sexta-feira, 21 de março de 2014

Quaresma 2014 - Adoração ao Santíssimo

Mantra: Senhor sois nossa esperança. Sois beleza, sois segurança.

Invocação Santíssima Trindade

A. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam conosco.
T. Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

A. “Deus que a todos amou primeiro, iniciou com o homem um diálogo, falando-lhe como um amigo, convidando-o à comunhão com Ele. Assim, na oração, as Irmãs se colocam à disposição de Deus para o diálogo que Ele propôs e que dá sentido a toda vida”... (art. 15, § 1).

Exposição do Santíssimo
Refrão: eu vim para que todos tenha vida,/ Que todos tenham vida plenamente.
1. Reconstrói a tua vida em comunhão com teu senhor;/ Reconstrói a tua vida em comunhão com teu irmão:Onde está o teu irmão, eu estou presente nele.
2. "Eu passei fazendo o bem, eu curei todos os males" (mc 7,37);/ Hoje és minha presença junto a todo sofredor:/ Onde sofre o teu irmão, eu estou sofrendo nele.
3. "Entreguei a minha vida pela salvação de todos" (jo 10,18);/ Reconstrói, protege a vida de indefesos e inocentes:/ Onde morre o teu irmão, eu estou morrendo nele.
4. "Vim buscar e vim salvar o que estava já perdido" (lc 19,10);/ Busca, salva e reconduze a quem perdeu toda a esperança: Onde salvas teu irmão, tu me estás salvando nele.
Graças e louvores... Glória ao Pai...                                                                                                     Silêncio

A- O período quaresmal motiva os cristãos (discípulos-missionários) a uma verdadeira conversão, para que o testemunho da liberdade em Jesus Cristo seja edificante e sustente a igreja em sua missão de anunciar o Evangelho. Refletiremos hoje a luz da presença de Jesus Eucarístico, o que o pastor de nossa igreja, Papa Francisco, nos exorta acerca deste “tempo favorável”.


Fé, conversão e abertura aos irmãos
T. A Quaresma é um tempo forte, no qual estamos chamados a viver, como elementos essenciais, uma fé autêntica, conversão e abertura de coração aos irmãos.

L. Na quarta-feira de Cinzas, começa o itinerário quaresmal de quarenta dias que nos conduz ao Tríduo pascal, memória da paixão, morte e ressurreição do Senhor, coração do mistério da nossa salvação. A Quaresma nos prepara para este momento tão importante, por isto é um tempo “forte”, um ponto de reviravolta que pode favorecer em cada um de nós a mudança, a conversão. Todos nós temos necessidade de melhorar, de mudar para melhor.
T. Eis o tempo de conversão/ Eis o dia da salvação/ Ao pai voltemos, juntos andemos./ Eis o tempo de conversão!

L. A Quaresma nos ajuda a assim saírmos dos hábitos cansados e do preguiçoso costume ao mal que nos engana. No tempo quaresmal, a Igreja nos dirige dois importantes convites: adotar uma consciência mais viva da obra redentora de Cristo; viver com mais empenho o próprio Batismo.
·         A consciência das maravilhas que o Senhor fez para a nossa salvação dispõe a nossa mente e o nosso coração a uma atitude de gratidão para Deus, por quanto Ele nos deu, por tudo aquilo que realiza em favor do seu povo e de toda a humanidade. Quando nós vemos este amor que Deus tem por nós, sentimos a vontade de nos aproximarmos Dele: esta é a conversão.
·         Viver a fundo o Batismo – eis o segundo convite – significa também não se habituar às situações de degradação e de miséria que encontramos caminhando pelos caminhos das nossas cidades e dos nossos países.
     T. Eis o tempo de conversão/ Eis o dia da salvação/ Ao pai voltemos, juntos andemos./ Eis o tempo de conversão!

      L: Quaresma vem a nós como tempo providencial para mudar a rota, para recuperar a capacidade de reagir diante da realidade do mal que sempre nos desafia. A Quaresma seja vivida como tempo de conversão, de renovação pessoal e comunitária mediante a aproximação a Deus e a adesão confiante ao Evangelho.
T. Eis o tempo de conversão/ Eis o dia da salvação/ Ao pai voltemos, juntos andemos./ Eis o tempo de conversão!

L. Deste modo, permite-nos também olhar com olhos novos para os irmãos e as suas necessidades. Por isto a Quaresma é um momento favorável para se converter ao amor para com Deus e para com o próximo; um amor que saiba fazer propriamente a atitude de gratuidade e de misericórdia do Senhor, que “fez-se pobre para enriquecer-nos com a sua pobreza” (cfr 2 Cor 8, 9).
T. Eis o tempo de conversão/ Eis o dia da salvação/ Ao pai voltemos, juntos andemos./ Eis o tempo de conversão!

