sexta-feira, 8 de julho de 2011

Jesus – Fonte de Vida (Retiro Vocacional para jovens)

Objetivos:
  • Conhecer e optar por Jesus
  • Propocionar uma experiência pessoal com Jesus Cristo
  • Rezar a história pessoal
  • Contemplar a profundidade das relações do cotidiano
  • Perceber, através da experiência de Deus Criador, o sentido da vida

 

 Retiro é tempo de:

 Encontrar-se com Deus, consigo mesma(o)

 Escutar o que Deus quer falar através dos meios que me propicia;

 Dialogar, colocar-me diante Dele como sou para falar e ouvir o que Ele tem a me dizer

 Silenciar, criar momentos de silêncio interior, deixar Deus falar ao meu coração;

 Parar, tirar tempo para ficar comigo e com Deus;

 Pedir a graça que mais preciso no momento em que estou;

 Louvar a Deus pela sua bondade e pelo seu amor infinito;

 Agradecer a Deus pela vida, pela família e por todos os motivos que tenho;

 Amar, fazer a experiência de amar e sentir-se amada(o), por Deus;

 Rezar é orar, é marcar um encontro com Deus através da oração;

 Contemplar é olhar a vida, a natureza, as pessoas, olhar para o próprio Jesus com o olhar de admiração, ternura, amor, encantamento;

Meditar é refletir a realidade presente e a realidade do tempo de Jesus;

É retornar a caminhada, à luz do Espírito de Deus e reassumir o compromisso batismal.

 

  
1. Introdução

 
Objetivo: Conhecer e optar por Jesus

 
Cenário: Poço, água, plantas, balde, fundo musical, pedras, corda, quadro de Jesus, peuumbra, frases na casa, lugar sagrado.

 
Acolhida: Sejam todas(os) bem-vindas e bem-vindos! É com alegria que acolhemos a cada uma e a cada um de vocês. Todos nós somos chamadas e chamados a uma vida nova, um tempo novo – Deus ama, chama e envia. Feliz de quem ouve o chamado e dá uma resposta positiva.

 Desejamos que este encontro renove a nossa fé e nos ajude a abrir o coração para discernir a vontade de Deus sobre nós: a nossa opção de vida, frente ao chamado, que Deus faz a cada um e a cada uma de nós.

 

  
Apresentação:

 Cada uma e cada um se apresenta, diz o lugar de onde veio, os motivos que a(o) trouxeram até aqui e, o que espera do retiro.

 O que você entende por retiro

 Quais são as expectativas que você traz para este retiro

 Após este momento de partilha, complementar com o texto:

 

  
O Retiro é:

 1. RE- VISÃO: ver de novo a Deus na caminhada que faço e nos acontecimentos.

 2. RE- COLHIMENTO: colher de novo os frutos da justiça, do amor,da fé, da esperança.

 3. RE- FLEXÃO:dobrar-se de novo diante da grandeza de Deus e a sua ação na história.

 4. RE- FORÇO:forçar de novo a entrada para dentro de si..

 5. RE- CONHECIMENTO: conhecer de novo a presença de Deus na vida.

 6. RE- AÇÃO: agir de novo e partir do novo começo.

 7. RE- CORDAÇÃO: fazer pensar de novo pelo coração, toda a vida do povo sofrido.

 8. RE- UNIÃO: unir de novo a comunidade.

 9. RE- CRIAR: criar de novo a vida como Deus sonhou.

 10.RE- TIRO: tirar de novo a água da fonte.

 

 
2. Dinâmica: Junto ao poço

 Comentário: Queridas(os) jovens, é com um profundo amor a jesus que queremos, neste momento, abrir o coração para experimentar daágua da vida, assim como a Samaritana que acreditou em jesus, mas foi ao encontro de outras pessoas para fazer a experiência do amor. A Samaritana perguntou: como é que tu, sendo judeu, pedes de beber a mim que sou samaritana. Jesus conseguiu seu primeiro objetivo, que era o de criar interesse e causar surpresa. Sua pessoa não passou despercebida. É como se ele abrisse uma perspectiva de vida até então impensável, mostrando um futuro que deve ser descoberto, mas que já exercia uma atração misteriosa naquele que está à procura de si mesmo.

