sábado, 22 de abril de 2023

TERÇO VOCACIONAL: “A MESSE É GRANDE, MAS OS OPERÁRIOS SÃO POUCOS”

 

Ir. Vanessa e Ir. Cida

“Vem, Maria, vem... vem nos ajudar neste caminhar tão difícil rumo ao Pai...” (2x)

 D – E nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. T – Amém!

 D – Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo.

T – Para sempre seja louvado!

 D – Enviai, Senhor, operários para a sua messe.

T – Pois a messe é grande, mas os operários são poucos.

Anim.: Vamos neste momento pedir ao Senhor que mande operários para sua messe e unimo-nos com sentimento fraterno aos irmãos e irmãs de toda a Igreja que rezam em suas comunidades nas mesmas intenções. É um pedido de Jesus que rezemos pelas Vocações, pois a “A Messe é grande, mas os operários são poucos”. Roguemos pelas vocações sacerdotais, religiosas e leigas para que todas elas proclamem o nome de Jesus Cristo ao mundo, fazendo com que Deus seja amado e glorificado. Façamos nossa Profissão de Fé. Creio em Deus Pai ...

Pai-Nosso, 3 Ave-Marias, Glória

 1ª dezena - A BUSCA (acende a primeira vela com a palavra Busca)

Anim.: “Então Jesus voltou-se para eles e, vendo que o seguiam, perguntou-lhes: “A quem procurais? Responderam-lhe: ‘Rabi – que quer dizer Mestre – onde moras?’ Ele disse: ‘Vinde e vede’. Eles foram, viram onde morava e ficaram com Ele aquele dia. Eram quase quatro horas da tarde” (Jo 1,38-39). Meditação (silêncio)

L: “Onde moras?” É a pergunta dos discípulos André e João. Essa pergunta não é mais do que a expressão de uma mesma busca que todos nós, inquietamente, fazemos: “Onde encontrarei a felicidade?” Por isso, vale sempre a pena colocar estas perguntas: Sou feliz? Como serei feliz? Qual é o projeto de Deus para mim? O que Deus quer de mim?

T: Maria, que dissestes “sim” ao chamado de Deus, rogai por nós para que os batizados possam discernir sua vocação. Que todos entendam que dizendo “sim” ao plano de Deus, serão felizes, porque foi para a felicidade que Deus nos criou.

Pai-Nosso, 10 Ave-Marias, Glória

Anim.: Enviai, Senhor, operários para a vossa messe!

T: Pois a messe é grande e poucos são os operários.

Canto: Tua voz me fez refletir, deixei tudo pra te seguir, nos teus mares eu quero navegar (bis).

 2ª dezena - O CHAMADO (acende a segunda vela com a palavra Chamado)

Anim.: “E Jesus lhes disse: ‘Vinde comigo, e eu farei de vós pescadores de homens’. Deixando imediatamente as redes, eles O seguiram” (Mc 1,17-18). (Meditação-silêncio)

Leitor: Os discípulos percebem em Jesus Cristo algo de diferente, algo de autêntico e profundo e, por isso, aceitam deixar imediatamente as redes e segui-Lo. E eu, quantas vezes fico preso à rotina, ao comodismo e não dou atenção ao olhar de Cristo, quando cruzo com Ele pelo caminho? Tenho medo de comprometer-me como discípulo missionário?

T: Maria, que dissestes “sim” ao chamado de Deus, rogai por nós e pelos jovens para que deixemo-nos envolver pelo Amor do Pai e saibamos segui-Lo, compreendendo que Ele é Amor e somente deseja a nossa felicidade.

Pai-Nosso, 10 Ave-Marias, Glória.

Anim.: Enviai, Senhor, operários para a vossa messe!

T: Pois a messe é grande e poucos são os operários.

Canto: Eis me aqui Senhor, eis-me aqui Senhor. Pra fazer tua vontade, pra viver no teu amor (bis). Eis-me aqui Senhor.

 3ª dezena - O SEGUIMENTO (acende a terceira vela com a palavra seguimento)

Anim.: “Então Jesus disse aos discípulos: ‘Se alguém quiser vir após mim, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. Pois quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la, mas quem perder a sua vida por amor de mim, há de encontrá-la’” (Mt 16,24-25). (Meditação – silêncio)

L: Aceitar o chamado de Cristo para a vida consagrada, religiosa ou sacerdotal, missionária, matrimonial ou leiga, assumindo a vocação cristã, implica em amá-Lo e caminhar com Ele. É um caminho que leva à santidade: repleto de alegrias, mas também de provações. É assumir o Evangelho e carregar a Cruz para chegar à Ressurreição.