L. Meditando sobre os mistérios centrais da fé, a paixão, a cruz e a ressurreição de Cristo, perceberemos que o dom sem medida da Redenção nos foi dado por iniciativa gratuita de Deus. Dar graças a Deus pelo mistério do seu amor crucificado; fé autêntica, conversão e abertura de coração aos irmãos: estes são elementos essenciais para viver o tempo da Quaresma.
T. Eis o tempo de conversão/ Eis o dia da salvação/ Ao pai voltemos, juntos andemos./ Eis o tempo de conversão!

Silêncio (sentido da quaresma em nós)
A. A Quaresma nos chama a 'despertar-nos', a recordar-nos que somos criaturas, que não somos Deus.

L. "o apelo do profeta Joel: "Rasgai os vossos corações e não as vossas vestes”, constitui um desafio para todos nós, sem exclusão, e nos recorda que a conversão não se traduz em formas exteriores ou em propósitos vagos, mas envolve e transforma toda a existência a partir do centro da pessoa, da consciência. Somos convidados a tomar um caminho no qual, desafiando a rotina, nos esforcemos para abrir os olhos e os ouvidos, mas, sobretudo, o coração, para irmos além do nosso quintal".

L. Somente quando as dificuldades e os sofrimentos dos nossos irmãos nos interpelam, somente então podemos iniciar o nosso caminho de conversão rumo à Páscoa. "É um itinerário que compreende a cruz e a renúncia. A liturgia deste tempo indica os elementos deste caminho espiritual: a oração, o jejum e a esmola Todos os três comportam a necessidade de não nos deixarmos dominar pelas coisas que parecem: o que conta não é a aparência; o valor da vida não depende da aprovação dos outros ou do sucesso, mas do que temos dentro."

L. "A oração é a força do cristão e de toda pessoa que crê. Na fraqueza e na fragilidade da nossa vida, podemos dirigir-nos a Deus com confiança de filhos e entrar em comunhão com Ele. Diante de tantas feridas que nos fazem mal e que nos poderiam endurecer o coração, somos chamados a mergulhar-nos no mar da oração, que é o mar do amor sem limites de Deus, para saborear a sua ternura. A Quaresma é tempo de oração, de uma oração mais intensa, capaz de assumir as necessidades dos irmãos, de interceder diante de Deus por tantas situações de pobreza e de sofrimento."

L. O segundo elemento qualificador do caminho quaresmal é o jejum. ... “O jejum tem sentido se verdadeiramente atinge a nossa segurança, e também se dele se obtém um benefício para os outros, se nos ajuda a cultivar o estilo do Bom Samaritano, que se curva diante do irmão em dificuldade e cuida dele. O jejum comporta a escolha de uma vida sóbria, que não desperdiça, que não 'descarta'. Jejuar ajuda-nos a treinar o coração à essencialidade e à partilha. É um sinal de tomada de consciência e de responsabilidade diante das injustiças, das arbitrariedades, especialmente em relação aos pobres e pequenos, e é sinal da confiança que recolocamos em Deus e em sua providência”.

L. O terceiro elemento é a esmola: ela indica a gratuidade, porque a esmola se dá a alguém de quem não se espera receber algo em troca. "A gratuidade deveria ser uma das características do cristão, que, consciente de ter recebido tudo de Deus gratuitamente, isto é, sem nenhum mérito, aprende a doar aos outros gratuitamente. Hoje comumente a gratuidade não faz parte da vida cotidiana, na qual tudo se vende e tudo se compra. Tudo é cálculo e medida. A esmola ajuda-nos a viver a gratuidade do dom, que é liberdade da obsessão da posse, do medo de perder aquilo que se tem, da tristeza de quem não quer partilhar com os outros o próprio bem-estar."

A. Com seus convites à conversão, a Quaresma vem providencialmente despertar-nos, despertar-nos do torpor, do risco de seguir adiante por inércia. "A exortação que o Senhor nos dirige por meio do profeta Joel é forte e clara: 'Retornai a mim de todo vosso coração'. Por que devemos voltar para Deus? Porque alguma coisa não está bem em nós, em nossa sociedade, na Igreja e precisamos mudar dar uma reviravolta, converter-nos!"
Silêncio (momento de examinarmos nossos compromissos quaresmais diante de Jesus sacramentado)

A. Não podemos nos esquecer, que no tempo quaresmal a CNBB nos apresenta um itinerário de conversão pessoal, comunitária e social, através da Campanha da Fraternidade. “Tráfico humano e fraternidade” é o tema da campanha deste ano, e o lema “É para liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5,1), vem nos sensibilizar e trazer a tona esta realidade tão aviltante da nossa sociedade. A liberdade nos foi doada na cruz de Cristo. Ele nos libertou e, por isso, concedeu-nos participar da plenitude de sua vida.

