segunda-feira, 26 de julho de 2010

CELEBRAÇÃO PARA ABERTURA DE RETIRO/ ENCONTRO


“Eu vou esperar você junto à rocha do Horeb” (Ex 17,6)

1. Invocação do Espírito Santo

L1: O retiro, todo retiro, por isso este que começa agora também, é um tempo cronológico, isto é, um tempo quantitativo. Ele começa, chega ao meio e se acaba; daí estamos num tempo no qual Deus nos visita de modo forte. Deus nunca vem de mãos vazias. Para receber a Deus, cada uma vai precisar de silêncio, profundo silêncio, exterior e interior. Cada uma vai precisar rezar muito, isto é, escutar a Deus e lhe falar também. Ninguém reza por que é capaz. É o Espírito Santo quem reza em nós e por nós. Invoquemo-lo.

Anim.: Cantando invoquemos a Trindade Santa...

Anim.: Deus-Pai, que nos reuniu, nos abençoe, afervore, acompanhe e sustente com sua graça, sua presença e sua ação toda poderosa e paterna estes 5 dias de encontro.
T.: Bendito seja Deus que nos consagrou como sinais e testemunhas de sua presença no meio do mundo.

Acende-se as velas

Anim.: Pela graça de estarmos mais uma vez todas juntas para o retiro, e desejarmos crescer em nossa humanidade!
T.: Graças a Deus!

L2: Pela graça e alegria de nossa fé, de nossa vocação, destes dias que vamos viver na escuta, na reflexão, no discernimento espiritual.
T.: Graças a Deus!

Momento de silêncio

Anim.: Cantar: linguagem espontânea da criatura humana. O canto eleva nossas palavras e sentimentos a um plano superior. Aviva a fé. Consola e fortalece. Fomos feitos para louvar.

Cantemos....

L3: Senhor, meu Deus, meu Pai Criador, eu vos amo. Sois minha força, minha rocha, meu refúgio. Enviai, em nome de vosso Filho Jesus, o vosso Espírito Santo de amor.
T.: Dai-nos, ó Deus, vosso Espírito Santo que nos guie para Vos encontrar na oração e no silêncio. Dai-nos, ó Deus, o vosso Espírito Santo para que nos guie para renovar nossa vida na profundidade de vossa verdade e de vosso amor.

Música para meditação - silêncio

Anim.: A Palavra de Deus é fonte de vida e salvação. Nela encontramos o caminho. Cantando vamos acolher a Palavra de Deus...
Cantemos...

2. Leitura bíblica: Ex 17,1-7

Música para meditação – silêncio

Anim.: O Espírito Santo é, no Povo de Deus, ao mesmo tempo, princípio de unidade e germe de catolicidade. Muitas nações e um só povo, muitos pedidos e um só amor de Deus. Apresentemos então a Deus nossos pedidos e preces...

Preces espontâneas

Anim.: E agora rezemos juntas:
T.: Ó Espírito Santo, iluminai o nosso coração para que nos conscientizemos da relação misteriosa e profunda que existe entre nós e Cristo, pois nele nos movemos, vivemos e somos. Pedimo-vos que nenhuma outra luz seja acesa em nós nestes dias a não ser Cristo, luz do mundo. Nenhuma outra verdade nos atraia, a não ser as Palavras do Senhor, nosso único mestre. Nenhuma outra inspiração nos guie, a não ser o desejo de sermos absolutamente fiéis a Ele. A Cristo, nosso princípio, nossa vida e nosso guia, nossa esperança e nosso fim, honra e glória pelos séculos. Amém.

L1: O Senhor esteja em nossos corações e em nossa vida.
T.: E ilumine com a verdade nossa mente e desvie de qualquer tropeço nossos passos no caminho traçado por seu amor.

3. Benção Final

L2: A bênção é um ardente desejo da fé de quem dá e de quem recebe de que Deus esteja presente em ambos. PRESENÇA: o que Deus é. E Deus é tudo ou precisa ser tudo em nossa vida. Deus esteja sempre agindo. AGIR: fazendo o que Deus pode. E Deus tudo pode fazer. A bênção é, também, compromisso de quem dá e de quem recebe de viver de tal modo que Deus SINTA-SE BEM na sua presença e na sua ação em ambos. BÊNÇÃO: ardente desejo da presença e da ação de Deus e comprometimento de vida santa para que Deus sinta-se bem na sua presença e na sua ação. Nesta perspectiva de ENTENDIMENTO, recebamos com fé a bênção de Deus.

Entra uma bacia com água enquanto cantamos...

Anim.: Deus, Pai, todo poderoso, porque sumamente bom, nos conceda uma fidelidade livre e alegre a ele que não falha e nos chamou à comunhão de seu Filho.
T.: Amém.

Anim.: Deus Filho, Jesus, cujo seguimento nos propusemos como realização pela de nossa vocação e missão, nos atraia e seduza, transformando-nos em sinais de sua presença.
T.: Amém.

