Ambientação: Bíblia, velas, bacia com água, toalhas, recortes de jornais e revistas com cenas do cotidiano. No início, o animador(a) motiva os presentes a olhar as figuras.
1. INTRODUÇÃO
Anim. (animador): Irmãos e irmãs, sejam todos bem-vindos. Hoje de um modo especial somos chamados a refletir sobre a Palavra de Deus esta Palavra que provoca um jeito próprio de agir e de se fazer presente diante da vida. Trabalharemos a experiência da Palavra de Deus que convoca, que chama, que elege e que dá uma missão. Tomaremos consciência da força da Palavra de Javé que determina o jeito (espiritualidade) próprio de nos colocarmos diante Dele e da vida. Sua Palavra é decisiva e ele desce ao nosso encontro para cumpri-la. Sua Palavra é de convocação e de libertação. Do jeito que Deus fala a Moisés (a seu povo) fala também a nós. A Palavra de Deus impõe um jeito próprio de ser e de viver. Cantemos, recebendo em nosso meio a Palavra de Deus:
REF.: É COMO A CHUVA QUE LAVA. É COMO O FOGO QUE ARRASA. TUA PALAVRA É ASSIM NÃO PASSA POR MIM, SEM DEIXAR UM SINAL. (2X)1) Tenho medo de não responder de fingir que não escutei. Tenho medo de ouvir teu chamado virar de outro lado, e fingir que não sei.
2) Tenho medo de não perceber, de não ver teu amor passar. Tenho medo de estar distraído, magoado e ferido e então me fechar.
Anim.: Estamos reunidos em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. T.: Amém.
2. BÍBLIA E ESPERANÇA
L1: Quantas tentações nos momentos em que nos sentimos fracos e vulneráveis! Quanta melancolia e saudade do passado, quando não nos sentimos em sintonia com o presente!
T.: A Bíblia ilumina o presente à luz do passado, e nos dá a esperança futura de um mundo melhor!
L2: A semente do futuro já foi lançada em nós. Esta semente do futuro é o Espírito de Deus que atua em nossa vida. “E nós sabemos que todas as coisas concorrem para o bem dos que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o projeto dele” (Rm 8,28).
T.: Quem descobre esta presença do Espírito de Cristo em sua vida, acaba descobrindo o futuro.
L3: A Bíblia afirma que “o Espírito do Senhor enche a vastidão da terra” (Sb 1,7). Em tudo que existe e acontece ele marca presença. A Bíblia diz que ele já estava presente no momento da criação (Gn 1,2) e que é o princípio da vida que está no ser humano (Gn 2,7). Ele orientou e destinou tudo para Cristo, “porque nele foram criadas todas as coisas, nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis”! (Cl 1,16).
T.: Quem descobre a presença do Espírito Santo em sua vida, renova a cada dia a esperança de um mundo melhor. Afinal “é o Espírito que comunica a vida” (2Cor 3,6).
3. DEUS CAMINHA CONOSCO
Anim.: A grande verdade que a Bíblia quer comunicar e fazer nascer em nós é esta: Deus caminha conosco na estrada da vida. Esta verdade é tão grande que pode ser considerada como sendo a raiz de todas as outras verdades.
T.: Nossa alegria e coragem são maiores quando percebemos que não estamos sozinhos, mas que Deus caminha conosco.
Evangelho de Lucas 24, 13-35.
CANTO: Tua palavra é lâmpada pra os meus pés, Senhor/ lâmpada para os meus pés e luz/ luz para o meu caminho.
4. REFLEXÃO PARTILHADA
L1: Às vezes nos sentimos como os discípulos de Emaús, tristes, confusos, com medo.
L2: Eles que levavam dentro de si a forte experiência de vida compartilhada com Jesus, agora conhecem um grande vazio. O olhar triste, preocupado e confuso revela sua indignação, desilusão pelo sonho que demora em se realizar, que volta a ser utopia longínqua.