L. Nos fala o Papa Francisco: “Não é possível ficar impassível, sabendo que existem seres humanos tratados como mercadoria! Pense-se em adoções de criança para remoção de órgãos, em mulheres enganadas e obrigadas a prostituir-se, em trabalhadores explorados, sem direitos nem voz, etc. Isso é tráfico humano! Impõe-se um profundo exame de consciência: quantas vezes toleramos que um ser humano seja considerado como um objeto, exposto para vender um produto ou para satisfazer desejos imorais?… Quem usa e explora mesmo indiretamente, uma pessoa humana, torna-se cúmplice desta prepotência”.

Canto: É para a liberdade que Cristo nos libertou, / Jesus libertador! / É para a liberdade que Cristo nos libertou! (Gl 5,1)
1- Deus não quer ver seus filhos sendo escravizados, / à semelhança e à sua imagem, os criou. (Cf. Gn 1,27) / Na cruz de Cristo, foram todos resgatados / pra liberdade é que Jesus nos libertou! (Gl 5,1)
2- Há tanta gente que, ao buscar nova alvorada, / sai pela estrada a procurar libertação; / mas como é triste ver, ao fim da caminhada, / que foi levada a trabalhar na escravidão!
3- E quantos chegam a perder a dignidade, / sua cidade, a família, o seu valor. / Falta justiça, falta mais fraternidade / pra libertá-los para a vida e para o amor!
4- Que abracemos a certeza da esperança, (Cf. Hb 6,11) / que já nos lança, nessa marcha em comunhão. / Pra novo céu e nova terra da aliança, (Cf. Ap 21,1) / De liberdade e vida plena para o irmão… (Cf. Jo 10,10)

Liturgia da Palavra do dia

Aclamação: A palavra de Deus, vai chegando, vai (bis)/ é palavra de libertação(bis)/ A palavra de Deus, vai chegando, vai (bis)

Reflexão e partilha     - Preces                                                                                                                         
Pai Nosso... Pai nosso, dos pobres marginalizados/ Pai nosso, dos mártires, dos torturados./ Teu nome é santificado naqueles que morrem defendendo a vida,/ Teu nome é glorificado, quando a justiça é nossa medida/ Teu reino é de liberdade, de fraternidade, paz e comunhão/ Maldita toda a violência que devora a vida pela repressão./ O, o, o, o, O, o, o, o
Queremos fazer Tua vontade, és o verdadeiro Deus libertador,/ Não vamos seguir as/ doutrinas corrompidas pelo poder opressor./ Pedimos-Te o pão da vida, o pão da segurança, o pão das multidões./ O pão que traz humanidade, que constrói o homem em vez de canhões/ O, o, o, o, O, o, o, o
Perdoa-nos quando por medo ficamos calados diante da morte,/ Perdoa e destrói os reinos em que a corrupção é mais forte./ Protege-nos da crueldade, do esquadrão da morte, dos prevalecidos/ Pai nosso revolucionário, parceiro dos pobres, Deus dos oprimidos/ Pai nosso, revolucionário, parceiro dos pobres, Deus dos oprimidos/ O, o, o, o, O, o, o, o.·.
Pai nosso, dos pobres marginalizados/ Pai nosso, dos mártires, dos torturados.
Oração pela paz... 

Despedida do Santíssimo: "Mais uma vez a Quaresma vem dirigir-nos seu apelo profético, para recordar-nos que é possível realizar algo de novo em nós mesmos e em torno a nós, simplesmente porque Deus é fiel, continua sendo rico de bondade e de misericórdia, e está sempre pronto a perdoar e recomeçar do início. Com essa confiança filial, coloquemo-nos a caminho". (Papa Francisco)

Bênção do Santíssimo Sacramento

Canto Final: Virá um dia em que todos/ Ao levantar a vista/ Veremos nesta terra/ Reinar a liberdade (bis).1.Minha alma engrandece o Deus libertador/ Se alegra meu espírito em Deus meu Salvador/ Pois ele se lembrou do seu povo oprimido/ E fez de sua serva a mãe dos esquecidos.
2. Imenso é o seu amor, sem fim sua bondade/ Pra todos que na terra lhe seguem na humildade/ Bem forte é nosso Deus, levanta o seu braço/ Espalha os soberbos, destrói todo pecado.
3. Derruba os poderosos dos seus tronos erguidos/ Com sangue e suor de seu povo oprimido/ E farta os famintos, levanta os humilhados/ Arrasa os opressores, os ricos e os malvados.
4. Protege o seu povo com todo o carinho/ Fiel e seu amor, em todo o caminho/ Assim é o Deus vivo que marcha na história/ Bem junto do seu povo, em busca da vitória.
5. Louvemos nosso Pai, Deus da libertação/ Que acaba com a injustiça, miséria e opressão/ Louvemos os irmãos que lutam com valia/ Fermentando a história, virá o grande dia

Glória ao Pai... Jesus Manso... Sagrada Família: Guiai-nos e guardai-nos. Em nome do Pai...

Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário