quinta-feira, 31 de março de 2011

ESPIRITUALIDADE A SEIVA DA VIDA E DA MISSÃO



QUEM ESTÁ UNIDO A JESUS PRODUZ FRUTO 1 «Eu sou a verdadeira videira, e meu Pai é o agricultor. 2 Todo ramo que não dá fruto em mim, o Pai o corta. Os ramos que dão fruto, ele os poda para que dêem mais fruto ainda. 3 Vocês já estão limpos por causa da palavra que eu lhes falei. 4 Fiquem unidos a mim, e eu ficarei unido a vocês. O ramo que não fica unido à videira não pode dar fruto. Vocês também não poderão dar fruto, se não ficarem unidos a mim. 5 Eu sou a videira, e vocês são os ramos. Quem fica unido a mim, e eu a ele, dará muito fruto, porque sem mim vocês não podem fazer nada. 6 Quem não fica unido a mim será jogado fora como um ramo, e secará. Esses ramos são ajuntados, jogados no fogo e queimados.»


O FRUTO DO DISCÍPULO É O AMOR 7 «Se vocês ficam unidos a mim e minhas palavras permanecem em vocês, peçam o que quiserem e será concedido a vocês. 8 A glória de meu Pai se manifesta quando vocês dão muitos frutos e se tornam meus discípulos. 9 Assim como meu Pai me amou, eu também amei vocês: permaneçam no meu amor. 10 Se vocês obedecem aos meus mandamentos, permanecerão no meu amor, assim como eu obedeci aos mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor. 11 Eu disse isso a vocês para que minha alegria esteja em vocês, e a alegria de vocês seja completa. 12 O meu mandamento é este: amem-se uns aos outros, assim como eu amei vocês. 13 Não existe amor maior do que dar a vida pelos amigos. 14 Vocês são meus amigos, se fizerem o que eu estou mandando. 15 Eu já não chamo vocês de empregados, pois o empregado não sabe o que seu patrão faz; eu chamo vocês de amigos, porque eu comuniquei a vocês tudo o que ouvi de meu Pai. 16 Não foram vocês que me escolheram, mas fui eu que escolhi vocês. Eu os destinei para ir e dar fruto, e para que o fruto de vocês permaneça. O Pai dará a vocês qualquer coisa que vocês pedirem em meu nome. 17 O que eu mando é isto: amem-se uns aos outros.»

PARTICIPANTES DA VIDA DA TRINDADE É inerente à natureza humana ser participante da vida da Trindade. Jesus compara o povo a uma videira: o Pai é o agricultor. Jesus é o tronco e nós os ramos. A “seiva” é o Espírito que o tronco (Jesus) comunica aos ramos (nós) para darem frutos. Somos o prolongamento de Cristo. O ramo desconectado do tronco, morre. O Pai poda os ramos com a finalidade de produzirem mais frutos. Ele ensina como viver na comunidade cristã a presença do Senhor e como, com Ele viver o Reino de Deus, produzindo frutos agradáveis. Jesus é o “sujeito” da nossa ação: “sem mim, nada podeis fazer”. Jesus é a “pedra angular”, sobre a qual se edifica toda a história da humanidade.Unidos a Jesus somos transformados pela seiva que Ele nos comunica. Com Jesus, por Jesus e em Jesus levamos à plenitude Sua obra, produzindo bons frutos: do amor, da fraternidade, da solidariedade, da justiça, da paz, da obediência à Sua palavra… Jesus lança o convite: “permanecei em meu amor”. A eficácia do nosso testemunho nasce da comunhão com Ele. Vivemos a tentação de sermos independentes e auto-suficientes. Jesus, porém, afirma que não basta sermos “ramos”. É preciso ser “ramo” unido a Ele para dar frutos, conforme o desejo do agricultor. A “seiva” é o espírito e vida. Quem vive enraizado no coração da Trindade, participa e se alimenta da seiva do amor e da misericórdia. A comunhão de vida se expressa através de gestos de amor, De fraternidade, De misericórdia, De solidariedade, Da capacidade de suportar “podas”, tais como: sofrimentos, frustrações, fraquezas, perdas, incompreensões.

EXERCÍCIO Compare sua vida com os ramos de uma videira. Contemple a qualidade dos “ramos”. Verifique se há ramos cortados, secos, brotos novos, ramos que necessitam de cuidados especiais, ramos murchos ou contaminados. Perceba o quanto você permite que Deus tome conta de sua “videira”, Faça as podas necessárias e trabalhe nela.

quarta-feira, 30 de março de 2011

CONHECENDO A BÍBLIA


O que é Bíblia?
A Bíblia é o nosso livro sagrado. Nela, Deus revela um rosto de Pai e Mãe, amigo e companheiro, mas também firme na defesa dos pequenos.
A Bíblia é sagrada não só para nós, cristãos, mas: também para os judeus. Outros grupos religiosos também amam e lêem muito a Bíblia.
Cada religião tem seu livro sagrado, o álbum onde vê o rosto de Deus. Os muçulmanos, por exemplo, têm o Alcorão, os mórmons têm o Livro dos Mórmons, os hindus têm os Vedas, etc.
A Bíblia é mais que um livro. É uma coleção de livros reunidos num único volume. Eles contém a história, a sabedoria e a oração de um povo que aprendeu a reconhecer o rosto de Deus na vida. Os livros da Bíblia estão organizados em duas partes: o Antigo Testamento (ou Primeira Aliança) e o Novo Testamento (ou Nova Aliança).

Saboreando a Bíblia:
• Escolher um lugar tranqüilo e confortável. Colocar uma música de fundo. Fazer um círculo sentado.
• A Bíblia passa de mão em mão, sem pressa. Cada um pega com amor, folheia em silêncio, contempla com as mãos e olhos as letras, as folhas, a capa... Antes de passar para o seguinte, o catequista fala com Deus no coração, agradecendo pelo presente que é a Bíblia.
• Enquanto isso, ô grupo canta algum canto cujo tema seja a Bíblia, como: "Toda Bíblia é comunicação"

ANTIGO TESTAMENTO
O AT (Antigo Testamento) é a primeira e maior parte da Bíblia. Contém 46 livros. Eles estão agrupados em quatro grupos menores:
• Pentateuco: o principal assunto é a formação do povo hebreu, desde as origens da humanidade até o momento da Aliança com Deus.
• Livros Históricos: falam sobre a vivência da Aliança na história do povo, os erros do passado e os projetos para o futuro.
• Livros sapienciais: são poemas, orações, hinos, reflexões e ditos populares que revelam a sabedoria adquirida pelo povo na Busca da felicidade.
• Livros Proféticos: os profetas vivenciam os acontecimentos e apontam as infidelidades do povo ao projeto de Deus, chamando à conversão.

NOVO TESTAMENTO
O NT (Novo Testamento) contém 27 livros nascidos da experiência com Jesus ressuscitado feita pelas primeiras comunidades. São:
• Evangelhos: contam a experiência dos discípulos com Jesus de Nazaré, o anúncio da Boa Notícia do Reino, bem como a morte e ressurreição de Jesus. Os Atos dos Apóstolos contam fatos da vida das primeiras comunidades.
• Cartas Paulinas: coleção escrita pelo apóstolo Paulo e por discípulos dele, visando responder a problemas bem concretos das comunidades.
• Carta aos Hebreus: um texto catequético que aprofunda a identidade de Jesus e sua missão.
• Cartas Católicas: endereçadas às comunidades em geral para ajudá-las a viver melhor a fé no Deus de Jesus. Católica é uma palavra que quer dizer universal.
• Apocalipse: uma reflexão critica sobre a época das primeiras comunidades escrita em linguagem simbólica para despistar os perseguidores.

(ECOANDO – Formação interativa com Catequistas – Ano 1 – nº 1)