segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Celebração para Outubro – Mês Missionário


O Espírito do Senhor me ungiu, me enviou!” (cf. Lc 4,18)

ACOLHIDA E MOTIVAÇÃO
Preparar o ambiente com cartazes missionários, fotos de pessoas que trabalham na missão paroquial e além-fronteiras, símbolos da missão (vela acesa, mapa mundi, a Bíblia, sandálias...). Preparar os cantos.

Anim.: irmãs, sejam bem- vindas a este momento de adoração. Invoquemos a Santíssima Trindade cantando.
Em nome do Pai, em nome do Filho, em nome do Espírito Santo, estamos aqui (2x). Para louvar e agradecer. Bendizer e adorar. Estamos aqui Senhor ao seu dispor. Para louvar e agradecer. Bendizer e adorar. Te aclamar Deus Trino de amor.

Anim.: Queremos fazer deste um momento de fé, onde rezaremos de modo especial por todos que fazem de sua vida um projeto de missão, tornando-se um operário a serviço do povo de Deus.
T(todos): Queremos trabalhar na messe, com amor, sem medo de evangelizar.

Anim.: Nosso Deus sempre se fez presente em nossa vida e em nossa historia. Ele nos ama e seu amor jamais se esgota. Ser missionária é justamente encontrar-se com ele na pessoa dos pobres, seus preferidos.
T.: O amor de Deus constrói a justiça.


Anim.: Quando percebemos este amor, somos capazes de amar a todos como verdadeiros irmãos/ irmãs, tratando-os com a mesma igualdade e respeito.
T.: Deus nos quer missionárias, para assumir o seu Reino de Justiça trabalhando na messe, com amor.

EXPOSIÇÃO DO SANTÍSSIMO/ MOMENTO PESSOAL DE ADORAÇÃO
Canto à escolha

MISSÃO É VIDA
Anim.:
Ser missionária é colocar-se em uma atitude de doação e entrega. Ser missionária é ser solidária, é ter a capacidade de escutar, de dialogar, de adaptar-se a novas culturas, de sensibilizar, acolher, participar e Ver Jesus Caminho, Verdade e Vida.
T.: A missão é sinal de vida da Igreja.

L(leitor)1:
A missão é a medida exata de nossa fé. Por isso, como missionárias, estamos revigorando nossa fé e preservando a identidade de nossa Igreja.

L2.: Como batizadas e filhas da Igreja de Jesus Cristo queremos fazer a experiência do encontro com Ele e anunciar seu Evangelho, sua Pessoa, sua vida, sua Morte e Ressurreição é o que nos diz a Igreja.
T.: Não queremos esconder a luz debaixo de um caixote; não queremos trair a missão de filhas de Deus.

L3:
De certa forma, esconder a luz é fazer o jogo dos que dominam nosso mundo hoje. É permitir o avanço da escuridão, não se comprometendo com a necessidade daqueles que precisam de luz para seguir seus caminhos.


L4: Jesus convocou os seguidores e os enviou. Ele hoje convoca a cada uma de nós para sermos missionárias, iluminando todas as realidades, mas principalmente despertando a consciência do valor do Reino, onde deve acontecer a vida em abundância para todos.
T.: O Espírito Santo também se faz presente no meio de nós, com suas luzes e seus dons.

L1:
Espírito Santo vem infundir na Igreja a força e a vida divina. Os apóstolos e seus discípulos, iluminados e fortalecidos pela luz do alto, tornaram-se capazes de realizar a obra que lhes foi confiada por Deus.
T.: Sobre nós pousará o Espírito do Senhor, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento, de piedade e de temor de Deus.

MOMENTO PESSOAL DE ADORAÇÃO

Canto a escolha

PALAVRA DE DEUS
Anim.:
Através da Bíblia descobrimos a presença amiga e gratuita de Deus e experimentamos o seu amor libertador. Vamos aclamar o evangelho, cantando.
Canto (a escolha)

Anim.: Proclamação do evangelho de Jesus Cristo, segundo São Mateus (10, 16-23 ). Naquele tempo Jesus disse aos seus discípulos.
T.: Eis que eu envio vocês como ovelhas no meio de lobos.

L1: Portanto, sejam prudentes como as serpentes e simples como as pombas.
L2: Tenham cuidado com os homens, porque eles entregarão vocês aos tribunais e açoitarão vocês nas sinagogas deles.
T: Vocês vão ser levados diante de governadores e reis, por minha causa, a fim de serem testemunhas para eles e para as nações.


L3: Quanto entregarem vocês, não fiquem preocupados como ou com aquilo que vocês vão falar, porque, nessa hora, será sugerido a vocês o que vocês devem dizer.
L4: Com efeito, não serão vocês que irão falar, e sim o Espírito do Pai de vocês é quem falará através de vocês.
L1: O irmão entregará à morte o próprio irmão; o pai entregará o filho, os filhos se levantarão contra seus pais e os matarão.
L2: Vocês serão odiados de todos, por causa de meu nome.
T: Mas aquele que perseverar até o fim, este será salvo.


