terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

HORA SANTA - QUARESMA 2013



Invocação à santíssima trindade- (nas horas de Deus amém...)

Dir.: Queridos/as irmãos, sejam todos/as bem vindos para esta hora junto a Jesus sacramentado. Estamos iniciando um tempo penitencial, a igreja nos convida à conversão. Os quarenta dias que precedem a Cruz e a Ressurreição sinalizam o caminho que a Igreja, na liturgia, nos oferece como possibilidade de sermos atingidas pela experiência redentora de Jesus Cristo.

Exposição do santíssimo
Canto: Tão sublime sacramento, adoremos neste altar,/ Pois o antigo testamento, deu ao novo seu lugar,/ Venha a fé, por suplemento/ Os sentidos completar.
Ao eterno pai cantemos e a Jesus o salvador,/ Ao espírito exaltemos na trindade eterno amor./ Ao Deus uno e trino demos a alegria (aleluia)do louvor./ Amém!
Graças e louvores (3x)

Silêncio
Dir.: A quaresma é um tempo forte de preparação para a Páscoa. Nas celebrações, as leituras nos provocarão a seguir o Senhor até o “clarear do novo dia”. Seguir, ouvindo as palavras da Escritura, é a expressão do desejo maior de sermos tomados na profundidade de nossas pessoas e comunidades pelo Mistério da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor.
T.: Eis o tempo de conversão/ Eis o dia da salvação/ Ao pai voltemos, juntos andemos./ Eis o tempo de conversão!
L.: A todos chega o insistente apelo: convertei-nos! Para realizarmos o grande projeto pessoal e comunitário de uma vida mais conforme aos planos de Deus, onde os pobres e os demais desprezados sejam mais considerados e passem a ser tratados como irmãos.
T.: convertei-nos senhor e ajudai-nos a crer no evangelho.
L.: “durante o tempo de Quaresma vamos procurar realmente viver uma vida de penitência e mortificação... Temos de achar a vida pela morte. Morte de nossos defeitos”. E de tudo aquilo que nos afasta do amor de Deus e da comunhão com nossos irmãos. “Façamos essa quaresma realmente aproveitável para nossas almas e para outras almas com quem tivermos contato”. (Memórias de Madre Marcelline)
T.: Vivemos da morte-ressurreição de Jesus Cristo! Seu nascimento, vida, gestos e palavras receberam sua plenificação na gratuidade da cruz. Cruz transformação, ressurreição!
L.: Deus continua sofrendo e lutando por mais vida. Sua cruz é a cruz dos excluídos de hoje. Os cristãos, em especial nós irmãs devemos sentir na cruz e na angústia de Jesus Cristo a angústia e o sofrimento de nossa gente.
T.: Conduza-nos senhor ao clarear de um novo dia.
Silêncio


Dir.: A Igreja no tempo quaresmal sempre nos apresenta uma realidade sob a qual rezar, refletir e se importar. A Igreja no Brasil ao repropor Juventude como tema da Campanha da Fraternidade, nesse tempo de mudança de época, deseja refletir, rezar com os jovens, reapresentando-lhes o Evangelho como sentido de vida e, ao mesmo tempo, como missão.
L.: O Evangelho é nossa vida, nossa existência. A Campanha da Fraternidade é um convite para nos convertermos e irmos ao encontro dos jovens e, ao mesmo tempo, é um convite aos jovens para se deixarem encontrar por Jesus Cristo, caminho, verdade e vida (Jo 14,6).                            
T.: Eis-me aqui envia-me senhor
L.: Ajudai, senhor a nossa igreja a acolher os jovens no contexto de mudança de época, propiciando caminhos para seu protagonismo no seguimento de Jesus Cristo, na vivência eclesial e na construção de uma sociedade fraterna fundamentada na cultura da vida, da justiça e da paz.        

Canto: hino CF 2013
1- Sei que perguntas, juventude, de onde veio/ Teu belo jeito sempre novo e verdadeiro./ Eu fiz brotar em ti desde o materno seio,/ esta vontade de mudar o mundo inteiro.

Estou aqui, meu Senhor, sou Jovem, sou teu povo./ Eu tenho fome de justiça e de amor./ Quero ajudar a construir um mundo novo./ Estou aqui, meu Senhor, sou Jovem, sou teu povo./ Para formar a rede da fraternidade,/ E um novo céu, uma nova terra, a tua vontade,/ Eis-me aqui Envia-me, Senhor! Eis-me aqui Envia-me, Senhor.

2- Levem a todos meu chamado à liberdade/ onde a ganância gera irmãos escravizados./ Quero a mensagem que humaniza a sociedade/ falada às claras, publicada nos telhados.

Silêncio
Liturgia da Palavra:  Lv 19, 1-2.11-18    /   Sl 18  /  Mt 25, 31-46

Aclamação do evangelho: Fala Senhor!/ fala senhor!/ Palavra de fraternidade!/ fala Senhor! / fala Senhor!/ És luz da humanidade!

Reflexão e partilha

Canto: Seu nome é Jesus Cristo

 

Seu nome é Jesus Cristo e passa fome / E grita pela boca dos famintos / E a gente quando vê passa adiante / Às vezes pra chegar depressa à igreja.
Seu nome é Jesus Cristo e está sem casa / E dorme pelas beiras das calçadas/ E a gente quando vê aperta o passo/ E diz que ele dormiu embriagado.
Entre nós está e não O conhecemos/ Entre nós está e nós O desprezamos (2x).
Seu nome é Jesus Cristo e está doente/ E vive atrás das grades da cadeia/ E nós tão raramente vamos vê-lo/Sabemos que ele é um marginal.
Seu nome é Jesus Cristo e está banido/ Das rodas sociais e das igrejas/ Porque d'Ele fizeram um Rei potente/ Enquanto Ele vive como um pobre.
Entre nós está e não O conhecemos/ Entre nós está e nós O desprezamos (2x).
Seu nome é Jesus Cristo e anda sedento/ Por um mundo de Amor e de Justiça/ Mas logo que contesta pela Paz/ A ordem o obriga a ser de guerra.
Seu nome é Jesus Cristo e é todo homem/ E vive neste mundo ou quer viver/ Pois pra Ele não/ existem mais fronteiras/ Só quer fazer de todos nós irmãos.
Entre nós está e não O conhecemos/ Entre nós está e nós O desprezamos (2x).

Silêncio
Preces espontâneas

Silencio
            A eucaristia é vida abundante de Cristo que, do altar, penetra nossa existência; de pé façamos a oração que nos une como cristãos. Pai Nosso e 10 Ave-Maria ....
  
Pequena meditação interior.

Benção do Santíssimo

Despedida
Cristo quero ser instrumento de Tua / Paz e do Teu infinito amor/ Onde houver ódio e rancor, que eu/ Leve a concórdia, que eu leve o amor/ Onde há ofensa que dói,/ Que eu leve o perdão/ Onde houver a discórdia,/ Que eu leve a união e Tua paz/ Onde encontrar um irmão a chorar de / Tristeza, sem ter voz e nem vez/ Quero bem no seu coração, semear/ Alegria, pra florir gratidão/ Mestre, que eu saiba amar,/ Compreender, consolar e dar sem receber/ Quero sempre mais perdoar, trabalhar/ Na conquista e vitória da paz.
Glória ao pai ao filho e ao espírito santo. Como era no principio agora e sempre amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário