sábado, 10 de maio de 2014

MARIA, NOSSA MÃE (MÊS DE MAIO) - HOMENAGEM AS MÃES

“Eles não têm mais vinho!” (Jo 2,3)



Canto de Entrada: Maria de Nazaré, Maria me cativou/ Fez mais forte a minha fé / E por filho me adotou/ As vezes eu paro e fico a pensar/ E sem perceber, me vejo a rezar/ E meu coração se põe a cantar/ Pra Vigem de Nazaré/ Menina que Deus amou e escolheu/ Pra mãe de Jesus, o Filho de Deus/ Maria que o povo inteiro elegeu/ Senhora e Mãe do Céu/Ave - Maria (3X), Mãe de Jesus!

Anim.: Irmãs e irmãos, é uma alegria nos reunirmos neste mês dedicado a Maria e as vésperas do dia das mães, para como filhos e filhas, aprender cada vez mais a realizar o projeto de seu Filho Jesus. Iniciemos confiantes na força da oração:
T: Senhor, vós nos dissestes: “Onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome, eu aí estarei” (Mt 18,20). Por isso estamos aqui reunidos em vosso nome e cremos na vossa presença entre nós. Em nome do Pai, em nome do Filho...

TEXTO BÍBLICO
Anim.: Ouviremos um trecho do evangelho segundo João, que nos leva a entender o papel de Maria em nossa vida cotidiana.
T.: Queremos ouvir vossa Palavra, Senhor, para que nosso coração possa cada vez mais se encher de vossa santa alegria e força, diante das adversidades da vida.

Leitor proclama a Palavra (Jo 2,1-11).

REFLEXÃO E PARTILHA
L1 (Leitor 1): Jesus, verdadeiro homem e verdadeiro Deus, vivia uma vida como a nossa. Estava numa festa de casamento onde faltou vinho, sinal de alegria. Na época, a falta de vinho e de alegria era uma vergonha.
L2: Quantas vezes nos falta a alegria de servir a Deus... Acostumamo-nos a cuidar das coisas do Senhor e esquecemos de estar mais junto do Senhor das coisas.
L3: Devemos confiar na intercessão de Maria, que diz a Jesus: “Eles não têm mais vinho”. E ouvir a doce voz de Mãe a nos pedir a obediência: “Fazei tudo o que Ele vos disser”.
T.: Eis-nos aqui, Jesus! Queremos fazer tudo o que o Senhor nos disser!
Anim.: A partir da Palavra, em silêncio, vamos meditar sobre como esta semente pode fecundar em nosso coração. Depois, cada pessoa é convidada a partilhar a vida.
Questão para refletir e partilhar: onde tem faltado “vinho” em nossa vida?

ORAÇÃO CONCLUSIVA
Anim.: Que mãe não conhece o sofrimento do filho? Que mãe não se preocupa com sua dor? Maria é nossa Mãe, sabe do que precisamos e intercede por nós junto ao seu Filho. Por isso, vamos fazer os nossos pedidos a Deus por intercessão de Maria. A cada prece responderemos:
T: Maria, nossa mãe, intercede a Deus por nós!
(Concluir com Pai Nosso e 10 Ave-Maria)
Canto: Maria que eu quero bem, Maria do puro amor/ Igual a você, ninguém/ Mãe pura do meu Senhor/ Em cada mulher que a terra criou/ Um traço de Deus Maria deixou/ Um sonho de Mãe Maria plantou/ Pro mundo encontrar a paz/ Maria que fez o Cristo falar/ Maria que fez Jesus caminhar/ Maria que só viveu pra seu Deus/ Maria do povo meu/Ave - Maria (3X), Mãe de Jesus!

Anim.: Agradecidos e confiantes rezemos ao Pai por todas a mães da comunidade:
T: Pai, tu, sendo Deus, quiseste mostrar entre nós tua face materna... Por isso criaste todas as mães!  Peço-te por minha mãe,  sinal concreto e visível de teu amor entre nós.  Multiplicai os seus dias  em nosso meio! Acompanha-a em todo riso e em toda lágrima, todo trabalho e toda prece, todo dia e toda noite! Que tua bênção cubra de luz a vida de minha mãe para que, inundada de ti, ela seja sempre mais Presença do divino em minha vida. Amém!

Canto Final
1.      Eu era pequeno, nem me lembro/ Só lembro que à noite, ao pé da cama/ Juntava as mãozinhas e rezava apressado/ Mas rezava como alguém que ama/ Nas Ave - Marias que eu rezava/ Eu sempre engolia umas palavras/ E muito cansado acabava dormindo/ Mas dormia como quem amava
Refrão: Ave - Maria, Mãe de Jesus/ O tempo passa, não volta mais/ Tenho saudade daquele tempo/ Que eu te chamava de minha mãe/ Ave - Maria, Mãe de Jesus/ Ave - Maria, Mãe de Jesus.
2.      Depois fui crescendo, eu me lembro/ E fui esquecendo nossa amizade / Chegava lá em casa chateado e cansado/ De rezar não tinha nem vontade/ Andei duvidando, eu me lembro/ Das coisas mais puras que me ensinaram/ Perdi o costume da criança inocente/ Minhas mãos quase não se ajuntavam.

3.      O teu amor cresce com a gente/ A mãe nunca esquece o filho ausente/ Eu chego lá em casa chateado e cansado/ Mas eu rezo como antigamente/ Nas Ave - Marias que hoje eu rezo/ Esqueço as palavras e adormeço/ E embora cansado, sem rezar como eu devo/ Eu de Ti Maria, não me esqueço.

sexta-feira, 9 de maio de 2014

MARIA E A ALEGRIA DA RESSURREIÇÃO

ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO SACRAMENTO

Mantra: Ó Luz do Senhor, / que vem sobre a terra./ Clareia o universo/ com seu esplendor.

Invocação Santíssima Trindade

Regina Coeli: Rainha do céu alegrai-vos, aleluia. Pois o Senhor que merecestes trazer em vosso seio, aleluia./ Ressuscitou com disse, aleluia. Rogai a Deus por nós, aleluia./ Exultai e rejubilai ó Virgem Maria, aleluia. Porque o Senhor ressuscitou verdadeiramente, aleluia.
Oremos: Ó Deus que vos dignastes alegrar o mundo pela ressurreição de Vosso Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, fazei que por intercessão da bem-aventurada Virgem Maria, sua Mãe Santíssima, sejamos admitidas às alegrias da vida eterna. Pelo mesmo Jesus Cristo nosso Senhor. Amém.

Acolhida ao Santíssimo:

R. Eu creio num mundo novo/ Pois Cristo ressuscitou, / Eu vejo sua luz no povo. / Por isso alegre estou. 
Em toda pequena oferta, / Na força da união, / No pobre que se liberta / Eu vejo ressurreição. R 
Na mão que foi estendida, / No dom da libertação, / Nascendo uma nova vida / Eu vejo ressurreição. R 
Nas flores oferecidas e / Quando se dá perdão, / Nas dores compadecidas / Eu vejo ressurreição. R 
Nos homens que estão unidos, / Com outros partindo o pão, / Nos fracos fortalecidos/ Eu vejo ressurreição. R 
Na fé dos que estão sofrendo, / No riso do meu irmão, / Na hora em que está morrendo / Eu vejo ressurreição. R

Graças e louvores... Glória ao Pai...
Oração pessoal

A. A Páscoa é um tempo de alegria e de paz, é a Ressurreição de Jesus Cristo; a vitória sobre a morte e o pecado, o triunfo da vida. Já não tem mais sentido o sofrimento e a tristeza, uma vez que a mensagem de salvação foi anunciada e concretizada. A salvação prometida por Deus se concretizou na história e na vida de Jesus. O resgate da humanidade foi o preço de sua morte..
T. Deus ressuscitou Jesus dentre os mortos. Sua compaixão e misericórdia venceram o pecado.
L. Queremos, cada vez mais, crer neste infinito amor e nesta grande misericórdia de Deus, reconhecendo em Jesus o único ideal  de nossa vida.
T. Cristo vem mostrar-nos o teu caminho.
L. Queremos corresponder ao projeto de Deus, aceitando seu chamado de trabalhar na messe, construindo a solidariedade e a justiça, a paz e o amor.
T. Deus da vida, cheio de bondade, vinde até nós e fazei-nos reconhecer que sois a nossa salvação.
L. a paz do Cristo ressuscitado seja a certeza de nossa caminhada.
T. nos cremos no projeto de vida nova para toda a humanidade.
L. O amor de Cristo, nossa Páscoa, nos fortaleça na vida de comunidade, una os laços da concórdia e destrua as raízes do egoísmo e da desavença.
T. A confiança no Reino de Deus seja o nosso ideal de vida.
Oração pessoal
A. A Igreja dedica mês de maio especialmente a Maria... Por isso meditemos hoje, neste mês em que vivemos o tempo da ressurreição, a experiência pascal vivida por Maria, mãe de Jesus e mãe nossa.
L. É tempo do Cristo Ressuscitado, presente no meio de seus discípulos desde a manhã da  Páscoa.
L. É tempo do Espírito Santo cuja efusão, São João Evangelista antecipa na  tarde do Domingo da Ressurreição, para sublinhar que o dom do Espírito Santo é  sopro do próprio Ressuscitado, transmitido a seus apóstolos (cf. Jo 20,22-23), para  que prossigam a mesma obra que Jesus  levou até o fim.
L. É tempo da Igreja, da humanidade nova  que é o corpo do Ressuscitado que através das aparições de Jesus a seus discípulos, alegra-se com a certeza de sua presença até o fim dos tempos em sua peregrinação histórica (Mt 28,20).
L. É tempo de Maria, a Mãe de Cristo Ressuscitado que sente a alegria pelo triunfo de seu Filho, discípula entre os discípulos, aquela que foi testemunha da Ressurreição, da Ascensão e de  Pentecostes.                                                           
(Jesús Castellano)

Canto: Eu creio num mundo novo/ Pois Cristo ressuscitou, / Eu vejo sua luz no povo. / Por isso alegre estou. 

L.O Anjo exclamou a Cheia de Graça:/ ’Virgem Pura rejubila!’/ De novo digo, rejubila,/ teu Filho ressuscitou do túmulo ao terceiro dia./ Resplandece, resplandece, ó Nova Jerusalém,/ pois a glória do Senhor, brilhou sobre ti. Exulta agora, e alegra-te Sião./ E tu, ó Mãe de Deus toda pura,/ Rejubila na Ressurreição do teu Filho.” (Liturgia Pascal Bizantina)
T. A Mãe de Cristo é associada à alegria da Nova Jerusalém, da Igreja que nasce da Ressurreição. As palavras do Anjo no primeiro anúncio “Alegra-te, cheia de Graça”, tem agora  a dimensão do grande anúncio da Páscoa.

L. “Senhor Jesus Cristo, / com que ardoroso  desejo e devoção / buscava tua bem aventurada Mãe,  / por todos os rincões teu corpo, / quando mereceu receber do Anjo o anúncio  / para que não mais chorasse, / pois estavas já ressuscitado...” (Liturgia Pascal Bizantina)
T. A presença de Maria no Mistério do Cristo Ressuscitado (...) propõem  uma união indissolúvel da Mãe de Deus com o triunfo de seu Filho.
L. “Porque na Ressurreição de Jesus Cristo, teu Filho, encheste de alegria a Santíssima Virgem e premiaste maravilhosamente sua fé; ela havia concebido o Filho crendo, e , crendo esperou sua Ressurreição; forte na fé, contemplou o dia da Luz e da Vida, na que, dissipada a noite da morte, o mundo inteiro alegrou-se e a Igreja nascente, ao ver  novamente o seu Senhor imortal, se alegrou entusiasmada”. (Liturgia Pascal Bizantina)
T. A alegria da Virgem na Páscoa,  é a alegria da Igreja que se exulta pelo triunfo de Cristo e encontra a cada ano, no Mistério Pascal, a fonte de seu regozijo, de sua esperança e de seu empenho.
Oração pessoal

Liturgia do dia / Reflexão e Partilha
Preces espontâneas:
Canto: Quem disse que não somos nada/ Quem disse que não somos nada, que não temos nada para oferecer. / Repare as nossas mãos abertas, trazendo as ofertas do nosso viver. (bis)
1. A fé do homem peregrino que busca um destino, um pedaço de chão. / A luta do povo oprimido, que abre caminho, transforma a nação. /:Ô, ô, ô, recebe, Senhor!:/
2. Coragem de quem dá a vida seja oferecida neste vinho e pão./ É força que destrói a morte e muda a nossa sorte, é Ressurreição. /:Ô, ô, ô, recebe, Senhor!:/
Rito de comunhão (opcional).
Oração pós-comunhão: A partir da convicção de que a vida venceu a morte, somos chamados diariamente a continuar a missão de Jesus no mundo. Somos os trabalhadores na messe, servindo aos outros e construindo a vida, por Cristo Nosso Senhor.
Bênção do Santíssimo
Despedida: Permanece conosco Senhor, e nos guie neste tempo pascal e em todos os tempos. Cantemos:
R. Eis, que faço nova todas as coisas,/ Que faço nova todas as coisas,/ Que faço nova todas as coisas.:/(2x)
1-É vida que brota da vida/ É fruto que cresce do amor/ É vida que vence a morte/ É vida que vem do senhor. R.
2-Deixei o sepulcro vazio/ A morte não me segurou/ A pedra que então me prendia/ No terceiro dia rolou. R.
3-Eu hoje me dou vida nova/ Renovo em ti o amor/ Me dou uma nova esperança/ O que era velho passou. R.
Ave Maria...

CONSAGRAÇÃO A NOSSA SENHORA: Ó, Minha Senhora e também minha mãe
Eu me ofereço, inteiramente todo a vós. E em prova da minha devoção eu hoje vos dou meu coração.
Consagro a vós meus olhos, meus ouvidos, minha boca. Tudo o que sou, desejo que a vós pertença. Incomparável mãe, guardai-me e defendei-me, Como filho e propriedade vossa, Amém!


Em Nome do Pai, do filho e do Espírito Santo. Amém!!!  Louvado N. S. Jesus Cristo...