sábado, 10 de maio de 2014

MARIA, NOSSA MÃE (MÊS DE MAIO) - HOMENAGEM AS MÃES

“Eles não têm mais vinho!” (Jo 2,3)



Canto de Entrada: Maria de Nazaré, Maria me cativou/ Fez mais forte a minha fé / E por filho me adotou/ As vezes eu paro e fico a pensar/ E sem perceber, me vejo a rezar/ E meu coração se põe a cantar/ Pra Vigem de Nazaré/ Menina que Deus amou e escolheu/ Pra mãe de Jesus, o Filho de Deus/ Maria que o povo inteiro elegeu/ Senhora e Mãe do Céu/Ave - Maria (3X), Mãe de Jesus!

Anim.: Irmãs e irmãos, é uma alegria nos reunirmos neste mês dedicado a Maria e as vésperas do dia das mães, para como filhos e filhas, aprender cada vez mais a realizar o projeto de seu Filho Jesus. Iniciemos confiantes na força da oração:
T: Senhor, vós nos dissestes: “Onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome, eu aí estarei” (Mt 18,20). Por isso estamos aqui reunidos em vosso nome e cremos na vossa presença entre nós. Em nome do Pai, em nome do Filho...

TEXTO BÍBLICO
Anim.: Ouviremos um trecho do evangelho segundo João, que nos leva a entender o papel de Maria em nossa vida cotidiana.
T.: Queremos ouvir vossa Palavra, Senhor, para que nosso coração possa cada vez mais se encher de vossa santa alegria e força, diante das adversidades da vida.

Leitor proclama a Palavra (Jo 2,1-11).

REFLEXÃO E PARTILHA
L1 (Leitor 1): Jesus, verdadeiro homem e verdadeiro Deus, vivia uma vida como a nossa. Estava numa festa de casamento onde faltou vinho, sinal de alegria. Na época, a falta de vinho e de alegria era uma vergonha.
L2: Quantas vezes nos falta a alegria de servir a Deus... Acostumamo-nos a cuidar das coisas do Senhor e esquecemos de estar mais junto do Senhor das coisas.
L3: Devemos confiar na intercessão de Maria, que diz a Jesus: “Eles não têm mais vinho”. E ouvir a doce voz de Mãe a nos pedir a obediência: “Fazei tudo o que Ele vos disser”.
T.: Eis-nos aqui, Jesus! Queremos fazer tudo o que o Senhor nos disser!
Anim.: A partir da Palavra, em silêncio, vamos meditar sobre como esta semente pode fecundar em nosso coração. Depois, cada pessoa é convidada a partilhar a vida.
Questão para refletir e partilhar: onde tem faltado “vinho” em nossa vida?

ORAÇÃO CONCLUSIVA
Anim.: Que mãe não conhece o sofrimento do filho? Que mãe não se preocupa com sua dor? Maria é nossa Mãe, sabe do que precisamos e intercede por nós junto ao seu Filho. Por isso, vamos fazer os nossos pedidos a Deus por intercessão de Maria. A cada prece responderemos:
T: Maria, nossa mãe, intercede a Deus por nós!
(Concluir com Pai Nosso e 10 Ave-Maria)
Canto: Maria que eu quero bem, Maria do puro amor/ Igual a você, ninguém/ Mãe pura do meu Senhor/ Em cada mulher que a terra criou/ Um traço de Deus Maria deixou/ Um sonho de Mãe Maria plantou/ Pro mundo encontrar a paz/ Maria que fez o Cristo falar/ Maria que fez Jesus caminhar/ Maria que só viveu pra seu Deus/ Maria do povo meu/Ave - Maria (3X), Mãe de Jesus!

Anim.: Agradecidos e confiantes rezemos ao Pai por todas a mães da comunidade:
T: Pai, tu, sendo Deus, quiseste mostrar entre nós tua face materna... Por isso criaste todas as mães!  Peço-te por minha mãe,  sinal concreto e visível de teu amor entre nós.  Multiplicai os seus dias  em nosso meio! Acompanha-a em todo riso e em toda lágrima, todo trabalho e toda prece, todo dia e toda noite! Que tua bênção cubra de luz a vida de minha mãe para que, inundada de ti, ela seja sempre mais Presença do divino em minha vida. Amém!

Canto Final
1.      Eu era pequeno, nem me lembro/ Só lembro que à noite, ao pé da cama/ Juntava as mãozinhas e rezava apressado/ Mas rezava como alguém que ama/ Nas Ave - Marias que eu rezava/ Eu sempre engolia umas palavras/ E muito cansado acabava dormindo/ Mas dormia como quem amava
Refrão: Ave - Maria, Mãe de Jesus/ O tempo passa, não volta mais/ Tenho saudade daquele tempo/ Que eu te chamava de minha mãe/ Ave - Maria, Mãe de Jesus/ Ave - Maria, Mãe de Jesus.
2.      Depois fui crescendo, eu me lembro/ E fui esquecendo nossa amizade / Chegava lá em casa chateado e cansado/ De rezar não tinha nem vontade/ Andei duvidando, eu me lembro/ Das coisas mais puras que me ensinaram/ Perdi o costume da criança inocente/ Minhas mãos quase não se ajuntavam.

3.      O teu amor cresce com a gente/ A mãe nunca esquece o filho ausente/ Eu chego lá em casa chateado e cansado/ Mas eu rezo como antigamente/ Nas Ave - Marias que hoje eu rezo/ Esqueço as palavras e adormeço/ E embora cansado, sem rezar como eu devo/ Eu de Ti Maria, não me esqueço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário