sábado, 19 de novembro de 2011

CONSCIÊNCIA NEGRA - CONVITE

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

JOSÉ, A CORAGEM DE SONHAR - VIGÍLIA EUCARÍSTICA

Anim.: Iniciemos este nosso momento de vigília Eucarística invocando a Santíssima Trindade, cantando:

·         Nas horas de Deus Amém: Pai, Filho e Espírito Santo (bis)/ luz de Deus em todo o canto/ nas horas de Deus amém!

·         Nas horas de Deus Amém: a Palavra se fez carne (bis)/no ventre da mãe Maria,/nas horas de Deus, Amém!

·         Nas horas de Deus Amém: O amor se fez família (bis)/ José, Jesus e Maria/ nas horas de Deus, Amém!

·         Nas horas de Deus, Amém: O amor nos reuniu (bis)/ para vida consagrar / Nas horas de Deus. Amém!

·         Nas horas de Deus, Amém: a sede nos leva a fonte (bis) mesmo que se faça noite/ Nas horas de Deus, Amém!


Exposição do Santíssimo (canto) – Adoração Pessoal - Intenções (motivações da Vigília)


Anim.: Vamos neste momento em companhia de São José o homem de fé, refletir e rezar o  caminho da fé...

L1: A fé é a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos e a prova de que existem coisas que não podemos ver:/
T. (cantado): NÃO PERCA DE VISTA, SEU PONTO DE PARTIDA (BIS)


L2: É pela fé que entendemos que o ‘UNIVERSO’ foi criado pela Palavra de Deus!
T. (cantado): NÃO PERCA DE VISTA, SEU PONTO DE PARTIDA (BIS)


L3: Foi pela fé que Abraão ao ser chamado por Deus obedeceu e saiu para uma terra que Deus lhe prometeu dar.
T. (cantado): NÃO PERCA DE VISTA, SEU PONTO DE PARTIDA (BIS)


L4: Foi pela fé que Abraão colocou em oferenda sacrifical o Filho da promessa e o recebeu de volta como fidelidade de Deus.
T. (cantado): NÃO PERCA DE VISTA, SEU PONTO DE PARTIDA (BIS)


L5: Foi pela fé que Moisés saiu com o povo do Egito e entrou no deserto como se estivesse vendo o Deus invisível.
T. (cantado): NÃO PERCA DE VISTA, SEU PONTO DE PARTIDA (BIS)


L6: Foi pela fé que José assumiu Maria e acolheu o Filho de Deus, nela gerado... Pela fé de José Deus entra na humanidade.
T. (cantado): NÃO PERCA DE VISTA, SEU PONTO DE PARTIDA (BIS)


L7: Foi pela fé que Madre Mary Marcelline na busca inquieta da Vontade de Deus, fundou o instituto das Irmãs Missionárias da Sagrada Família, para que Nazaré seja sempre a referência da escuta e do Sim radical ao projeto do Pai no discipulado do Filho encarnado:
T. (cantado): NÃO PERCA DE VISTA, SEU PONTO DE PARTIDA (BIS)


L8: Foi e é pela fé que hoje celebramos a fidelidade de tantas irmãs que com a própria vida superaram dificuldades e assim ajudaram a edificar este Projeto de Deus na Rocha Firme:
T. (cantado): NÃO PERCA DE VISTA, SEU PONTO DE PARTIDA (BIS)

L9: Foi e é pela fé que estamos aqui neste momento de adoração, vivendo este momento como tempo Kairós que nos convoca à uma vida mais plena, humanizadora e voltada para o essencial:
T. (cantado): NÃO PERCA DE VISTA, SEU PONTO DE PARTIDA (BIS)


L10: Foi e é pela fé que celebramos a resposta vocacional de tantas jovens que ouviram a pergunta fundamental de Jesus: “Que Procurais? Vinde e vede”!
T. (cantado): NÃO PERCA DE VISTA, SEU PONTO DE PARTIDA (BIS)


Oração pessoal – Canto – Ato penitencial


Anim.: Rezemos juntas:
T.: Pai, fonte de luz e calor, envia-nos tua palavra viva, e faze que a aceitemos sem medo e aceitemos ser abrasadas por ela. Venha tua palavra, Senhor e, uma vez acendido em nossos corações teu fogo inextinguível, nós mesmas seremos portadoras desse fogo umas para as outras. Transforma-nos, Senhor, em palavras quentes e luminosas, capazes de incendiar o mundo, para que cada homem e mulher possam sentir-se cercados pelas chamas infinitas de teu Amor. Amém.


PALAVRA DE DEUS
Leitura: Rm 4, 13-17
Sl 89(88) – Ó Senhor eu cantarei eternamente o vosso amor...
Evangelho: Mt 1,18-25
 

Oração pessoal


REFLEXÃO DA PALAVRA
Anim.: No Evangelho de Lucas o anúncio é levado a Maria; segundo o Evangelho de Mateus o anjo fala a José. Se sobrepusermos os dois Evangelhos, descobrimos não uma contradição, mas uma dilatação: o anúncio é feito a um casal, é dirigido ao esposo e à esposa juntos, ao justo e à virgem que se amam.
T: A herança, portanto, vem através da fé, para que seja gratuita e para que a promessa seja garantida a toda a descendência... (Rm 4,16)


L1: Deus age dentro de cada casal: busca sim o dobro do homem e da mulher; sem a coragem deles nem Deus teria filhos sobre a terra. Nas relações, na casa, Deus te toca de leve, o faz num dia no qual és embriagado de alegria ao ponto de dizer para quem amas palavras estúpidas, totais, eternas; o faz num dia de crise, de dúvidas, de lagrimas.
T: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou gravida pela ação do Espirito Santo. José, seu marido, era justo. Não queria denunciar Maria, e pensava em deixa-la, sem ninguém saber. (Mt 1,18-19)


L2: José, embora apaixonado, decide deixar a noiva, por respeito, não por suspeita; insatisfeito da decisão tomada, não quer denunciá-la, mas continua a pensar nela; está presente até nos seus sonhos, ele a ama e se sente amado por ela.
T: Cantarei para sempre o amor de Javé, anunciarei de geração em geração a tua fidelidade. Pois eu disse: “Teu amor é um edifício eterno. Tu firmaste a tua fidelidade mais que o céu”. (Sl 89/88, 2-3)


L3: Maria e José são pobres de tudo, mas Deus quis que não fossem pobres de amor, porque se há alguma coisa sobre a terra que abre o caminho à transcendência, esta é o amor. José, homem dos sonhos, mãos endurecidas pelo trabalho e coração amolecido por Maria, não fala, mas o seu silêncio é um amor sem palavras:
T: “O alcance mais alto na fé é permanecer em silêncio e fazer com que Deus fale e opere inteiramente” (Meister Eckhart).


L4: Deus fala a José através do humilde caminho dos sonhos: o homem justo tem os mesmos sonhos de Deus. José, como Israel no deserto, é “colocado à prova para ver o que tinha no coração”. E no coração descobre ter aquela mulher, de amá-la também sem querer possuí-la, raiz secreta da virgindade do casal de Nazaré. Todo amor verdadeiro deve passar pelo mesmo limiar, do possuir ao proteger: amar, voz do verbo morrer, do verbo viver; isto significa dar e nunca tomar, amar por primeiro, na perda, sem cobrar.
T: O amor é paciente, o amor é prestativo... tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta... (1Cor 13,3.7)


L5: José é o homem de fé que, tentado de subtrair-se ao mistério, depois escuta: assume a primeira palavra que Deus desde sempre fala ao homem: não temas; comece a agir impulsionado não mais pelos seus medos, mas pelo seu desejo; prefere Maria a uma eventual descendência própria; antepõe o amor à geração; escava no seu coração o espaço para a criança (Filho de Deus).
T: José, filho de Davi, não tenha medo de receber Maria como esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. Ela dará a luz um filho, e você lhe dará o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados. (Mt 1, 20-21)


