segunda-feira, 4 de março de 2013

MOMENTO DE LOUVOR E ADORAÇÃO - QUARESMA


I - ABERTURA
- Vem, ó Deus da vida, vem nos ajudar (bis)
 Vem, não demores mais, vem nos libertar! (bis)

- Glória ao Pai, ao Filho e ao Santo Espírito. (bis)
 Glória a Trindade Santa, glória ao Deus bendito. (bis)

- Em nome de Cristo, eu insisto, irmãos, (bis)
Que vocês não recebam sua graça em vão!(bis)

- Ao Senhor voltemos, bem de coração, (bis)
 Que ele nos converta pelo seu perdão!(bis)

II – EXPOSIÇÃO DO SANTÍSSIMO
Vem Senhor Jesus, o coração já bate forte ao te ver a tua graça hoje eu quero receber, sem a benção do Senhor, não sei viver. Vem Senhor Jesus, olhar o povo ao teu redor, me faz lembrar, a multidão lá no caminho a te esperar, vem ó Santo de Israel, passar também neste lugar./ É o Rei, a nossa frente está. É feliz quem o adorar. É Jesus, o nosso Mestre e Rei, bem aqui tão perto se deixa encontrar. //Diante do Rei dos reis, todo joelho se dobrará//(bis).

Anim.: Graças e louvores... (3x)
ORAÇÃO PESSOAL - SILÊNCIO

Recordação da Vida: a liturgia celebra a vida; é memória de Deus com o seu povo; trazemos a vida, fatos significativos ou pessoas.

III – ORAÇÃO
Anim.: Irmãs rezemos ao Senhor, nesta tarde pedindo-lhe que:

L1: Toque meus lábios. Meus lábios que tantas vezes se abrem para Te louvar, bendizer, glorificar. Que Te confessam com Deus verdadeiro; que Te cantam com júbilo, que Te exaltam com vigor.
- Mas, às vezes, estes mesmos lábios Te traem, quando ferem, magoam, caluniam meus irmãos e irmãs.
Cantado: Tende piedade, tende piedade, tende piedade de nós, ó Senhor! Tende piedade, tende piedade, vosso povo é santo, mas também é pecador.
 
L2: Abra meus olhos. Meus olhos que muitas vezes contemplam a obra da criação, a beleza de todas as criaturas, a beleza que resplandece no rosto e no coração das pessoas.
- Eu olho, Senhor, mas por vezes sinto meus olhos pequenos demais para ver além das coisas, dos fatos e das pessoas. Sinto que, muitas vezes o essencial me escapa...
Cantado: Tende piedade, tende piedade, tende piedade de nós, ó Senhor! Tende piedade, tende piedade, vosso povo é santo, mas também é pecador.

L3: Desperte meus ouvidos. Meus ouvidos que ouvem a sonora melodia da natureza, o cantar alegre vibrante dos pássaros, o murmúrio das águas, a voz suave da mãe que embala seu bebê, o som engasgado do idoso que ainda tem um saber a transmitir...
- Desperte meus ouvidos, Senhor, para que eu ouça o grito de tantas vozes que chamam para serem ouvidas. Clamam por justiça, por dignidade, por paz, por compreensão... Dá-me, Senhor, ouvidos que ouçam as vozes que clamam através do silêncio como resignação, do silêncio porque deixaram de acreditar e desistiram de fazer ouvir sua voz...
Cantado: A tua ternura Senhor vem me abraçar/ E a tua bondade infinita me perdoar/ vou ser o seguidor e te dar o meu coração eu quero sentir o calor de tuas mãos...

L4: Unja minhas mãos. Minhas mãos que muitas vezes se abrem, se estendem, vão ao encontro do outro para erguer, para socorrer, para abraçar, para apoiar, para abençoar...
- Mas, por vezes, minhas mãos também se fecham para reter, se negam para ajudar ou se erguem para apontar culpados e condenar...
Cantado: Tende piedade, tende piedade, tende piedade de nós, ó Senhor! Tende piedade, tende piedade, vosso povo é santo, mas também é pecador.

L5: Conduza meus passos. Muitas vezes meus passos me levam pelos becos das favelas, pelas subidas e descidas dos morros, indo ao encontro dos meus irmãos e irmãs que retratam a tua face sofredora.
- Mas, por vezes, meus passos não dão conta de me levar ao encontro da minha irmã, e do meu irmão que compartilha comigo do mesmo teto, do mesmo espaço físico.
Cantado: Tende piedade, tende piedade, tende piedade de nós, ó Senhor! Tende piedade, tende piedade, vosso povo é santo, mas também é pecador.

L5: Habitai meu coração. Meu coração que muitas vezes palpita ao ritmo do Teu amor, da Tua presença. Meu coração que ama, que deseja sinceramente amar de forma incondicional a todos, que perdoa e busca o perdão, que deseja o bem, faz o bem e reconhece o bem.
- Mas por vezes, este mesmo coração não acolhe o Teu amor, cede à tentação de se fechar em si mesmo, dá espaço ao desamor, deixa que o ódio, a tristeza e o egoísmo sejam a marca predominante nos relacionamentos...
Cantado: Jesus, manda teu espirito para transformar meu coração(2x)

Anim.: Senhor! Meu ser inteiro Te glorifica:

Cantado: Senhor eu sei que é Teu este lugar/ Todos querem Te adorar/ Toma tua direção/ Senhor vem ó Santo Espírito/ os espaços preencher/ Reverência a Tua voz vamos fazer

Podes Reinar/ Senhor Jesus oh sim,/ O Teu poder teu povo sentirá/ Que bom Senhor/ Saber que estás presente aqui/ Reina Senhor neste lugar

Visita cada irmão oh meu Senhor,/ Dá-lhe paz interior,/ E razões pra Te louvar/ Desfaz todas as tristezas/ incertezas desamor/ Glorifica o Teu nome oh meu Senhor.

Anim.: Graças e louvores... (3x)
ORAÇÃO PESSOAL - SILÊNCIO

IV – LITURGIA DA PALAVRA DO DIA – SILÊNCIO – PARTILHA

V – ORAÇÃO CF/2013
Pai santo, vosso Filho Jesus, conduzido pelo Espírito e obediente à vossa vontade, aceitou a cruz como prova de amor à humanidade. Convertei-nos e, nos desafios deste mundo, tornai-nos missionários a serviço da juventude.
L1: Para anunciar o Evangelho como projeto de vida,
T: Enviai-nos, Senhor;
L2: Para ser presença geradora de fraternidade,
T: Enviai-nos, Senhor;
L3: Para ser profetas em tempo de mudança,
T: Enviai-nos, Senhor;
L4: Para promover a sociedade da não violência,
T: Enviai-nos, Senhor;
L5: Para salvar a quem perdeu a esperança,
T: Enviai-nos, Senhor;
L6: Para...


Canto: Sei que perguntas, juventude, de onde veio/ Teu belo jeito sempre novo e verdadeiro./ Eu fiz brotar em ti desde o materno seio (Cf. Jr 1,5)/ Essa vontade de mudar o mundo inteiro.
Estou aqui, meu Senhor, sou jovem, sou teu povo!/ Eu tenho fome de justiça e de amor,/ Quero ajudar a construir um mundo novo./ Estou aqui, meu Senhor, sou jovem, sou teu povo!/ Para formar a rede da fraternidade,/ E um novo céu, uma nova terra, a tua vontade./ Eis-me aqui, envia-me Senhor! (2x)

Anim.: Graças e louvores... (3x)

ORAÇÃO PESSOAL - SILÊNCIO

VII – BENÇÃO DO SANTÍSSIMO

CANTO FINAL: Nossa Missão

Desde o ventre da minha mãe, já me conhecia/ antes que eu nascesse/ Jesus me escolheu,/ hoje a minha vida,/ é para o seu louvor./ Sigo anunciando o seu eterno amor./

Aonde mandar eu irei/ seu amor eu posso ocultar/ quero anunciar para o mundo ouvir/ que Jesus é o nosso Salvador (2x).

Grato eu estou Senhor, porque me confiaste/ a missão de proclamar o seu eterno amor./ Mesmo sendo tão pequeno, me deste autoridade,/ de em teu nome anunciar a paz e a liberdade.