quinta-feira, 31 de março de 2011

ESPIRITUALIDADE A SEIVA DA VIDA E DA MISSÃO



QUEM ESTÁ UNIDO A JESUS PRODUZ FRUTO 1 «Eu sou a verdadeira videira, e meu Pai é o agricultor. 2 Todo ramo que não dá fruto em mim, o Pai o corta. Os ramos que dão fruto, ele os poda para que dêem mais fruto ainda. 3 Vocês já estão limpos por causa da palavra que eu lhes falei. 4 Fiquem unidos a mim, e eu ficarei unido a vocês. O ramo que não fica unido à videira não pode dar fruto. Vocês também não poderão dar fruto, se não ficarem unidos a mim. 5 Eu sou a videira, e vocês são os ramos. Quem fica unido a mim, e eu a ele, dará muito fruto, porque sem mim vocês não podem fazer nada. 6 Quem não fica unido a mim será jogado fora como um ramo, e secará. Esses ramos são ajuntados, jogados no fogo e queimados.»


O FRUTO DO DISCÍPULO É O AMOR 7 «Se vocês ficam unidos a mim e minhas palavras permanecem em vocês, peçam o que quiserem e será concedido a vocês. 8 A glória de meu Pai se manifesta quando vocês dão muitos frutos e se tornam meus discípulos. 9 Assim como meu Pai me amou, eu também amei vocês: permaneçam no meu amor. 10 Se vocês obedecem aos meus mandamentos, permanecerão no meu amor, assim como eu obedeci aos mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor. 11 Eu disse isso a vocês para que minha alegria esteja em vocês, e a alegria de vocês seja completa. 12 O meu mandamento é este: amem-se uns aos outros, assim como eu amei vocês. 13 Não existe amor maior do que dar a vida pelos amigos. 14 Vocês são meus amigos, se fizerem o que eu estou mandando. 15 Eu já não chamo vocês de empregados, pois o empregado não sabe o que seu patrão faz; eu chamo vocês de amigos, porque eu comuniquei a vocês tudo o que ouvi de meu Pai. 16 Não foram vocês que me escolheram, mas fui eu que escolhi vocês. Eu os destinei para ir e dar fruto, e para que o fruto de vocês permaneça. O Pai dará a vocês qualquer coisa que vocês pedirem em meu nome. 17 O que eu mando é isto: amem-se uns aos outros.»

PARTICIPANTES DA VIDA DA TRINDADE É inerente à natureza humana ser participante da vida da Trindade. Jesus compara o povo a uma videira: o Pai é o agricultor. Jesus é o tronco e nós os ramos. A “seiva” é o Espírito que o tronco (Jesus) comunica aos ramos (nós) para darem frutos. Somos o prolongamento de Cristo. O ramo desconectado do tronco, morre. O Pai poda os ramos com a finalidade de produzirem mais frutos. Ele ensina como viver na comunidade cristã a presença do Senhor e como, com Ele viver o Reino de Deus, produzindo frutos agradáveis. Jesus é o “sujeito” da nossa ação: “sem mim, nada podeis fazer”. Jesus é a “pedra angular”, sobre a qual se edifica toda a história da humanidade.Unidos a Jesus somos transformados pela seiva que Ele nos comunica. Com Jesus, por Jesus e em Jesus levamos à plenitude Sua obra, produzindo bons frutos: do amor, da fraternidade, da solidariedade, da justiça, da paz, da obediência à Sua palavra… Jesus lança o convite: “permanecei em meu amor”. A eficácia do nosso testemunho nasce da comunhão com Ele. Vivemos a tentação de sermos independentes e auto-suficientes. Jesus, porém, afirma que não basta sermos “ramos”. É preciso ser “ramo” unido a Ele para dar frutos, conforme o desejo do agricultor. A “seiva” é o espírito e vida. Quem vive enraizado no coração da Trindade, participa e se alimenta da seiva do amor e da misericórdia. A comunhão de vida se expressa através de gestos de amor, De fraternidade, De misericórdia, De solidariedade, Da capacidade de suportar “podas”, tais como: sofrimentos, frustrações, fraquezas, perdas, incompreensões.

EXERCÍCIO Compare sua vida com os ramos de uma videira. Contemple a qualidade dos “ramos”. Verifique se há ramos cortados, secos, brotos novos, ramos que necessitam de cuidados especiais, ramos murchos ou contaminados. Perceba o quanto você permite que Deus tome conta de sua “videira”, Faça as podas necessárias e trabalhe nela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário