quinta-feira, 12 de julho de 2012

CASA DE RETIRO, ENCONTROS E CONVENÇÕES


“Vão pelo mundo inteiro e anunciem a Boa Notícia a toda humanidade” (Mc 16,15). - Hora Santa


Anim.: De coração alegre e agradecido a Deus por este momento de adoração, invoquemos a Santíssima Trindade, cantando...
T.: Em nome do Pai, em nome do Filho...

Anim.: Peçamos ao Espírito Santo, Ele que é o animador, de todo o trabalho missionário, que venha nos conduzir nesta noite para que possamos abrir nosso coração e nossa mente ao Senhor.
T.: Espírito Santo de Deus, forte como o fogo, suave como a brisa, dai-nos a força da santa indignação, para queimar a injustiça e o egoísmo, para superar o pecado e a exclusão; dai-nos a serenidade interior, para manter a humildade e a mansidão, sem jamais perder a ternura e a paz. Espírito Santo de Deus, água viva de amor, nuvem luminosa da transfiguração, nosso advogado e consolador, saciai e protegei o vosso povo, nesta caminhada rumo à terra prometida. Espírito Santo de Deus, nosso grande animador, iluminai a nossa mente, habitai o nosso coração, inspirai os nossos passos, encorajai as nossas mãos, sede o elo que nos une a força que nos envia. Espírito Santo de Deus, que nos reunistes em comunhão, enviai-nos em missão. Amém. vem. Vem iluminar...

Anim.: Este é um momento de reflexão, de intimidade e de confidência com Deus, que está presente em nosso meio. E também de estarmos com Jesus Cristo, vivo e ressuscitado na Eucaristia, permitindo que Ele penetre fundo em nosso coração e em nossa vida.

exposição do SANTISSIMO SACRAMENTO. (canto de adoração/ Oração pessoal)

Anim.: Vamos invocar a Jesus neste momento com fé e confiança:

L- Jesus, nosso Deus. TODOS- Tende piedade de nós.

L- Jesus, nosso pastor, TODOS- Guiai-nos a Deus, vosso Pai e nosso Pai.

L- Jesus, nosso rochedo, TODOS- Sustentai-nos.

L- Jesus, o servo de Deus, TODOS- Ensinai-nos a servir

L- Jesus, nossa luz, TODOS- Iluminai-nos, iluminai nossos passos nos caminho da paz, do amor, do céu. Fazei brilhar sobre nós a luz da vossa face. Amém.

ORAÇÃO PESSOAL

ATO PENITENCIAL
Anim.: Neste ato penitencial vamos fazer um exame de consciência e analisar nossas atitudes frente ao chamado de Deus. Temos dito sim aos apelos do Senhor? Qual tem sido nossa atitude de discípulas/missionárias? (pausa) Peçamos o perdão de Deus, cantando: (canto penitencial).

DISCÍPULOS MISSIONÁRIOS (Documento de Aparecida/ Const. IMSF)
Anim.: O documento de Aparecida nos convoca a refletir sobre a vida de Jesus Cristo nos discípulos missionários,  retomando o discipulado missionário sob aspecto da alegria do ser, da vocação, da comunhão e da formação.
L1: O discípulo missionário é o sujeito geral e transversal da missão. Ele é discípulo de Jesus Cristo e missionário enviado pela comunidade eclesial para dar testemunho do amor, anunciar a chegada do Reino e assumir as tarefas prioritárias para o bem comum e a dignificação do ser humano.
T.: As Irmãs Missionárias da Sagrada Família buscam seguir Jesus Cristo em total disponibilidade, vivendo as virtudes da Sagrada Família, de humildade, simplicidade, sinceridade e serviço. Abraçam a vida evangélica em comunidade, pela ob­servância dos três votos de Castidade, Obediência e Pobreza (Art. 01 – IMSF).

L2.: O discípulo missionário contempla, nos rostos sofredores de nossos irmãos, o rosto de Cristo que nos chama a servi-lo neles; como o Mestre deve anunciar o evangelho, anunciar como Boa Nova do Reino aos pobres e aos pecadores. No evangelho aprendemos a sublime lição de ser pobre seguindo a Jesus pobre (Lc 6,20; 9,58), e de anunciar o Evangelho da paz sem bolsa ou alforje.
T.: O carisma das Irmãs Missionárias da Sagrada Família é a recristianização das famílias pelos mais variados métodos aprovados pela Igreja. Assumem essa mis­são num espírito evangélico, anunciando o Reino a todo o povo e levando sempre aos lares e às comunidades a mensagem de como viver a fé por meio da imitação da Sagrada Família. (Art. 02 – IMSF)

L3: A vocação do discípulo missionário é con-vocação á comunhão em sua Igreja. A fé em Jesus Cristo nos chegou através da comunidade eclesial. O discipulado e a missão sempre supõem a pertença a uma comunidade. Deus não quis salvar-nos isoladamente, mas formando um povo. 
T.: As IMSF crêem encontrar a força e o vigor de que necessitam para serem fiéis ao chamado missionário na infinita bondade de Deus, nos vínculos fraternos e na vitalidade contínua da Pia Associação (Art. 06 – IMSF).

