Família: Vocação para o amor
(O(a) animador(a) acolhe os participantes e manifesta sua alegria em recebê-los para a reunião. O ambiente deve estar preparado com a bíblia, flores, velas e algo que lembre a união Familiar).
1
- Oração inicial e acolhida
Anim.: Todos somos chamados para o amor. A família é a Igreja doméstica, comunidade dos chamados para o amor. Queremos neste segundo encontro pedir ao Senhor da messe que abençoe todas as nossas famílias. Iniciemos rezando:
Todos: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém (pode ser cantado o canto: em nome do Pai....)
Canto inicial
2 - Motivação
Anim.: Neste segundo encontro, lembramo-nos da grande vocação familiar. Recordamo-nos da importante missão do leigo no mundo. "Sede fecundos, crescei e multiplicai-vos, enchei e dominai a terra" (Gn 1,28). Ser pai, ser mãe, constituir família, assumir o sacramento do matrimônio como Dom. Está aí a essência da vocação laical. "A família é a imagem de Deus que em seu mistério mais íntimo não é solidão, e sim família" (João Paulo II).
Leitor 1: A vocação laical tem sua origem nos sacramentos do batismo e da crisma. É a vocação que ocupa um lugar central na Igreja, define a missão da Igreja para o mundo. O leigo vive no meio do mundo como solteiro, casado ou consagrado. É chamado por Jesus para ser fermento na massa, sal e luz do mundo.
Leitor 2: O matrimônio é uma maneira de viver a vocação laical. É o chamado para formar família: ser pai, ser mãe, gerar vida. A família é chamada a constituir a Igreja doméstica. É a expressão visível do amor de Cristo pela sua Igreja, sacramento de Cristo. É na família que é possível expressar as mais variadas formas de amor:
Todos: Abençoa, Senhor, as famílias. Amém! Abençoa, Senhor, a minha também! (bis)
Anim.: o amor entre os esposos - é na entrega mútua e no relacionamento amoroso que a esposa e esposo desenvolvem plenamente seus dons.
Leitor 1: o amor dos pais para os filhos: agradecidos a Deus pela continuidade do seu amor que se encarna nos filhos, os pais retribuem esse presente amando, protegendo e educando seus filhos para que se integrem na comunidade e na sociedade;
Leitor 2: amor dos filhos para com os pais: é a gratidão dos filhos pela graça de terem recebido a vida. Os filhos amam seus pais e os amparam em suas necessidades;
Leitor 3: amor entre os irmãos: é o amor entre aqueles que foram gerados pelos mesmos pais. É a fraternidade que começa em casa: amizade, companheirismo, solidariedade, partilha.
Todos: Abençoa, Senhor, as famílias. Amém! Abençoa, Senhor, a minha também! (bis)
Canto de animação
3 - Olhando a vida
(O animador motiva alguém do grupo para contar um fato da vida que lembre o texto que foi lido. Pode ser algo real vivenciado pela pessoa; pode ser alguma história edificante que ouviu algum dia; pode ser o exemplo de algum santo. Vale aqui a criatividade das pessoas. No final da exposição, os participantes poderão falar algo para complementar o fato da vida)
4 - A palavra de Deus
Anim.: Veremos neste texto do livro de Gênesis que Deus criou o homem e a mulher à sua imagem e semelhança. A criatura humana tem a missão de continuar a obra criadora.
Canto de aclamação da Palavra de Deus (enquanto se canta, o animador poderá orientar uma dinâmica para que todos demonstrem seu amor à Bíblia: passá-la de mão-a-mão; levantá-la para que todos possam vê-la; fazer com que todos a beijem; incentivar para que todos tragam suas bíblias e a levantem nesse momento... ou usar de outra criatividade própria do lugar)
Leitor 1: Proclama o texto de Gn 1, 26-30
5 - Momento da partilha
Este é um momento importante do encontro. Todos devem participar com suas opiniões e com seus questionamentos. O animador do grupo deverá ter lido este texto anteriormente e se preparado para ajudar o grupo. Em seguida, apresentamos algumas perguntas para ajudar na reflexão. O grupo é livre para seguir essa metodologia ou escolher outra.
a) Como é que nós devemos entender a criação divina?
b) Homem e mulher são imagens de Deus. O que isto significa?
c) O que quer dizer: continuar a obra criadora de Deus?
Canto de animação
6 - Momento de oração
Anim.: Para que o Jubileu do nascimento de Cristo seja tempo de mudança, a começar em nossas famílias. Por isso peçamos:
Todos: Abençoe, Jesus, nossas família
Leitor 1: Pelas famílias que vêm no diálogo a cura da maldade do mundo:
Leitor 2: Pelas famílias marginalizadas para que tenham sua dignidade respeitada e seus direitos valorizados:
Leitor 3: Para que nossas famílias sejam abençoadas e possam juntas levar o evangelho a todas as pessoas:
Leitor 4: Cristo, ensina-nos a partilhar o amor e o diálogo para que a nossa casa seja um lugar mais feliz:
Leitor 5: Para que nossas famílias consigam se manter firmes na fé, na unidade e no diálogo:
Intenções livres (Concluir com a oração do Pai-Nosso; Glória-ao-Pai; ou outra oração própria para o momento. Lembramos que poderá ser rezada uma dezena do terço).
Canto de animação
7 - Gesto Concreto
Todos os encontros devem levar o grupo a assumir um gesto concreto. Deixamos os animadores livres para decidirem em grupo, o que fazer. É importante na escolha do ato a ser feito, que se leve em conta o que foi lido na Palavra de Deus e, depois, partilhado. São muitas as sugestões - tarefas pessoais: leitura; oração; boa ação... ou tarefas de cunho social: ajuda a alguém carente, doente, desempregado,afastado da comunidade. O que faremos nesses próximos dias? Usem de criatividade, preparem com alegria o gesto a ser feito.
8 - Conclusão
O animador motiva para rezar a oração pela família e, depois, canto final.
ORAÇÃO DA FAMÍLIA
Nós vos louvamos Senhor, nosso Deus, porque sois fonte da vida e nos criastes para viver em comunhão na família, na comunidade e na sociedade. Abençoai as famílias, Senhor!
Fizestes o mundo para ser a casa de todos. Ajudai-nos a transformá-lo para que realizemos vosso projeto de vida e convivência fraterna. Abençoai as famílias, Senhor!
Fazei que, a exemplo da família de Nazaré, nossas famílias vivam o amor, cresçam na fé, no perdão e na oração. Abençoai as famílias, Senhor!
Ajudai-nos a lutarmos juntos para que as famílias tenham casa, comida, trabalho, saúde e previdência social. Abençoai as famílias, Senhor!
Convertei-nos neste tempo especial de graça e reconciliação para a fraternidade e para o cuidado com a vida. Abençoai as famílias, Senhor!
Nós vos bendizemos pela missão da família, de ser a casa do amor e da ternura, do diálogo e da fraternidade, da acolhida e da justiça, da partilha do pão para todos. Amém.