 

 Canto:

 

Comentário: Jesus Cristo é a fonte viva da nossa vida. Cansado da viagem, Jesus sentou-se junto à fonte.

A água restaura, purifica, fecunda e revitaliza a vida.É no contato com a fonte e com a realidade da vida que se clarifica a visão e o foco. É próprio da natureza humana ser atraída pelo amor infinito que brota da fonte. A pessoa existe porque Deus a criou e a mantém na existência.

Para viver e agir necessita-se, continuamente, de beber na fonte. Somos convidadas(os) a permanecer na fonte, que é Jesus. Pois, “Sem mim nada podeis fazer e quem permanecer em mim dará muito fruto”.

Quem fica unido junto à fonte recebe a água. Esta impulsiona as energias da vida, dando equilíbrio aos sentimentos,iluminação à mente e firmeza à vontade de Deus que se apresenta como fonte de água viva, inesgotável de amor.

 

Evangelho de João 4, 4-38 (encenado)

 
Comentário: A Samaritana acredita em Jesus e por isso ela convida a cada participante para beber da água viva. Em um pequeno instante de silêncio, façamos a nossa conversa com Jesus. Nesse momento, Jesus e a Samaritana distribuem a água às jovens e aos jovens, num copinho.

 

Canto: És água viva

1 Eu te peço desta água que tu tens, és água viva meu Senhor. Tenho sede e tenho fome de amor e acredito nesta fonte de onde vens.

2. Se vens de Deus, se estás em Deus, também és Deus.e Deus contigo faz um só. Eu, porém, que vim da terra e volto pó, quero viver eternamente ao lado seu.

 És água viva, és vida nova e todo dia me batizas outra vez. Me fazes renascer, me fazes reviver.Eu quero água desta fonte de onde vens.

 

Comentarista: cansado da viagem, Jesus sentou-se junto à fonte.

O poço, na sociedade daquele tempo, era a fonte da vida, uma condição fundamental de sobrevivência. Jesus se antecipou indo ao poço, lugar do encontro com a Samaritana. Hoje, onde Jesus marca encontro com as(os) jovens.(deixar falar)

 Então chegou uma mulher da Samaria para tirar água do poço. Jesus a acolhe e estabelece um encontro profundo com ela.

 

Refrão: És água viva...

 
Comentário: “Jesus pediu: Dá-me de beber”. Sua conversa começa com um pedido. É como se Jesus dissesse: eu preciso de você, e de algo que só você pode fazer, é lógico que Jesus não pensava apenas na água terrena, mas Ele se aproveitou daquela circunstância para estabelecer um contato importante com a Samaritana. Ele pediu alguma coisa que aquela mulher tinha condição de fazer e de dar.

 
Canto: Bendito o poço (CD Pe. Loacir)

 

Comentário: Somos convidadas(os) a olhar para dentro de nós e nos perguntarmos: Senhor, que queres de mim Que queres que eu faça

Em silêncio, ao som de uma música, escutemos o que o Senhor tem a nos dizer:

Para saborear desta água que se encontra na fonte, é necessário mergulhar e voltar à nascente, que é Deus.

 

Oração Pessoal: Entrega a mensagem: beber da Fonte para um momento de oração pessoal. Cada uma e cada um elabora um mensagem ou uma oração por escrito e traz um símbolo forte para partilhar.

 

 Beber da Fonte

 Material: poço, balde, sandálias, copo, etc...

