quarta-feira, 3 de maio de 2023

Maria: modelo da juventude


I – ORAÇÃO INICIAL
(Oração ao Espírito Santo) 

II - PARA REFLETIR: 
Maria, Senhora e Modelo da Juventude 
(Padre Rodrigo Arnoso, C.Ss.R.).
Em um mundo hedonista e consumista, muitos jovens acabam-se entregando a uma vida sem sentido e pela escolha de referenciais, que não os ajudam a viver como pessoas livres. Maria ainda jovem, recebeu do seu Senhor a grande missão de ser a mãe do Salvador, a Ele entregou todo o seu ser, vivendo totalmente livre para servi-lo. 
A jovem de Nazaré, ensina hoje aos nossos jovens, que o serviço que prestamos ao Senhor, não nos faz escravos, mas homens e mulheres livres. Capazes de contemplar a vida pela ótica da fraternidade, da justiça e da solidariedade, em contraposição ao isolamento, ganância e indiferença as dores e sofrimentos dos irmãos. 
Maria é o auxílio dos cristãos. É a mãe sempre disposta a recorrer ao Pai em favor dos seus filhos e filhas. Ela é a seta que nos indica o Cristo, o verdadeiro caminho que nos leva ao Pai. Ó Mãe do belo amor, auxiliai a nossa juventude que vive em tempos de crises, a encontrar o verdadeiro caminho que conduz ao Pai. Não deixeis que roubem deles a esperança da possibilidade da construção de uma nova terra e um novo céu. Amém. 

III - APROFUNDANDO O ASSUNTO 
Ler o texto de (Lc 1, 26-38) 
1- Lendo a narrativa do evangelista Lucas, em que ele descreve a anunciação do Anjo, me vi diante da primeira e grande virtude de Maria que para nós deveria ser exemplo.... Maria aceitou ser a mãe do filho de Deus com uma idade de aproximadamente 15 anos, ou seja, muito nova. Muitas vezes, nós jovens temos medo ou receio de assumirmos responsabilidades, e/ou até mesmo riscos para defender uma ideal. Quando somos colocados diante de situações que exigem de nós muito mais coragem e fé, do que a razão e a habitual comodidade dos nossos conhecimentos, temos uma espécie de paralisia. Maria sabia dos riscos que ela iria enfrentar, sabia do grau de responsabilidade que existia no seu SIM, e mesmo diante disso foi firme, fiel, corajosa... 
2- Será que nós jovens também não devemos ser firmes? Fiéis? Corajosos em assumir nossas responsabilidades na sociedade em que vivemos? Assumir Maria como modelo, é muito mais do que estar com o coração voltado para Deus, para a escuta atenta dos planos de Deus... É estar voltado também para si próprio, para que aquilo que escutamos de Deus seja verdade dentro de nós, se torne experiência em nosso íntimo... E por fim, é também estar voltado para o outro, para as necessidades dos outros. E aqui se encontra toda a beleza de imitar Maria, ainda que de modo imperfeito, é a beleza de “SER PARA O OUTRO”. Talvez SER a voz materna ou paterna que a pessoa nunca teve...Talvez SER o amigo que não abandona quando a tribulação se aproxima...Talvez SER o sorriso, o olhar ou o abraço que alivia, cura, salva... 
3- Ter Maria como modelo, é imita-la de modo radical, porém humilde... É SER a nova voz que pede a todos: “ FAZEI TUDO O QUE ELE VOS DISSER” (Jo 2, 5).

IV - PARA CONVERSAR 
1) Você tem alguma história de intercessão de Maria em sua vida ou na de sua família? Partilhe. 
2) Quais as virtudes de Maria são mais marcantes para você? 

V – UMA DINÂMICA PARA CELEBRAR: 
Valorizar a importância da Virgem na História da salvação e na vida das pessoas. 
• Refletir sobre alguns títulos de Nossa Senhora em silêncio. 
• Partilhar quais títulos de Nossa Senhora você pegou e qual a reflexão que pode fazer a partir dele. 
• Por fim reze uma Ave Maria e pedir a intercessão a partir dos títulos que pegou, como por exemplo: Maria: consoladora dos aflitos – Rogai por nós. 

VI – COMPROMISSO 
1) Durante a semana, procure rezar o terço, de preferência com sua família, com vizinhos ou amigos e colegas. Para cada dia você pode rezar mistérios diferentes, por exemplo: na segunda-feira e sábado, rezam-se os mistérios gozosos; na terça e sexta-feira, os mistérios dolorosos; na quinta-feira, os mistérios luminosos; e na quarta-feira e domingo, os mistérios gloriosos. 
 2) Documentos da Igreja: a. CIC – 963 a 974 b. Aparecida – 266 a 272 
3) Filmes: “Aparecida o milagre”, “O milagre das águas”, “Nossa Senhora de Fátima”, Bernardete VI – 
VII - ORAÇÃO FINAL 
Salve Rainha... 
Canto: Quem é esta que avança como aurora/ Temível como exército em ordem de batalha/ Brilhante como o sol e como a lua/ Mostrando os caminhos aos filhos seus Ah, ah, ah, minha alma glorifica ao senhor/ Meu espírito exulta em Deus, meu Salvador, em Deus meu Salvador. 

REFERÊNCIAS: 
http://jovensredentoristas.blogspot.com.br/2013/05/porque-maria-e-modelo-para-juventude.html http://www.a12.com/santuario/noticias/8o-dia-da-novena-maria-senhora-e-modelo-da-juventude