terça-feira, 14 de julho de 2020

Espiritualidade em Família


O SILÊNCIO DO AMOR
Sobre mim está a mão do Senhor. Sobre mim a mão do Senhor. Sempre esteve e estará sobre mim a mão do Senhor, sobre mim. a mão do Senhor. (nós) (2x)

Anim.: Queridos irmãos e irmãs, somos convidadas a renovar hoje o nosso encontro pessoal com Jesus Cristo ou, pelo menos, a tomar a decisão de nos deixar encontrar por Ele, de O procurar dia a dia sem cessar... Quem arrisca, o Senhor não o desilude; e, quando damos um pequeno passo em direção a Jesus, descobrimos que Ele já aguardava de braços abertos a nossa chegada. Iniciemos nosso momento de espiritualidade invocando a presença da Trindade Divina. T: Em nome do Pai...
Anim.: A graça de Deus, nosso Pai e criador, a paz de Jesus, nosso Deus e Salvador, e a luz do Espírito Santo, nosso Deus e Santificador, estejam sempre conosco.
T- Bendito seja Deus, Pai, Filho e Espírito Santo, que nos reuniu para esta hora de adoração e de louvor
Anim.: Deus que nos reuniu para este momento de espiritualidade, dê-nos a capacidade de rezar como convém. Sozinhos/as somos incapazes. Professemos a nossa fé....
T: Creio em Deus Pai todo-poderoso...
Canto: A ti meu Deus/ Elevo meu coração/ Elevo as minhas mãos/ Meu olhar, minha voz/ A ti meu Deus eu quero oferecer/ Meus passos e meu viver/ Meus caminhos, meu sofrer. 
A tua ternura Senhor vem me abraçar/ E a tua bondade infinita me perdoar/ Vou ser o teu seguidor e te dar o meu coração/ Eu quero sentir o calor de tuas mãos.
A ti meu Deus/ Que és bom e que tens amor/ Ao pobre, ao sofredor/ Vos servir, esperar/ Em ti Senhor/ Humildes se alegrarão/ Cantando a nossa canção/ De esperança e de paz.
Pai Nosso e três Ave Maria – Glória ao Pai...
1º Momento: O silêncio do amor – Mt 5, 33-37 (ler na Bíblia)
Anim.: Jesus passou quarenta dias na solidão e no silêncio antes iniciar a sua vida pública. Muitas vezes se retirou, totalmente sozinho, passando a noite nos montes, no silêncio e na oração. ´
T: Aquele que falava com autoridade passou a primeira parte de sua vida no silêncio.
L1: A Palavra de Deus, hoje, cala. Na Eucaristia, o silêncio é o louvor ao Pai, mais alto e mais autêntico. É a adoração de Deus. Precisamos do silêncio para estar a sós com Deus, para falar com ele, para voltar às suas palavras na profundeza do nosso coração.
L2: Precisamos estar a sós com Deus no silêncio, para sermos renovados e transformados. O silêncio nos permite uma nova percepção da vida. Nele ficamos repletos da força de Deus, aquela força que nos permite fazer tudo com alegria. O silêncio é o fundamento da nossa união com Deus e entre nós.
Pai Nosso e três Ave Maria – Glória ao Pai...
Canto: Tu me conheces quando estou sentado/ Tu me conheces quando estou de pé/ Vês claramente quando estou andando/ Quando repouso tu também me vês/ Se pelas costas sinto que me abranges/ Também de frente sei que me percebes/ Para ficar longe do teu espírito/ O que farei, aonde irei não sei. Ref.: Para onde irei? Para onde fugirei?/ Se subo ao céu ou se me prostro/ No abismo eu te encontro lá/ Para onde irei? Para onde fugirei?/ Se estás no alto da montanha verdejante/ Ou nos confins do mar.

2º Momento: A voz do silêncio – Tg 3,2-6.9 (Ler na Bíblia)
Anim.: Precisamos estar a sós com Deus no silêncio para sermos renovados e transformados. O silêncio nos permite olhar a vida com olhos novos.
T: No silêncio ficamos cheios da energia do próprio Deus, energia que nos faz fazer tudo com alegria.
L: Deus ama o silêncio. Se realmente queremos rezar para Deus, devemos, antes, aprender a escutar. Porque é no silêncio do coração que Deus fala.
L: O fruto do silêncio é a fé, o fruto da fé é a oração, o fruto da oração é o amor, o fruto do amor é o serviço, e o fruto do serviço é o silêncio.
Pai Nosso e três Ave Maria – Glória ao Pai...
Canto: Se eu disser que as trevas me escondam/ E que não haja luz onde eu passar/ Pra ti a noite é clara como o dia/ Nada se oculta ao teu divino olhar/ Tu me teceste no seio materno/ E definiste todo meu viver/ As tuas mãos são maravilhosas/ Que maravilha meu senhor sou eu. Ref.: Para onde irei? Para onde fugirei?/ Se subo ao céu ou se me prostro/ No abismo eu te encontro lá/ Para onde irei? Para onde fugirei?/ Se estás no alto da montanha verdejante/ Ou nos confins do mar.

3º Momento: O silêncio do coração – Mt 11, 25-30 (Ler na Bíblia)
Anim.: Se aprendêssemos somente a fazer um pouco de silêncio em nós, aprenderíamos duas coisas: a rezar e ser humildes. Você não pode amar se não é humilde e não pode ser humilde se não ama.
L: Deus fala no silêncio e na pureza de coração. Então, você pode escutar Deus em qualquer lugar: na porta que se fecha, na pessoa que precisa de você, no canto dos passarinhos, nas flores, nos animais. Aquele silêncio é maravilha e louvor.
Pai Nosso e três Ave Maria – Glória ao Pai...
Canto: Dá-me tuas mãos, oh, meu Senhor, bendito/ Benditas sejam sempre suas mãos/ Prova-me Deus e vê meus pensamentos/ Olha-me Deus e vê meu coração/ Livra-me Deus de todo mau caminho. Quero viver, quero sorrir, cantar/ Pelo caminho da eternidade/ Senhor terei toda felicidade. Ref.: Para onde irei? Para onde fugirei?/ Se subo ao céu ou se me prostro/ No abismo eu te encontro lá/ Para onde irei? Para onde fugirei?/ Se estás no alto da montanha verdejante/ Ou nos confins do mar.

4º Momento: Agradecimento pelo amor – Sl 133 (Ler na Bíblia)
T: Senhor Jesus, que te criaste com amor, nasceste com amor, serviste com amor, agiste com amor, foste honrado com amor, sofreste com amor, morreste com amor por mim e pelo resto do mundo, a cada dia te peço: ensina-me também a amar.
Pai Nosso e três Ave Maria – Glória ao Pai...
Oração pela paz: Senhor, fazei de mim um instrumento de vossa Paz./ Onde houver Ódio, que eu leve o Amor./ Onde houver Ofensa, que eu leve o Perdão. / Onde houver Discórdia, que eu leve a União. / Onde houver Dúvida, que eu leve a Fé./ Onde houver Erro, que eu leve a Verdade. / Onde houver Desespero, que eu leve a Esperança./ Onde houver Tristeza, que eu leve a Alegria. / Onde houver Trevas, que eu leve a Luz! / Ó Mestre, fazei que eu procure mais: / Consolar, que ser consolado; / Compreender, que ser compreendido; / Amar, que ser amado. / Pois é dando, que se recebe. / Perdoando, que se é perdoado e é morrendo, que se vive para a vida eterna! Amém.

Benção final: O Senhor te abençoe e te guarde; O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti; O Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.  Em nome do Pai...