quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Discípulos e Missionários

“Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida.”
(Jo 14,6)

ACOLHIDA E MOTIVAÇÃO
Preparar o ambiente com imagem de Nossa Senhora, vela e o documento da 5ª Conferência do Episcopado da América Latina e do Caribe.

Canto de entrada á escolha

A. (Animador): Reunidos na presença de Maria, em nome da Trindade - Pai e Filho e Espírito Santo, e contemplando as reflexões e propostas da 5ª Conferência do Episcopado da América Latina e do Caribe, que nos convoca ao discipulado e à missão de Jesus Cristo, vamos iniciar nossa celebração, cantando:
T. (Todos): Em nome do Pai, / em nome do Filho, / em nome do Espírito Santo, / estamos aqui. / Para louvar e agradecer, / bendizer e adorar, / te aclamar, / Deus trino de amor.

A.: Deus Pai-Mãe caminha conosco, por isso vamos celebrar a nossa caminhada, tendo como ponto de reflexão o discipulado e a missionariedade de Jesus.
T.: Queremos ver Jesus: Caminho, Verdade e Vida.

RECORDAÇÃO DA VIDA
A equipe/animador incentiva os participantes a falarem do que se lembra da 5ª Conferência do Episcopado da América Latina e do Caribe. O que ouviram falar sobre o evento se todos já conhecem o documento de Aparecida. Ou a equipe/animador prepara um pequeno resumo dando as principais informações sobre o documento e sua importância para a Igreja Latino-Americana e Caribenha.

PALAVRA DE DEUS

Canto de aclamação da Palavra de Deus
(Enquanto se canta, o animador poderá orientar uma dinâmica para que todos demonstrem seu amor à Bíblia: passá-la de mão-a-mão; levantá-la para que todos possam vê-la; fazer com que todos a beijem; incentivar para que todos tragam suas bíblias e a levantem nesse momento… ou usar de outra criatividade própria do lugar)

Leitor 1: Proclama o texto de Jo 14,1-6

REFLEXÃO
A.: O encontro vital com o Senhor nos introduz nas dimensões mais profundas da vida.
T.: Eu vim para que todos tenham vida!
A.: A utopia missionária não acabou. Temos muito a contribuir para que se tenha mais vida no planeta, e para que o ser humano seja respeitado.
T.: Somos convidados a dar uma reposta de amor a um chamado de amor.

A.: Maria de Nazaré é a primeira discípula que, desde a encarnação, gravou em seu coração o evangelho.
T.: Em Maria encontramos todas as características do discipulado: escuta amorosa e atenta, obediência à vontade do Pai e fidelidade até à Cruz.

PARTILHA
O que me diz o texto do evangelho hoje?
O que significa ser discípulo(a) missionário(a) na sua comunidade?
O como sua paróquia tem vivido o discipulado e a missionaridade?
(outras questões propostas pela equipe de animação)

Canto de animação

PRECES
A.: Peçamos por todos os sacerdotes, religiosos e religiosas, leigos e leigas, que sem medo deixaram tudo e se lançaram à missão de Evangelizar povos.
T.: Senhor, dai-nos a graça de termos sempre missionários dispostos a assumir os desafios de Evangelizar.

L1: Pelos Missionários, que estão Além-Fronteiras, para que vencendo as dificuldades consigam realizar o projeto que Deus lhes confiou. Rezemos.

L2: Que o Espírito Santo de Deus, desperte em nós o verdadeiro espírito missionário . Rezemos.

L3: Para que nossa comunidade desperte o dom da missionaridade. Rezemos.

L4: Para que sejamos cultivadores das vocações missionárias em nossas comunidades. Rezemos.

L5: Pela capacidade dos missionários em inculturar-se, dialogar e escutar seu povo. Rezemos.

Intenções livres (Concluir com a oração do Pai-Nosso; Glória ao Pai; ou outra oração própria para o momento. Lembramos que poderá ser rezada uma dezena do terço).

Canto de animação

ORAÇÃO CONCLUSIVA
A.: Vamos concluir nosso momento celebrativo, rezando a oração da 5ª Conferência do Episcopado da América Latina e do Caribe:

M. (Mulher): Senhor Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida. Rosto humano de Deus e rosto divino do homem. Acendei em nossos corações o amor ao Pai, que está no céu, e a alegria de sermos cristãos.

H. (Homem): Vinde ao nosso encontro e guiai nossos passos para servir-vos e amar-vos na comunhão de vossa Igreja, celebrando e vivendo o dom da Eucaristia, carregando nossa cruz e ungidos por vosso envio.

M: Dai-nos sempre o fogo de vosso Santo Espírito, que ilumine nossas mentes e desperte entre nós o desejo de contemplar-vos, o amor aos irmãos, sobretudo aos aflitos, e o ardor por anunciar-vos no início deste século.

H: Discípulos e missionários vossos, queremos remar mar adentro, para que nossos povos tenham em vós vida abundante, e com solidariedade construam a fraternidade e a paz.
T.: Senhor Jesus, vinde e enviai-nos! Maria, Mãe da Igreja, rogai por nós. Amém!

Canto Final

Nenhum comentário:

Postar um comentário