L6: A coragem do amor, eis a profecia de José. Por esta coragem Deus terá um Filho entre nós. Na narração de Mateus o anjo fala três vezes e uma quarta vez disse no sonho a José: “Não temas de tomar contigo Maria, tua esposa”. A nós, que queremos saber tudo e logo, e ver muito longe, também o último horizonte, esta profecia, futuro próximo, vem nos dizer que a Palavra de Deus tem tanta luz quanto serve para dar o primeiro passo, tanta força quanto basta para nos colocar a caminho.
T: Tua palavra é lâmpada para os meus pés, e luz para o meu caminho... Tu és meu refúgio e o meu escudo, eu espero em tua palavra. (Sl 119, 105.114)


L7: Mateus nos apresenta quatro sonhos de José. Sonhos breves, pequenas revelações, e ao redor está sempre à noite. Todo um futuro permanece escondido, mas “Minha força e meu canto é o Senhor” e sei que em cada etapa, em cada passo o anjo, a voz, o sonho e o evangelho se renovam para indicar-me que existe um projeto para mim.
T: Durante todos esses anos de nossa Fundação meu corpo sentiu o cansaço do trabalho para providenciar locais e recursos para podermos viver o nosso Carisma. A minha alma sofreu muito e continua sofrendo, mas sempre me lembro das seguintes palavras: TRABALHAR ASSUMINDO NOSSAS RESPONSABILIDADES COMO SE TUDO DEPENDESSE DE NÓS E CONFIAR E REZAR MUITO MUITO PEDINDO A AJUDA DE DEUS COMO SE TUDO DEPENDESSE UNICAMENTE DE DEUS. Assim se dedicando ao serviço de Deus tudo dará certo. (M.Marcelline)
 

L8: A história de José é a história de homens e mulheres de boa vontade, desconhecidos, que dão espaço aos sonhos que salvam, que colocam as mãos e o coração para a defesa de quem está ameaçado pelos Herodes do nosso tempo, que pensam no amor e na beleza, que apertam o nó dos afetos. Mas que força tem um sonho? José não vê, mas sente uma palavra. Um sonho de palavras. E’ aquele que é concedido também a nós:
T: O Senhor vem com a Sua Palavra dentro desta nossa história, vem como força para caminhar, como força para abraçar a mãe e a criança, como força para recomeçar a esperar.


PARTILHA:
Como José:
ü  Realizo o sonho de Deus quando escuto alguém e me ponho em diálogo.
ü  Realizo o sonho de Deus quando “tomo comigo”, na minha vida, as pessoas que Deus me doou...
ü  Realizo o sonho de Deus quando permito que nasça a vida em...
ü  Realizo o sonho de Deus quando...


 Oração pessoal – canto


Oração (juntas): Madre Mary Marcelline, nesta hora de adoração, queremos pedir a sua intercessão junto ao Pai que faz novas todas as coisas. Que nossos sonhos sejam os SONHOS que Deus tem para nossa Família Religiosa. Que as nossas ações e projetos de atuação sejam caminhos de buscas, de acertos e erros, mas, sobretudo, que sejam nossas vidas ofertadas nas Galileias de nossas comunidades Amém!!!


Anim.: Graças e louvores... (3x) 


ORAÇÃO A SÃO JOSÉ (João XXIII) (todas): São José, guardião de Jesus e casto esposo de Maria, empenhaste toda vossa vida no perfeito comprimento de vosso dever, vos mantiveste a Sagrada família de Nazaré com o trabalho de vossas mãos. Protegei bondosamente aos que recorrem confiadamente a vós. Vós conheces nossas aspirações e nossas esperanças. Se dirigem a vos porque sabem que vos os compreendes e proteges. Vós também conheces as provas, dificuldades e trabalhos. Mas, ainda dentro das preocupações materiais da vida, vossa alma estava cheia de profunda paz e cantou cheio de verdadeira alegria pelo intimo trato que tinhas com o Filho de Deus, o qual vos foi confiado e também a Maria, sua terna Mãe. Amém.

Benção do Santíssimo – Canto e benção final