 

O poço um dia saiu de casa em busca de água. Água que pudesse matar minha sede, dizia ele. Andei muito. Eu queria achar um poço, mas na caminhada só encontrei poços de água rachados, vazios, falsos poços. Algo me dizia que eu iria encontrar verdadeira mina que nunca iria secar.

 
Andei. Andei muitos dias, meses, anos...Minhas sandálias se romperam, meus pés se feriram, o cansaço me tomou conta. Mas eu não desisti, não desanimei. Percorri vários lugares, cidades, campos, montanhas, planícies e a certeza crescia: Eu vou encontrar! Vou encontrar uma fonte que jorra do fundo....E com a sede que me devorava, andei, busquei intuindo que estava perto de chegar. E foi nessas andanças que, de repente, percebi que eu estava chegando em minha própria casa.

 
Meu coração bateu forte. Entrei sem demora. Correndo, desci ao porão, cavei a terra e uma surpreendente alegria me inundou:” Um poço muito fundo encontrei!” Uma mina, uma fonte que não vai secar. Destampei bem sua boca, olhei lá no fundo e gritei: “ Eu te achei!” E ele me respondeu no eco: Te achei. Eu gritei mais forte: Você está aí! E o eco respondeu: Sim, eu mesmo...te amo...Chorando de alegria gritei ainda mais forte: Te busquei muito- Eu te quero! E ele me respondeu: Te encontrei, te quero!

 
E foi ali, naquele momento, que a minha voz e o eco se confundiram. Meu corpo molhado da água se derramava, cantava e se identificava com o poço. E nasceu o encontro, a relação, o diálogo, o amor. A descoberta do poço, re-encontro comigo mesma(o). E a gente pode dizer, bem no fundo a uma só voz, o eco e a minha voz, “SOU EU” PORQUE O POÇO, É DEUS DENTRO DE MIM.

 
Essa fonte interior é a força que existe em mim e leva à abertura de nosso potencial infinito. A fonte, é Deus dentro de mim... Só olhando dentro de mim mesma(o) para verificar sua existência, um tesouro precioso dentro de mim, um vínculo direto com a infinita fonte de vida. Descobrir esse manancial e descobrir-me.

  
Aprofundando:

O que Deus quer me falar através deste texto?

Quais os sentimentos mais fortes que me envolveram?

Como me sinto após este momento de oração?

 

Vídeos: samaritana; Jesus de Montreal, país dos poços...

 

Aprofundar o vídeo em pequenos grupos e apresentar de forma criativa o que cada grupo entendeu.

 

Canto à escolha

 

Momento pessoal: Rezar com o texto; João 4,4-38

Procurar um símbolo que irá acompanhá-la/o durante todo o retiro

Responder: Qual a água que busco para saciar a minha sede?

Confronto entre a realidade da Samaritana e a realidade pessoal
Retomada: Eu, Jesus e o poço, a Samaritana...

 

Usando argila, modelar o que nasceu de novo em mim a partir do meu encontro no poço com Jesus - Música instrumental

 

Conclusão celebrativa:

Entrega uma folha em branco para cada participante e motiva para escrever uma carta pra Jesus com o pedido de perdão. Coloca uma música de fundo, desliga as luzes deixa uma penumbra.

Convida as/os participantes a criarem uma máscara com a folha de papel colocando o escrito virado para o rosto e dá um cordão para cada um amarrar a máscara no rosto de forma que ninguém veja o escrito. Todos começam a andar e observar as máscaras das/os colegas.
Faz um círculo em volta de um fogo, um por um tira a máscara e faz seu pedido de perdão e queima a máscara. Após cada dois ou mais pedidos, canta-se um refrão (após, pede para todos fecharem os olhos, e alguém unge cada um com óleo perfumado)

 

Cantar um hino de louvor a Deus pela graça do perdão. Neste momento todos se abraçam

 
Cantar a benção: Deus te abençoe, Deus te proteja, Deus te dê a paz, Deus te dê a paz

 

 3. Os trabalhadores da vinha: Mateus 20, 1- 16

 
Motivação: Jesus tem diversas formas de realizar o chamado para a pessoa ter mais vida. No texto da Samaritana, Ele passa por Samaria e usa como meio o poço.

