sábado, 30 de outubro de 2010

Madre Mary Marcelline.wmv

MADRE M. MARCELLINE FUNDADORA DAS IMSF

http://www.youtube.com/watch?v=_I8nA7ZHm9k

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

SER IGREJA HOJE

Jesus curou os doentes, alimentou os famintos, abençoou as crianças, perdoou os pecadores arrependidos, ensinou a verdade, denunciou as injustiças, se deu em alimento na EUCARISTIA etc...

E a Igreja como continuadora de Jesus tem essa grande missão: Servir a humanidade.


COMO A IGREJA SERVE?
São Paulo, na primeira carta aos coríntios, compara a Igreja como um corpo humano. “Assim como o corpo tem muitos membros, cada um tem uma função diferente, também a Igreja é o corpo de Cristo, do qual Jesus é a cabeça e nós somos os membros” (1Cor 12,12-27).


QUAL É A MISSÃO DA IGREJA?
A missão primordial da Igreja, isto é, a mais importante, é a EVANGELIZAÇÃO. A Evangelização nos leva a conhecer Jesus como o Senhor, aquele que nos revela o amor do Pai e nos comunica o seu espírito. A Evangelização nos dá uma visão de mundo onde deve imperar o amor, a caridade, a justiça, a paz. A evangelização leva a conscientização de que é responsabilidade de cada um de nós, cristãos, transformar o mundo através do amor, conforme Jesus ensinou.

O fundamento da evangelização e, portanto, da missão da Igreja, é, antes de tudo, o mandamento do Senhor: IDE, POIS, FAZEI DISCÍPULOS MEUS TODOS OS POVOS! (Mt28, 19).

E para realizar esta missão, a Igreja precisa ser e formar comunidade.

Dentro da comunidade o cristão terá condições de ter a catequese permanente que sua fé exige: o crescimento da sua vivência na fé, através do estudo, da prática de caridade e do culto.

Somente no seio da comunidade, o cristão vai encontrar forças para dar um testemunho autêntico da vida cristã.

Só assim conseguirá ser luz, sal e fermento na massa, transformando o mundo, evangelizando. Nessa imensa tarefa da Igreja, existem lugares reservados para todos os tipos de trabalhadores.Dos mais humildes aos mais estudados. Dos mais pobres aos mais ricos. Todos são muito importantes e imprescindíveis. Tenhamos a consciência de que existe uma tarefa para cada um de nós, na construção do Reno de Deus. Se deixarmos de realiza-la, ninguém pode fazer por nós. Fica o vazio criado por nossa omissão.

A missão da Igreja é tornar o projeto de Deus conhecido por todas as pessoas e povos das diversas nações, principalmente daquelas que ainda não o conhecem.

Esse anúncio deve penetrar também nos grupos que, por diversas e diferentes razões, ficam a margem da Igreja.

Toda a Igreja particular e as comunidades entre si devem pôr em comum seus recursos materiais humanos, como também seus conhecimentos, a serviço da difusão do evangelho no mundo inteiro. Chama-se isso de comunhão entre Igrejas, sem comunhão não há missão e vice-versa.

Pense, portanto, em sua comunidade e forme-a em função da missão. Tenha certeza que tudo será diferente: haverá novo otimismo, mais esperança, mais vibração. Você e sua comunidade se sentirão católicos de fato.

A Igreja toda é fortalecida e enriquecida na medida em que se abre a outros horizontes e realidades culturais, sociais e eclesiais, respeitando as culturas, e costumes de cada povo.