L3: Jesus notou as tristezas e a confusão de seus amigos, assim como hoje o Espírito nota as nossas tristezas, o nosso medo e confusão.
Anim.: Emaús foi uma experiência vivida pela comunidade dos que têm fé. E esta experiência, hoje, continua sendo vivida ao longo do caminho.
T.: “Importa saber transfigurar, com o olhar da fé, os sinais com que tu, Senhor, te apresentas a nós: não para alimentar nossa imaginação, mas para contemplar a realidade, o mistério, o que verdadeiramente tu és” (Paulo VI).
Ll: As escrituras são a fonte da qual bebemos. É por meio dela que conhecemos a revelação de Deus. É a partir dela que construímos nossa fé, nossa teologia, nossa prática diária.
L2: A Bíblia somente se torna Palavra de Deus quando se encarna na vida das pessoas, quando fala a partir da histórica. Foi o que aconteceu no relato dos discípulos de Emaús. Antes de apresentar as Escrituras, Jesus procurou compreender a realidade deles. Quando usou a Bíblia, ele o fez para que pudessem voltar a enxergar.
L3: A Palavra precisa falar da realidade das pessoas, da comunidade. Sem isso, a Palavra não cairá em terra fértil, voltará vazia. Entrará pelo ouvido, mas não fará arder o coração.
T.: A Bíblia contém a Palavra que ilumina nossa situação de vida. Ela é capaz de transformar a própria vida.
Anim.: A Palavra de Deus contida na Bíblia sempre é Palavra – falada e escrita – a partir da história do povo.
L1: Deus ouviu o clamor do povo! Quando os hebreus clamaram, no Egito, naquela terra de escravidão e opressão, Deus ouviu, viu, conheceu e, então, a Palavra libertadora aconteceu.
T.: De fato, a Palavra de Deus faz arder nossos corações, movendo-nos em direção ao excluído, ao oprimido, ao nosso próximo, em busca da construção da Vida, que é o grande projeto do Pai, revelado pelo Mestre Jesus.
L3: Pela fé em Jesus Cristo, a Escritura tem o poder de comunicar a sabedoria que leva à salvação (2Tm 3,16). Como nós, o povo presente na Bíblia viveu a vida e foi procurando os caminhos de Deus. Com sua ajuda, foram descobrindo a presença do Espírito. E, à luz de Cristo, perceberam que tudo estava sendo orientado para a realização do projeto do Pai.
T.: Nós queremos, à luz da Palavra, iluminada e atualizada pelo Espírito, continuar nossa missão de construir o Reino de Deus, de justiça e paz, de amor e vida para todos. Que a Palavra continue a arder em nossos corações. Que continuemos a responder “sim” a este chamado de Deus.
Momento de Partilha
Que jeito próprio de ser e de viver esta Palavra de Deus nos impõe?
5. MOMENTO DE LOUVAÇÃO
Anim.: Antes de encerrarmos nossa Celebração, não podemos deixar de louvar a Deus – Pai e Filho e Espírito Santo – por tantos bens realizados, principalmente por sua Palavra, contida na Bíblia e nos sinais dos tempos, esta Palavra que arde em nossos corações e nos move à prática da justiça, do amor, na construção da Vida. Louvemos a Deus, rezando juntos:
T.: Ó Deus, vossa realeza é eterna, sem fim. Vossos símbolos reais são os sinais de justiça: vós amais a justiça e odiais a maldade. Cantaremos vosso nome de idade em idade. Para sempre vos louvaremos! (Sl 45, 7-8;18). Segue Pai Nosso / Ave – Maria...
Canto final:
Ref.: Toda Bíblia é comunicação de um Deus-Amor, de um Deus-irmão. É feliz quem crê na revelação, quem tem Deus no coração.
1) Jesus Cristo é a Palavra, pura imagem de Deus-Pai. Ele é vida e verdade, a suprema caridade.