Na parábola dos trabalhadores da vinha, o patrão chama os operários em momentos diferentes do dia e combina o salário que cada um deverá receber
Todos têm o mesmo direito de participar e ter condições dignas de vida. É um patrão que trata a todos com justiça.

 

Momento pessoal

Retomando o texto, responder as perguntas:

1. Com qual personagem do texto você se assemelha? Por quê?

2. Como você avalia a justiça do patrão?

3. Qual o comentário que você faz do versículo 16: ‘os primeiros serão os últimos e os últimos serão aos primeiros’?

 
Canto: Venham trabalhar na minha vinha

 

Oração Orientada: Carta a Jesus

 
Sugestão: se possível, iniciar este momento com um exercício de relax. Preparar o lugar sagrado, colocando em destaque as cartas (envelopes personalizados para todos/as). Orientador/a faz a motivação da carta de Jesus. Depois convida cada uma e cada um a buscar a sua carta, ler e medita-la pessoalmente.

  

 
Querido/a amigo/a,

Estou feliz em poder lhe dizer algumas coisas. Que esta carta a/o encontre feliz e cheia/o de minha paz. Espero logo, logo, atuar plenamente em sua vida. Terminou, enfim, o tempo da espera. Quero estar nos caminhos que você segue, e assim fazer-lhe companhia.
Antes de você se formar no seio de sua mãe, meu Pai a/o chamou e pronunciou o seu nome. Ele lhe preparou um caminho especial, uma missão que só você pode cumprir... Sim, o Pai e eu contamos com você para levar a minha Palavra e a minha Salvação a tantos que a esperam. E convido você para essa missão com todo amor; mas deixo-a/o livre na decisão.
Oxalá a sua resposta seja como o “SIM” de Maria, como o “SIM” de Paulo de Tarso, de Paulina e de tantas outras e outros que se colocaram inteira e alegremente a serviço do Reino.
Foi por amor que Eu escolhi você. Sabe, minha escolha, para muitos, é uma loucura, mas não para mim.
Quanto bem lhe desejo! Quanto bem lhe quero! “Uma mãe poderia esquecer-se de seu filho de peito, poderia esquecer-se do filho que leva em suas entranhas? Ainda que ela se esquecesse dele, Eu nunca me esquecerei de você...”(Isaías 49,15).

 • Preciso de sua voz para anunciar o Evangelho aos mais pobres.

 • Preciso de suas mãos para abençoar os que me esperam na fé.

 • Preciso de seus pés para chegar até os confins da terra.

 • Preciso de seu coração para amar com amor sem medida.

E, atenção para isso: não importa quem você foi, o que já aconteceu com você, por onde você andou e onde você está. Importa, sim, a sua resposta, a sua boa vontade em responder SIM com toda a alegria e generosidade. Até logo mais, amigo/a. Espero a resposta.

 Seu amigo, Jesus Cristo

 

Preces:

Conduzir esse espaço para que os/as jovens, após alguns instantes de interiorização, façam orações espontâneas de agradecimento, de pedido, de louvor, trazendo presente a sua vida ou das/os demais jovens.
Consciente de que Deus nos pede só o que podemos dar, vamos nos unir em forma de círculo colocando uma mão no coração e a outra no ombro da/o colega rezando... Pai Nosso...
  
Compromisso...

 

Bênção

 O Senhor esteja à nossa frente para nos mostrar o caminho.

 O Senhor esteja ao nosso lado para nos amparar nas dificuldades.

 O Senhor esteja dentro de nós para nos consolar quando estivermos tristes.

 O Senhor esteja conosco e com a sua Igreja, para que saibamos investir nossa vida na concretização do Reino de Deus entre nós.