damiano que estava quase em ruínas e a reparou com a ajuda de amigos e seguidores. Em Porciuncula, uma pequena Capela ele dedicou-se ao cuidado dos pobres. Em 16 de abril de 1209 ele fundou a Ordem dos Franciscanos. Em 1210 ele recebeu a aprovação do papa Inocencio III, numa dramática audiência papal. Santa Clara também de Assis passou a segui-lo em 1212 e fundou a ordem das Clarissas. Francisco tentou ir para a Síria e Marrocos de 1212 a 1214 mas não conseguiu . Ele obteve a Pontifícia Indulgencia do papa Inocencio III e começou a regulamentar a sua Ordem e as exigência para ser membro dela. Uma das exigência era a pobreza total e a obediência total. Em 1212 Santa Clara e ele e fundaram a ordem das Clarissas Pobres. São Francisco e 5000 franciscanos foram ao encontro papal de 1212 e Francisco foi para o Egito e passou a pregar para os muçulmanos. Ele encontrou-se como o Sultão Malik al-Kamil em Damietta, Egito .O Sultão reconhecendo Francisco como um homem santo não permitiu que ninguém o prendesse, mas ele não fez nenhuma conversão no Egito. Francisco retornou a Itália porque membros da ordem estavam mudando suas regras originais para abranda-las. Ele procurou a ajuda do Papa para proteger as suas regras e este enviou Francisco por toda a Europa e Oriente Médio. Em 1223 Francisco se aposentou como superior da ordem. Ele construiu um pequena Creche no natal naquele ano e foi o fundador do costume de se fazer presépios para adornar as igrejas no natal. Em 14 de setembro de 1224 enquanto orava na ermida de Monte Alvernia ele recebeu os estigmas (estigmatas). Ele morreu dois anos mais tarde em 3 de outubro em Assis e foi canonizado em 1228. Nunca se ordenou porque não se considerava digno do sacerdócio. São Francisco de Assis teve um grande impacto na vida religiosa da igreja. Sua vida foi caracterizada por uma adoração a Jesus de uma maneira alegre, jovial e reverenciava a natureza e a sua preocupação com os doente e pobres era enorme. Sua festa é celebrada em 4 de outubro.

Santa Teresinha do Menino Jesus ou Santa Teresinha de Lisieux

Era uma mística, da Ordem das Carmelitas Descalças, popularmente chamada a "pequena flor". Nasceu em 2 de janeiro de 1873 em Aleçon , na Franca , foi batizada Marie Françoise Martin. Ela era a mais jovem de nove filhos nascidos de Louis Martin e sua esposa Zelie Guerin. Sua mãe morreu quando ela tinha 5 anos e a família mudou-se para Lisieux onde Teresa foi criada por uma tia e duas das irmãs mais velhas. Quando as suas duas irmãs se tornaram Carmelitas enclausuradas Teresa pediu para ser aceita em Carmel mas foi negado porque tinha apenas 15 anos. Teresinha foi então a Roma no jubileu do Papa Leão XIII, e consegui se infiltrar até junto ao Papa e ajoelhando-se aos seus pés pediu a ele de uma maneira tão linda que o Papa deu ordem para que ela fosse aceita e assim ela entrou para a ordem em 1890, sendo tomado o nome religioso de "Teresinha do Menino Jesus " . Ela serviu por um tempo como noviça serviçal de uma irmã que tinha tuberculoses até a mesma morrer e da qual contraiu a moléstia. Por ordem da Madre Superiora, Madre Agnes (sua irmã) Teresinha começou a escrever as suas experiências místicas. O resultado de seus esforços é um livro chamado a "Historia de uma Alma", uma das biografias mais lida no mundo moderno. Teresinha é uma das mais populares santas da atualidade e seu encanto e simplicidade é adorado por todos aqueles que lêem a sua obra, que retrata seu tempo no convento com alegria e simplicidade de uma criança, isto numa época onde as irmãs viviam enclausuradas, quase não falavam, uma vida de privações, jejuns extremos e ainda Teresinha tinha tuberculose e as vezes tinha crises que chegava vomitar sangue numa doença na época incurável, mas ela a tudo encarava como dádiva de Cristo e com uma, as vezes, inexplicável alegria. Teresinha nos seus sonhos, convivia com um Jesus alegre e também jovial encantando a todos. Tem um sonho no qual ela almoça com Maria e Jesus, que é uma das passagens mais lindas de suas experiências místicas. Teresinha morreu aos 24 anos de idade, no dia 3 de setembro em Lisieux e o anuncio de sua morte provocou um imediato interesse mundial nela. Ela começou a ser chamada a "Santa do Pequeno Caminho". Santa Teresinha foi canonizada em 1925 pelo Papa Pio XI e foi declarada padroeira das missões no estrangeiro junto com São Francisco Xavier, em 1927 e em 1944 foi declarada Padroeira da França junto com Santa Joana d’Arc pelo Papa Pio XII. Ela foi declarada Doutora da Igreja pelo Papa João Paulo II em 1997. Sua festa e celebrada no dia 1 de outubro.