T: Maria, que dissestes “sim” ao chamado de Deus, rogai pelos batizados para que não tenham medo de assumir o chamado de Deus. Que envolvidos pelo amor do Pai, compreendam que Deus é Amor e que só deseja a felicidade de suas criaturas.

Pai-Nosso, 10 Ave-Marias, Glória.

Anim.: Enviai, Senhor, operários para a vossa messe!

T: Pois a messe é grande e poucos são os operários.

Canto: Se ouvires a voz do vento, chamando sem cessar. Se ouvires a voz do tempo mandando esperar. A decisão é tua (2x). São muitos os convidados, são muitos os convidados, quase ninguém tem tempo, quase ninguém tem tempo.

 4ª dezena - A MISSÃO (acende a quarta vela com a palavra Missão)

Anim.: “Ide, eu vos envio como cordeiros para o meio de lobos. [...] Quando entrardes numa cidade e vos receberem, comam do que vos for servido, curem os enfermos que nela houver e digam-lhes: ‘O reino de Deus está próximo de vós’” (Lc 10,3-9). (Meditação – silêncio)

L: Todos os batizados devem viver como discípulos missionários. “Ide, eu vos envio...” é mandato de Cristo para todos. Fui escolhido para o ministério presbiteral? Para missionário consagrado? Para a vida matrimonial, dedicando-me a formar uma família cristã? Para o laicato engajado? Converso, procuro ajuda, rezo, medito a Palavra, peço luz ao Espírito Santo?

T: Maria, que dissestes “sim” ao chamado de Deus, rogai por nós para que assumamos o plano de Deus para nossas vidas. Que assumamos o chamado, dando nosso “sim” para a missão de fazer crescer o Reino. Envolvidos pelo amor do Pai, nosso serviço missionário nos levará à felicidade.

Pai-Nosso, 10 Ave-Marias, Glória.

Anim.: Enviai, Senhor, operários para a vossa messe!

T: Pois a messe é grande e poucos são os operários.

Canto: Outra vez me vejo só com meu Deus, não consigo mais fugir, fugir de mim... Junto às águas deste mar vou lutar, hoje quero me encontrar, buscar o meu lugar. Vou navegar, (Nas águas deste mar,) navegar, (eu quero me encontrar,) navegar. (Não posso mais fugir.) Vou procurar (Nas águas mais profundas,) no mar (feliz eu vou seguir,) só amar, (buscar o meu lugar.) Sem dúvidas, sem medo de sonhar!

 5ª dezena - FIDELIDADE RADICAL (acende a quinta vela com a palavra Fidelidade)

Anim.: “[...] As raposas têm tocas e os pássaros do céu, ninhos, mas o Filho do Homem não tem onde repousar a cabeça”. [...] “Quem põe a mão no arado e olha para trás não é digno de mim” (Lc 57-62). (Meditação – silêncio)

L: Jesus chama os batizados para entregarem-se radicalmente ao serviço do Reino. É preciso que estejam atentos. É um chamado inquietante, exigente; exige procurar o olhar de Jesus nos textos do Evangelho e no fundo do coração; exige encontrar n’Ele o sentido da vida, o desapego do mundo e do próprio eu. Exige discernimento e resposta corajosa.

T: Maria, que dissestes “sim” ao chamado de Deus, rogai pelos escolhidos à vida sacerdotal, diaconal e missionária. Rogai por eles para que não olhem para trás. Que os seminaristas sejam perseverantes e, inspirados pelo Espírito Santo, respondam o seu “sim”; que para sempre possam ser dignos de tão grande dom.

Pai-Nosso, 10 Ave-Marias, Glória.

Anim.: Enviai, Senhor, operários para a vossa messe!

T: Pois a messe é grande e poucos são os operários.

Canto: Senhor, tu me olhaste nos olhos, a sorrir, pronunciastes meu nome, lá na praia, eu larguei o meu barco, junto a ti buscarei outro mar (bis).

Anim.: Agradecendo à Virgem Maria, nossa intercessora pelas vocações, rezemos a Salve Rainha.

T: Salve Rainha, mãe de misericórdia...

 

Canto final: Pelas estradas da vida...