sábado, 18 de junho de 2011

SANTÍSSIMA TRINDADE

A Santíssima Trindade é o mistério de um só Deus em três Pessoas:  
  • O Pai que é Deus, que é Amor: somente o Pai que ama respeita a liberdade de seu Filho.
  • O Filho que é Jesus Cristo: é o Deus visível que se fez homem, nascendo da Virgem Maria para cumprir a vontade de Deus de libertar os homens do pecado.
  • O Espírito Santo que é o Amor do Pai e do Filho que nos é comunicado e transmitido. Segundo o CREDO, Jesus foi concebido pelo Poder do Espírito Santo, nascido da Virgem Maria. Maria foi então convidada a conceber Jesus e a concepção de Jesus foi obra do poder do Divino Espírito Santo: "O Espírito virá sobre Ti..." A missão do Espírito Santo está sempre conjugada e ordenada à do Filho, ou seja, toda a vida de Jesus manifesta a vontade do Pai que por sua vez é manifestada pelo Espírito Santo.
A Trindade é Una; não professamos três deuses, mas um só Deus em três Pessoas. Cada uma das três Pessoas é a substância, a essência ou a natureza divina, As pessoas divinas são distintas entre si pela sua relação de origem: o Pai gera; o Filho é gerado; o Espírito Santo é quem procede. Ou seja, ao Pai atribui-se a criação ao Filho atribui-se a Redenção e ao Espírito Santo atribui-se a Santificação.


Resumindo, o mistério da Santíssima Trindade é o mistério central da fé e da vida cristã. Só Deus pode nos dar a conhecer, revelando-se como Pai, Filho e Espírito Santo.

Pela graça do Batismo "Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo" somos chamados a compartilhar da vida da Santíssima Trindade, aqui na Terra na obscuridade de nossa fé e para além da morte, na luz eterna. Pela Confirmação ou Crisma, como o próprio nome diz, somos chamados a confirmar essa fé ora recebida para que, além de vivermos segundo a Palavra de Deus, darmos testemunho dela e levá-la por toda à parte.





quinta-feira, 16 de junho de 2011

Do aconchego da vida comunitária para a ousadia do discipulado



1. Nas horas de Deus Amém: Pai, Filho e Espírito Santo (bis)/ luz de Deus em todo o canto/ nas horas de Deus amém!

2. Nas horas de Deus Amém: a Palavra se fez carne (bis)/no ventre da mãe Maria,/nas horas de Deus, Amém!

3. Nas horas de Deus Amém: O amor se fez família (bis)/ José, Jesus e Maria/ nas horas de Deus, Amém!

4. Nas horas de Deus, Amém: O amor nos reuniu (bis)/ para vida consagrar / Nas horas de Deus. Amém!

5. Nas horas de Deus, Amém: a sede nos leva a fonte (bis) mesmo que se faça noite/ Nas horas de Deus, Amém!

Recordação da vida: intenções e louvores desta manhã

Silêncio para escuta do mais profundo

Palavra de Deus: A vida comunitária e o discipulado têm sua raiz e sua floração na vocação ao Amor – 1Cor 13,1-13

Partilha orante: O que o amor tem modelado em sua vida comunitária e discipular? Podemos realizar encontros, seminários, assembleias, capítulos provinciais e gerais, mas sem o amor de nada adianta. Como se ama?

Oremos: Sagrada Família, coloca-nos na casa de Nazaré, lugar de escuta da Palavra, da mesa da Partilha, onde se come o pão das relações humanizantes. Que possamos envolver em nosso corpo feminino e fecundo o Projeto do Pai para a nossa Comunidade, assim como envolveram Jesus. Cuidados e obediência que O colocou Peregrino nas estradas da vida, anunciando o verdadeiro amor e soerguendo os fracos e marginalizados. Abençoe nosso encontro e receba nossas partilhas como uma oferenda de vida. Amém!

terça-feira, 14 de junho de 2011

Oração da Serenidade (comentada)

"Concedei-me Senhor, a serenidade necessária para aceitar as coisas que eu não posso modificar, coragem para modificar aquelas que eu posso, e sabedoria para distinguir uma das outras."


1) ACEITAR AS COISAS QUE NÃO POSSO MODIFICAR .
São muitas as coisas que não posso modificar: o passado, o futuro e nem outras pessoas. Preciso aceitar o fato de que posso ser atencioso e bondoso com meus familiares, porém não mais tempo do que se lhes está reservado estar aqui na TERRA. A perda de amigos deve ser aceita como se eles tivessem se mudado para muitas milhas de distância. Eu não posso modificar as pessoas, elas continuarão fazendo as coisas à sua maneira, apesar de que eu tente dizer-lhes, muitas vezes qual é a melhor forma...(A MINHA). - A quem posso eu mudar? A MIM MESMO.


2) CORAGEM PARA MUDAR AQUELAS QUE POSSO .
Isto é, mudar minha maneira de ser. O Senhor! Permita que eu mude os meus sentimentos em relação aos outros. Ao invés de criticá-los, devo aceitá-los como eles são e estar interessado em seus problemas, ao invés de ignorá-los. Devo ser afetuoso com os outros, ao invés de mostrar-me frio e insensível. Permita Senhor, que eu mude minhas emoções, colocando esperança, amor, coragem, paz e alegria em milha vida, em lugar de amargura, temor, desgosto, ódio e ressentimento. Todos estas coisas eu posso modificar, se for suficientemente inteligente para reconhecer a necessidade de fazê-lo.



3) SABEDORIA PARA DISTINGUIR UMAS DAS OUTRAS .
Se vejo coisas que não gosto, é hora de examinar a MIM MESMO: minhas atitudes, minhas reações e reconhecer se necessito mudar algumas delas. Examinemos uma vez, outra e mais outras, antes de criticar os outros. Compreendo que minha vida está intimamente ligada a outras vidas, mas estou tendo sabedoria suficiente para entender que não posso mudar os outros, mas posso mudar minha maneira de pensar, atuar e agir. Então a resposta à minha Oração é: DEVO E POSSO MUDAR SOMENTE A MIM MESMO.