L3: Quando perseguirem vocês numa cidade, fujam para outra. Eu garanto que vocês não acabarão de percorrer as cidades de Israel, antes que venha o Filho do Homem.

Anim.: Palavra da Salvação.
T.: Glória a vós Senhor.

PARTILHA
O que é Missão para você? Quem é missionário (a)? Qual a importância de sermos missionários? Você é missionário(a) em sua comunidade, em sua família?

REFLEXÃO
Anim.:
Antes de enviar seus discípulos entre lobos, Jesus já havia chamado seus primeiros companheiros para um trabalho novo, para uma nova missão:
T.: Sigam-me e eu farei de vocês pescadores de homens.

Anim.: Este convite, hoje, é para cada um de nós.
L1.: Ao escolher os pequenos e não os sábios, Jesus iniciou um novo conceito na história da humanidade. Não são os poderosos que mudam o mundo pra construir sociedades onde imperem a justiça e a fraternidade. São os pequenos, os explorados que mudam o mundo.
L2.: Maria já previa que seu Filho escolheria os pequenos, os pobres para levar sua missão ao mundo.
T.: “Derruba de seus tronos os poderosos e eleva os humildes” (Lc1,52)

L3.: Porém, Jesus disse muitas outras coisas para indicar que somos chamadas a uma nova missão. Ele disse, também, que a missão exige mais pessoas.
T.: “A messe é grande mas os operários são poucos” (Mt 9, 37)

L4.: Mas Jesus não nos deu somente coisas difíceis de realizarmos. Ele nos falou muitas vezes das recompensas pelo sofrimento causado por causa das lutas em busca de justiça.
T.: “Felizes sãos os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino do Céu” (Mt 5,10)

L1: E Jesus nos adverte dizendo: “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e me siga. Pois quem quiser salvar sua vida, vai perdê-la...
T.: ... mas quem perde sua vida por causa de mim, vai encontrá-la” (Mt16,24-25)
Canto (à escolha)

PRECES
A.:
Deus nos convoca para sermos trabalhadores na messe. Que a resposta de cada um de
nós seja desta forma (cantando):
T.: Eis-me aqui, Senhor! / Eis-me aqui, Senhor! /: Pra fazer tua vontade, pra viver no teu amor :/ Eis-me aqui, Senhor!

L2:
Como parte de uma Igreja que deseja ser, de fato, espaço do encontro da Trindade com a humanidade, é indispensável que nos coloquemos a serviço. Cantemos:

L3: Fazemos parte de uma Igreja toda ministerial. Que nossa resposta contribua para o crescimento e o engajamento dos leigos e leigas nos mais variados serviços. Cantemos:

Preces espontâneas. Concluir com o Pai Nosso e o canto final.

ORAÇÃO CONCLUSIVA
Lado A-
Vós sois chamado intercessor. Do Deus excelso e dom sem par, por ele prometido a nós, por nós seus feitos proclamai.
Lado B- A nossa mente ilumina, os corações enchei de amor, nossa fraqueza encorajai, qual força eterna e protetor.
Lado A: Nosso inimigo repeli, e concedei-nos a paz, se pela graça nos guiais, o mal deixamos para traz.
Lado B: Ao Pai e ao Filho Salvador, por vós posamos conhecer. Que procedeis do seu amor, fazei-nos sempre firmes crer.

BÊNÇÃO DO SANTÍSSIMO
Canto a escolha

CONSAGRAÇÃO A NOSSA SENHORA APARECIDA
Ó Maria Santíssima, que em vossa querida Imagem de Aparecida espalhais inúmeros benefícios sobre todo o Brasil; eu, embora indigno de pertencer ao número dos vossos filhos e filhas, mas cheio do desejo de participar dos benefícios de vossa misericórdia, prostrado a vossos pés consagro-vos meu entendimento, para que sempre pense no amor que mereceis.
Consagro-vos minha língua, para que sempre vos louve e propague vossa devoção. Consagro-vos meu coração, para que, depois de Deus, vos ame sobre todas as coisas. Recebei-me, ó Rainha incomparável, no ditoso número de vossos filhos e filhas. Acolhei-me debaixo de vossa proteção.
Socorrei-me em todas as minhas necessidades espirituais e temporais e, sobretudo, na hora de minha morte. Abençoai-me, ó Mãe Celestial, e com vossa poderosa intercessão fortalecei-me em minha fraqueza, a fim de que, servindo-vos fielmente nesta vida, possa louvar-vos, amar-vos e dar-vos graças no céu, por toda eternidade. Assim seja.

Anim.: Estivemos reunidos e sempre estaremos n’Aquele é Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Canto Final (à escolha)

Um comentário:

  1. Gosto muito das adorações que a Senhora publica no Blog, isso é muito bom por compartilhamos com os nossos irmãos e irmãs as nossas adrações.
    Essa ficou lindissima...

    ResponderExcluir