terça-feira, 22 de novembro de 2011

VOCAÇÃO DA FAMÍLIA - VIGÍLIA EUCARÍSTICA

ABERTURA: Invocação a Trindade Santa
Anim.: Vem, ó Deus da vida, vem nos ajudar! Vem, não demores mais, vem nos libertar!
T.: Venham, adoremos, a nosso Senhor! Ele é o Deus dos fracos, Deus libertador!
Anim.: Clamo a ti, Senhor, no meu sofrimento, Inclina o teu ouvido, ouve o meu lamento.
T: Ó Deus de bondade, Deus consolador, Enxuga nosso pranto, cura a nossa dor.
Anim.: Vence as nossas trevas, nossa escuridão, Das mãos de quem vigia recebe o louvor!
T: Suba nosso incenso a ti, ó Senhor! Das mãos de quem vigia recebe o louvor!
Anim.: Glória ao Pai, e ao Filho e ao Espírito Santo,
T: Glória a Trindade Santa, Glória ao Deus bendito!

Exposição do Santíssimo – CANTO...  
Anim.: Graças e louvores sejam dados a todo momento... (3x) Glória ao Pai...
Anim.: Queridas irmãs, rezemos pelas famílias do nosso Brasil: pais e mães, jovens e crianças! Vamos junto com Maria e S. José, para com eles e por eles, louvarmos a seu Filho Jesus, nosso Deus e Redentor, que se fez um de nós e por sua presença, seu amor e sua graça santificou as famílias. Vamos nos unir a todos os membros de nossa família religiosa, a nossos parentes e amigos, especialmente aqueles que sofrem pela falta de saúde, de fé, de esperança e de paz. Num momento de silêncio, apresentemos todos eles a Jesus! (pequena pausa - intenções).

Anim.: Graças e louvores... (3x)
Senhor Jesus nossa família se reúne para render a ti, nosso Deus e Salvador, louvor, adoração, súplica e ação de graças por todos os dons que teu amor nos presenteia!
T: Senhor, como é bom estarmos aqui diante de ti! Tua presença entre nós, no Santíssimo Sacramento, é fonte de paz, de alegria e de esperança!
L1: Como outrora aos teus discípulos, hoje tu nos contemplas e dizes: ”Vinde a mim, vós todos que estais cansados e fatigados e eu vos darei conforto”.
T: Jesus junto de ti, buscamos o conforto para os nossos corações, a fortaleza para as nossas lutas, a esperança para as nossas provações. Mas buscamos muito mais ainda a força para cumprirmos com amor e alegria, em nosso dia-a-dia, a vontade do Pai.
Anim.: Senhor Jesus, nosso Deus e nosso Rei! Neste momento de adoração queremos entregar-te as nossas famílias e tudo o que é nosso: nossa casa e seus moradores, nossos bens, nosso trabalho, nossas lutas e dificuldades, nossas alegrias e esperanças! Tudo te entregamos, confiando em teu amor e em tua misericórdia.
T: Senhor com profunda fé nós te adoramos e louvamos, bendizendo teu amor e tua misericórdia!

Canto...

Anim.: Nesse momento vamos refletir sobre as nossas atitudes para com Deus e com o próximo e também as nossas omissões (pausa)... Confessemos os nossos pecados:
T.: Confesso a Deus todo-poderoso...
Anim.: Deus todo poderoso tenha compaixão de nós...
 
Palavra de Deus
·         1Jo 4, 7-16
ANIM.: Façamos um momento de silêncio para deixar que estas palavras da leitura entrem em nosso coração. Depois quem quiser repetir uma frase ou uma palavra que mais ficou no coração, poderá fazê-lo. Em seguida, aclamemos o próprio Jesus que vai nos falar.
CANTO: Palavras de salvação somente o céu tem pra dar. Por isso o meu coração se abre para escutar.
Por mais difícil que seja seguir, tua palavra queremos ouvir. Por mais difícil de se praticar, tua palavra queremos guardar.
 ·         Lc 2, 41-52 (momento de silêncio)

REFLETINDO A PALAVRA DE DEUS:
Anim.: São Lucas, que se pode chamar “o evangelista do coração”, tem páginas que tocam profundamente o coração da gente. É ele que conta a parábola do filho pródigo, a conversão do publicano Zaqueu, da pecadora Madalena e do ladrão crucificado ao lado de Jesus. Narra também vários fatos da infância de Jesus e coroa a história dessa infância, narrando o episódio da peregrinação a Jerusalém, quando o Menino se afastou da comitiva e só foi encontrado três dias depois, no Templo, encantando aos doutores com suas perguntas e suas respostas.
T: Nisto se manifestou o amor de Deus por nós: Deus enviou seu Filho único ao mundo para vivamos por ele (1Jo 4,10).
L1: No texto da nossa oração aparecem de maneira muito viva os valores da família: a dedicação e a responsabilidade dos pais, o tesouro que é um filho, a religião na família, o deixar-se guiar pela vontade de Deus, manifestado de maneira tão sublime nas palavras do Menino Jesus:
T: “Não sabíeis que eu me devo ocupar nas coisas de meu Pai?” (Lc 2,49).
L2: São Lucas registra que Maria ia guardando a lembrança de todas essas coisas no seu coração (v 51). É muito importante tomar consciência de que dentro dos planos de Deus a família humana tem um papel fundamental. Deus em Jesus quis passar por essa experiência de família. Na história não apareceu de repente já adulto, pregando ao povo. Como assinalou elegantemente o Papa Leão XIII...
T: O divino Sol da justiça, antes de iluminar o mundo com a plenitude do seu esplendor, quis brilhar suavemente entre as paredes de um lar: a humilde casa de Nazaré.

L3: Aí nós encontramos o amor, a fé, a harmonia, o trabalho, a humildade. E podemos adivinhar a edificação e a presença serviçal que dessa casa se irradiavam para a vizinhança. Era como se uma estrela tivesse baixado à terra para iluminar de perto a pequena aldeia da Galiléia.
T: Vamos continuar amando muito Jesus... Ele é nosso amor e amando-O muito, NADA fica difícil. Desejo que todas vivam muito felizes na família da Sagrada Família... e naquela família, sei que sempre tinha muita paz e felicidade...(M. Marcelline)
L4: A família – realidade tão sagrada! – tem sido muito agredida pela mentalidade materialista e hedonista dos tempos que estamos vivendo. A Igreja vê tudo isso com apreensão. E sabe que grande parte dos males da sociedade tem sua raiz na falta da família ou na família desajustada. Falta à preparação para o casamento, falta à seriedade do compromisso conjugal, falta o empenho para fazer de cada lar um ambiente de amor e de harmonia.
T (cantado): Olhando a Sagrada Família, Jesus Maria e José saibamos fazer a partilha dos gestos de amor e de fé (2x).

L5: Há muita família desajustada pela falta de recursos, por essa pobreza extrema que leva tanta gente ao desespero. Mas há também muita família desajustada, na qual não faltou o dinheiro, mas faltou o amor, faltou a coragem, faltou a fé. É mais do que sabido que com o dinheiro se constrói uma casa, até grande e luxuosa; mas com nenhum dinheiro deste mundo se constrói um lar.
T (cantado): Ilumina, ilumina, nossos pais, nossos filhos e filhas. Ilumina, ilumina, cada passo das nossas famílias. (2x)
L6: O lar é feito de valores mais altos, esses valores exatamente que o materialismo vai destruindo. Há muitos jovens por aí que tomaram caminhos desviados, não porque lhes tivesse faltado em casa dinheiro e conforto; mas porque lhes faltou a sensação de que eram realmente amados. Eles também – é claro! – podem ter contribuído para isso, influenciados, talvez, por maus exemplos. O problema é frequentíssimo em casais divorciados! E a escola do divórcio está aí abrindo suas portas escancaradamente, sobretudo, através das luzes e das cores das telenovelas.
T (cantado): Abençoa, Senhor, as famílias, amém! Abençoa, Senhor a minha também! (2x)
L7: Quanta responsabilidade assume, neste contexto e sempre, o carisma das Missionárias da Sagrada Família: recristianização das famílias num espírito evangélico, anunciando o Reino a todo o povo e levando sempre aos lares e às comunidades a mensagem de como viver a fé por meio da imitação da Sagrada Família (Const. Art. 2)!
T (cantado): Missionárias da Sagrada Família nossa meta evangelizar, promoção a serviço da vida, acolher, servir e amar.


SILÊNCIO (ORAÇÃO PESSOAL) - CANTO

ORAÇÃO A SAGRADA FAMÍLIA PELAS FAMÍLIAS
Anim.: Senhor Jesus, tu que viveste 30 anos numa família, conheces todas as lutas e dificuldades por que passam as famílias. Por isso, com muita confiança queremos entregar-te os cuidados por das famílias, pedindo que se tornem um reflexo da Sagrada Família de Nazaré! Como João Paulo II, nos ensinou rezamos:
T: Ó Deus de quem procede toda a paternidade no céu e na terra, faze que cada família humana sobre a terra se converta, por meio de teu Filho, Jesus Cristo, fonte da caridade divina, em verdadeiro Santuário da vida e do amor para as gerações que sempre se renovam!
L1: Faze que tua graça guie os pensamentos e as obras dos esposos, para o bem de suas famílias e de todas as famílias do mundo!
T: Faze que as jovens gerações encontrem na família um forte apoio para sua humanidade e seu crescimento na verdade e no amor!
L2: Faze que o amor reafirmado pela graça do sacramento do matrimônio se revele mais forte que qualquer debilidade e qualquer crise pelas quais passam nossas famílias.
T: Faze, finalmente te pedimos, por intercessão da Sagrada Família de Nazaré, que a Igreja em todas as nações da terra possa cumprir sua missão na família e por meio da família. Tu que és a Vida, a Verdade e o Amor, na unidade do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Benção do Santíssimo – Canto e benção final

Nenhum comentário:

Postar um comentário