Anim.: Deus Espírito Santo, luz, calor, fogo e amor, nos ilumine, aqueça e transforme com sua força divina, hoje, amanhã..., neste retiro e sempre.
T.: Amém.

Anim.: A bênção deste Deus todo poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo, desça sobre nós, confirme os nossos propósitos e permaneça para sempre.
T.: Amém.

Enquanto cantamos, tracemos o sinal da cruz tocando na água

L3: Voltemo-nos para Nossa Senhora, sinal seguro de esperança para todos os seus filhos e filhas, especialmente para os que sofrem e para os doentes. Que ela rogue por nós pecadores e nos ajude a ser fiéis até a morte. Rezemos...
T.: Salve, Rainha, Mãe...

Anim.: Fiquemos em paz e que a Sagrada Família esteja conosco durante estes dias.
T.: Amém!!!

domingo, 25 de julho de 2010

ORAÇÃO A NOSSA SENHORA PELAS VOCAÇÕES

Ó Maria Santíssima, cheia de graça e do Espírito Santo, desde a mais tenra idade consagrada a Deus, na virgindade, na pobreza e na obediência, rogai pela Igreja de vosso Filho. Inspirai a nossa juventude cristã, enchei seu coração de generosidade, para que, desprezando as vaidades do mundo e renunciando a legítimos direitos, siga mais de perto os exemplos de Jesus e os vossos. Abençoai todos aqueles que já abraçaram a vida religiosa consagrada. Que sua vocação anuncie ao mundo os bens eternos que esperamos e seja para os homens sinal de fé e de esperança. Dai-lhes, ó Maria, progresso na santidade e perseverança na sua vida. Que sua virgindade frutifique em total dedicação a Cristo e aos irmãos que sua pobreza enriqueça a muitos, sua obediência anuncie ao mundo a verdadeira liberdade dos filhos de Deus, e sua vida de caridade encarne o testamento de Jesus: que todos sejam um como nós. Amém


Nossa Senhora das Vocações,
ajudai-me a seguir a minha!

ORAÇÃO PELAS FAMÍLIAS

Senhor, abençoa nossas famílias! Abençoa essa fonte geradora de cidadãos conscientes e livres. Abençoa os lares, para em todos eles reinem a compreensão e a harmonia. Abençoa os pais, para que sejam amor, força e sustento para todos. Abençoa as mães, para que sejam luz, vida e ternura. Abençoa os filhos, a fim de que possam crescer honestos e responsáveis. Abençoa, Senhor, as famílias em crise, para que apostem no dialogo e na união. Abençoa, Senhor nosso Pai, todos nós, para que sejamos irmãos, sem distinção de raça, cor, religião e costumes. Enfim, que a Sagrada Família: Jesus, Maria e José seja nossa companheira de caminhada nesta terra, para que um dia nos encontremos, todos juntos, na casa que o Pai nos preparou. Amém

CONSTRUÇÃO DE UM VASO (mensagem)

Primeira fase -

É assim: Deus escolhe o barro! Dentre 200 tipos de barros conhecidos, somente 8 servem para fazer o jarro! Sabe o que isso significa? Se você foi escolhido por Deus, isso significa que você é um barro bom.


Segunda fase -

Fase do curtimento: É aquela época em que parece que Deus fala com todo mundo, menos com você.

É uma das fases mais importantes, porque o vaso tem que ficar no curtimento. Quanto mais tempo curtindo, maior liga terá. Um vaso grande passa por um longo curtimento.

Esta fase depende do tamanho do vaso que Deus quer fazer de você!


Terceira fase -

Fase do Pisamento: É quando o barro é retirado do curtimento, talvez depois de muito tempo, e colocado em um local para ser pisado. Para que todo ar seja retirado.

Deus permite que você seja humilhado, pisado para poder tirar todo orgulho, vaidade...

Sabe como é? Parece que todos falam mal de você, ninguém lhe entende, julgam suas atitudes, etc.


Quarta Fase -

Agora o vaso precisa ser misturado com a palha fina, pedra triturada e o resto de cerâmica. Um vaso sem esses implementos é um vaso fraco e quebra fácil.

Deus não quer vaso fraco. Quer vaso forte.

Sem o Espírito Santo, humildade, disposição, fé e confiança, o vaso fica fraco.

Ele quer vaso para uso diário, não vaso de porcelana que é usado só de vez em quando.


Quinta Fase -

Chegou a hora do barro virar. Agora depois de todo este processo, o oleiro leva o barro para ser moldado e virar vaso. Depois de Deus ter nos escolhido, nos ter deixado criando liga, ter tirado o nosso orgulho, depois de nos ter fortalecido, Ele finalmente nos começa a moldar.

Então quando estivermos definitivamente prontos, Ele nos enche com Seu Espírito e nos usa de acordo com a Sua vontade. Coloquemo-nos nas mãos do Senhor, e sejamos vasos de bênçãos!

(Desconheço o autor)