segunda-feira, 28 de junho de 2010

CELEBRAÇÃO EM FAMÍLIA


A Sagrada Família e a Família


1. ACOLHIDA

Alguém da família/comunidade diz: A nossa família/comunidade se alegra com a presença de todos(as). Sejam bem vindos(as)! Rezemos juntos por todas as famílias de nossa comunidade.

2. ORAÇÃO INICIAL

Anim.: Sejam todos bem vindos(as) a esta celebração! Estamos aqui reunidos(as) em nome do Pai, que é o realizador da obra da criação, Pai Criador. Em nome do Filho, que é o realizador da redenção do gênero humano, Filho Salvador. E em nome do Espírito Santo, que é o realizador de nossa santificação, Espírito Santificador. Cantemos em louvor à Trindade Santa.

Todos(as): Em nome do Pai, em nome do Filho, em nome do Espírito Santo, estamos aqui...

Anim.: Juntos(as) invoquemos pela intercessão da Sagrada Família, o Espírito Santo!

Todos(as): Dá a todos nós o coração aberto e disponível, de Maria de Nazaré, para acolhermos a tua Palavra, compreende-la, guardá-la e praticá-la. Dá-nos a força, a coragem e a justiça de José, o carpinteiro, para reconhecer a tua vontade e executá-la apesar dos desafios e dificuldades. Dá-nos a obediência ao Pai e a capacidade de crescimento de Jesus de Nazaré, para que façamos de Deus e de seu Reino a prioridade de nossas vidas. Amém.

Anim.: Sagrada Família!

Todos(as): Abençoai e santificai as nossas famílias.

(Canto de animação)

3. MOTIVAÇÃO

Anim.: Neste encontro, lembramo-nos da grande vocação familiar e da sua importância no mundo. “Sede fecundos, crescei e multiplicai-vos, enchei e dominai a terra” (Gen 1,28). Ser pai, ser mãe, constituir família, assumir o sacramento do matrimonio como Dom: “A família é a imagem de Deus que em seu ministério mais íntimo não é solidão, e sim família” (João Paulo II).

Leitor (a) 1: O matrimônio é uma maneira de viver a vocação laical. É o chamado para formar família: ser pai, ser mãe, gerar vida. A família é chamada a constituir a Igreja domestica. É a expressão visível do amor de Cristo pela sua Igreja, sacramento de Cristo. É na família que é possível expressar as mais variadas formas de amor:

T (cantado): Abençoa, Senhor, as famílias. Amém! Abençoa, Senhor, a minha também! (2x).

Anim.: O amor entre os esposos – é na entrega mútua e no relacionamento amoroso que a esposa e o esposo desenvolvem plenamente seus dons.

L 2: O amor dos pais para os filhos: agradecidos a Deus pela continuidade do seu amor que se encarna nos filhos, os pais retribuem esse presente amando, protegendo e educando seus filhos para que se integrem na comunidade e na sociedade.

L 3: O amor dos filhos para com os pais: é a gratidão dos filhos pela graça de terem recebido a vida. Os filhos amam seus pais e os amparam em suas necessidades.

Anim.: O amor entre os irmãos: é o amor entre aqueles que foram gerados pelos mesmos pais. É a fraternidade que começa em casa: amizade, companheirismo, solidariedade, partilha.

T (cantado): Abençoa, Senhor, as famílias. Amém! Abençoa, Senhor, a minha também! (2x).

(Canto de animação)

4. RECORDAÇÃO DA VIDA

Anim.: neste momento vamos ouvir um pouco da história da fundadora do Instituto das Irmãs Missionárias da Sagrada Família, Madre Mary Marcelline (Anella Cezaria Bernott).

L1: Anella Cezaria Bernott, nasceu em 31 de maio de 1913, na cidade de Grand Rapids, Michigan, Estados Unidos. Seus pais Antony Bernott e Marcella Bernott eram católicos praticantes. Tiveram oito filhos dos quais Anella era a segunda; desde os mais tenros anos sentiu-se impelida para a Vida Religiosa. Seus pais, com a sabedoria cristã, com a palavra e com o exemplo, animavam-na no seu desejo de crescer virtuosa aos olhos de Deus e dos homens. Queria vivamente ser Religiosa. Como religiosa, assumiu o nome de Mary Marcelline. A Madre Mary Marcelline inspirou-se na Sagrada Família para dar nome ao Instituto das Irmãs Missionárias da Sagrada Família e realizou varias obras destinadas ao atendimento às famílias.

Anim: Alguém aqui presente conhece ou conheceu alguém que dedicou ou dedica a sua vida no trabalho com as famílias? (dar um testemunho).
5. PALAVRA DE DEUS

Anim.: Através da Bíblia descobrimos a presença amiga e gratuita de Deus e experimentamos o seu amor libertador. Vamos aclamar a Palavra de Deus, cantando (canto de aclamação à escolha):

Leitor(a) 4: Proclama o texto de Gên 1,26-30 (Gênesis um, versículos de vinte e seis a trinta).

6. MOMENTO DE PARTILHA

A) Como é que nós devemos entender a criação divina?

B) Homem e mulher são a imagem de Deus. O que isso significa?

C) O que quer dizer: continuar a obra criadora de Deus?

D) O que tem a nos ensinar a Sagrada Família de Nazaré?

(Canto de animação)

7. MOMENTO DE ORAÇÃO

Anim.: Roguemos a Trindade Santa e a Trindade de Nazaré (Jesus, Maria e José), que olhe por nossas famílias e suas necessidades:

T: Abençoe, Sagrada Família, as nossas famílias.

L1: Pelas famílias que vêem no diálogo a cura da maldade do mundo, rezemos:

L2: Pelas famílias marginalizadas para que tenham sua dignidade respeitada e seus direitos valorizados, rezemos:

L3: Para que nossas famílias sejam abençoadas e possam juntas levar o evangelho a todas as pessoas, rezemos:

L4: Para que surjam de nossas famílias, vocações para a vida sacerdotal e religiosa, rezemos:

Preces espontâneas – concluir com o Pai Nosso e Ave Maria.

8. GESTO CONCRETO

Proposta: buscar acolher, ajudar, perdoar e dialogar em família (o grupo poderá ficar com este ou escolher/ definir outro gesto concreto).

9. CONCLUSÃO

Anim.: Juntos(as) rezemos a oração das famílias, encerrando o nosso encontro:

Todos(as): Senhor, abençoa nossas famílias! Abençoa essa fonte geradora de cidadãos conscientes e livres. Abençoa os lares, para em todos eles reinem a compreensão e a harmonia. Abençoa os pais, para que sejam amor, força e sustento para todos. Abençoa as mães, para que sejam luz, vida e ternura. Abençoa os filhos, a fim de que possam crescer honestos e responsáveis. Abençoa, Senhor, as famílias em crise, para que apostem no dialogo e na união. Abençoa, Senhor nosso Pai, todos nós, para que sejamos irmãos, sem distinção de raça, cor, religião e costumes. Enfim, que a Sagrada Família: Jesus, Maria e José seja nossa companheira de caminhada nesta terra, para que um dia nos encontremos, todos juntos, na casa que o Pai nos preparou. Amém.

Anim: Estivemos e estaremos reunidos(as) Naquele que é...

T: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

(Canto final)

Fonte: Irmãs Missionárias da Sagrada Família