L4: Discipulado e missão são como as duas faces da mesma moeda. Esse discipulado na vida comunitária e a atividade missionária se fortalecem através do encontro com Jesus na intimidade. Ao chamar os seus para que o sigam, Jesus lhes dá uma missão muito precisa: anunciar o evangelho do Reino. Todo discípulo é missionário em virtude de seu batismo e de sua vocação batismal, e todos os fiéis são chamados a ser discípulos e missionários de Jesus Cristo e a entrar na comunhão trinitária na Igreja.
T.: As Irmãs assumem como missão propagar o Reino pelo anúncio da Palavra, através da Evangelização, dando ênfase à pastoral catequética e familiar. Cooperam com o ministério sacerdotal, segundo as necessidades da Igreja local; participam das missões populares e “ad gentes” e divulgam a devoção à Sagrada Família, indo em busca dos irmãos, especialmente os mais necessitados (Art. 05 – IMSF).

Anim.: Na Igreja realiza-se a forma própria e específica de viver a santidade batismal a serviço de Reino  de Deus, que não depende de grandes programas e  estruturas, mas  de discípulos de Jesus Cristo e missionários de seu Reino, protagonistas de uma vida nova.
T.: O espírito das Irmãs Missionárias da Sagrada Família baseia-se nos Evan­gelhos de Jesus Cristo. Pratica-se a oração contínua pelo recolhimento, pela carida­de, pelo amor absoluto a Deus e os irmãos, mediante uma conversão permanente e fiel observância das Constituições (Art. 03 – IMSF).

ORAÇÃO PESSOAL/ CANTO

LITURGIA DA PALAVRA (liturgia do dia) – (reflexão pessoal/ partilha/ canto)

PRECES
A.: Peçamos por todos os sacerdotes, religiosos e religiosas, leigos e leigas, que sem medo deixaram tudo e se lançaram à missão de Evangelizar povos.
T.: Senhor dê-nos a graça de termos sempre missionários dispostos a assumir os desafios de Evangelizar.

Leitor 1: Pelos Missionários, que estão Além-Fronteiras, para que vencendo as dificuldades consigam realizar o projeto que Deus lhes confiou.
Leitor 2: Que o Espírito Santo de Deus, desperte em nós o verdadeiro espírito missionário. Rezemos
Leitor 3: Para que nossa comunidade desperte o dom da missionaridade.Rezemos.
Leitor 4: Pelas vezes que não fomos cultivadores das vocações missionárias. Deixando de rezar pelos nossos missionários.
Leitor 5: Pela capacidade dos missionários em inculturar-se, dialogar e escutar seu povo.
(Intenções livres- Concluir com uma dezena do terço).

ORAÇÃO A SAGRADA FAMÍLIA
T.: Ó Santa Família de Nazaré, comunidade de amor de Jesus, Maria e José, modelo e ideal de toda a família cristã, a ti confiamos as nossas famílias. Abre o coração de cada um dos lares domésticos à fé, ao acolhimento da Palavra de Deus, ao testemunho cristão, para que se tornem fonte de novas e santas vocações. Orienta a mente dos pais, para que com solícita caridade, sábio cuidado e amorosa piedade, sejam para os filhos guias seguros em ordem aos bens espirituais e eternos. Suscita no espírito dos jovens uma consciência reta e uma vontade livre, para que, crescendo em “sabedoria, em idade e em graça”, acolham generosamente o dom da vocação divina. Santa Família de Nazaré, faz que todas nós, contemplando e imitando a oração assídua, a obediência generosa, a pobreza digna e a pureza virginal em ti vivida, nos disponhamos a cumprir a vontade de Deus e a acompanhar com prudente delicadeza os que entre nós são chamados a seguir mais de perto o Senhor Jesus, que por nós “se entregou a si mesmo”. Amém.

CANTO

Anim.: A comunhão trinitária tem seu ponto alto na Eucaristia, que é princípio e projeto da missão do cristão. A Eucaristia é o alimento substancial dos discípulos e missionários. A vocação dos discípulos missionários tem uma expressão sacramental. O Vaticano II mostrou o lugar e a função da liturgia no seguimento de Cristo e na ação missionária dos cristãos.
T.: Sendo a Eucaristia "fonte e ápice de toda a evangelização" (cf. PO 5), a Missionária da Sagrada Família procurará  participar ativa, consciente e frutuosamente  de sua celebração diariamente ou sempre que se oferecer oportunidade. A Cele­bração da Eucaristia e a comunhão do Corpo e do Sangue de Cristo devem ser, pois a fonte, o centro e a expressão da vida comunitária, da espiritualidade e missão (Art. 03 – IMSF).

Pai Nosso/ oração da paz...

Oração:
T.: Pai, em tuas mãos eu me entrego. Faze de mim o que quiseres. Por tudo que fizeres de mim, eu te agradeço. Estou disposto a tudo, aceito tudo, contanto que tua vontade seja feita em mim e em todas as tuas criaturas. Não desejo mais nada, meu Deus. Ponho minha alma em tuas mãos, entrego-a a Ti, meu Deus, com todo o ardor de meu coração porque te amo, e é para mim uma necessidade de amor dar-me, entregar-me, em tuas mãos, sem medida, com infinita confiança, porque Tu és meu Pai, Amém.

BENÇÃO DO SANTÍSSIMO - CANTO

Anim.: Que o Senhor nos abençoe e nos guarde. Amém. Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, Amém.