quinta-feira, 6 de julho de 2023

FAMÍLIA: DOM DE DEUS, FORÇA TRANSFORMADORA PARA A SOCIEDADE


 

Encontro Celebrativo com as Famílias

1)      Canto de animação

Anim.: Em nome do Pai... (cantado)

Anim.: A graça e a Paz de Deus, nosso Pai, e de Jesus Cristo, Nosso Senhor, estejam convosco.

T: Bendito Seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

2)      Entrada da imagem da Sagrada Família

Anim.: Caríssimos irmãos e irmãs, a família recebeu pelo sacramento do matrimônio a graça de Cristo e uma vida nova, por isso tem importância particular para a Igreja como para a sociedade. Neste momento com alegria e cantando acolhamos a imagem da Sagrada Família...

Canto – Entrada da imagem da Sagrada Família

Anim.: Vamos neste nosso encontro invocar a benção do Senhor, pelos casais e famílias aqui presentes para que Deus  ilumine os casais na condução de suas famílias, para que nossas famílias possam sempre ser colaboradoras da graça e mensageiras da fé nas diversas circunstâncias da vida, e que possam proclamar com gestos e atitudes que Jesus é o centro de suas vidas...

L1: Possam nossas Famílias se deixar aquecer pelo gosto das coisas de Deus e se deixarem conduzir com a força do Espírito Santo na missão de educadoras na fé, harmonizando suas vidas com o Evangelho e assim serem testemunhas no mundo de hoje do amor de Cristo.  

L2: Que seja o Evangelho a força propulsora para a construção de uma sociedade mais justa, solidária e fraterna para a transformação das diversas estruturas da sociedade que nos desafia e nos coloca em atitude de constante alerta na nossa fidelidade ao Evangelho.

T: Senhor abençoa os casais aqui presentes para que, verdadeiramente, sejam testemunhas de um lar cristão, um lar onde Jesus Cristo é o referencial e centro da vida de seus filhos e filhas. Que em cada lar cresça o gosto pela construção do Reino de Deus na justiça, na fraternidade e na igualdade.

3)      Canto: Ilumina, Ilumina...

Anim.: Vamos neste nosso encontro refletir o tema: Família, Dom de Deus- Força Transformadora para a Sociedade.

L3: Vamos invocar a benção do Senhor, pelos casais aqui presentes para que cumpram com zelo apostólico a missão a eles confiada de educar na fé e no amor. O VI Sínodo dos Bispos nos diz: “ È vossa tarefa formar os homens para o amor e educá-los a agir com amor em todas as relações humanas, de modo que o amor fique aberto á comunidade inteira, permeado do sentido de justiça e de respeito para com os demais, cônscio da própria responsabilidade para com a  sociedade”.

Anim.: Unimo-nos à Igreja pedindo a Sagrada Família de Nazaré, modelo para os casais, o fortalecimento de sua missão e vocação como agentes importantes nas transformações sociais.

T: Oh, Deus, que na Sagrada Família nos deixastes um modelo perfeito de vida familiar vivida na fé e na obediência de Vossa vontade. Ajudai-nos a ser exemplo de fé e amor aos Vossos mandamentos. Socorrei-nos na nossa missão de transmitir a fé aos nossos filhos. Abri seu coração para que cresça neles a semente da fé que receberam no batismo. Fortalecei a fé dos nossos jovens, para que cresçam no conhecimento de Jesus. Aumentai o amor e a fidelidade em todos os casais, especialmente naqueles que passam por momentos de sofrimento ou dificuldade. Unidos com José e Maria, pedimo-Vos por Jesus Cristo vosso Filho, nosso Senhor. Amem. (Papa Bento XVI).

L4: A família pode e deve efetivamente, manifestar-se naquilo para a qual é vocacionada: ser a “ primeira escola daquelas virtudes sociais que são a alma da vida e do desenvolvimento da própria sociedade”, ser “ célula primeira da sociedade” e “ protagonista de uma autêntica política familiar”.

L1: A encíclica Gaudium et Spes acentua que matrimônio e família se inserem no contexto de uma sociedade. Por mais importante que seja “a função social da família não pode certamente fechar-se na obra procriativa e educativa...” Enquanto comunidade educativa, a família deve ajudar o homem a discernir a própria vocação e a assumir com empenho necessário para uma maior justiça, formando-o desde o início, para relações interpessoais, ricas de justiça e de amor.”

T: Abençoa Senhor as Famílias, Amém. Abençoa Senhor, a minha também. (2x)

4)      Acolhendo a Palavra de Deus

Anim.: Como família que busca na Palavra de Deus o alimento para a mística cristã que fortalece em nós a autenticidade na vivência do evangelho de Jesus Cristo, tornando visível o sinal de nossa fé ao mundo, vamos acolher no nosso meio, a Bíblia Sagrada. É a Palavra de Deus que aquece a chama do discipulado e da missão. Dela vamos retirar um texto que narra o início de vida de um casal: Uma festa de casamento. Prestemos atenção nas situações e sinais que este texto nos traz e quais as lições de vida para a vivência e convivência familiar. Vamos recebê-la cantando:

Canto – Entrada da Bíblia

L2: Leitura: Jo 2, 1-12

Momento de silêncio – reflexão e partilha

5)      Momento de oração

Anim.: Para que o Jubileu do nascimento de Cristo seja tempo de mudança,  a começar em nossas famílias. Por isso peçamos:

T: Sagrada Família, abençoai e santificai as nossas famílias!

L: Pelas famílias que vêm no diálogo à cura da maldade do mundo, rezemos:

L: Pelas famílias marginalizadas para que tenham sua dignidade respeitada e seus direitos valorizados, rezemos:

L: Para que nossas famílias sejam abençoadas e possam juntas levar o evangelho a todas as pessoas, rezemos:

L: Para que Cristo ensine-nos a partilhar o amor e o diálogo para que a nossa casa seja um lugar mais feliz, rezemos:

L: Para que nossas famílias consigam se manter firmes na fé, na unidade e no diálogo, rezemos:

Preces espontâneas... Encerrar com Pai Nosso e uma dezena do terço

6) Canto de animação

Consagração das Famílias a Sagrada Família

Oh! Jesus, Redentor nosso, que havendo vindo a iluminar ao mundo com a doutrina e com o exemplo, haveis querido passar a maior parte de vossa vida, humilde e sujeito a Maria e a José na pobre casa de Nazaré, santificando a aquela família que havia de ser o modelo de todas as famílias cristãs; acolhei benigno a nossa, que agora se dedica e consagra-se a vós.

Dignai-vos protegê-la, guardá-la e estabelecer nela vosso santo temor, com a paz e concórdia da caridade cristã, para que imitando o exemplo Divino de vossa família, possa alcançar toda inteira, sem faltar um só, a eterna bem-aventurança. Maria, Mãe de Jesus e Mãe nossa, com vossa piedosa intercessão fazei que seja aceitável a Jesus esta humilde oferenda, e obtende-nos sua graça e benção.

Oh! São José, custodio santíssimo de Jesus e de Maria, socorrei a nós com vossas preces em todas as necessidades espirituais e temporais, a fim de que em união com Maria e convosco, possamos bendizer eternamente a nosso Divino Redentor Jesus. Amém.

Sagrada Família, abençoai e santificai as nossas famílias!

7)    Bênção das Famílias

Anim.: O Senhor esteja conosco.

T: Ele está no meio de nós.

Anim.: A paz do Senhor reine em nossa família.

T: E o Senhor more em nosso coração.

Anim.: OREMOS: A vós, Deus Pai todo-poderoso, com fervor e humildade nos dirigimos, suplicando pela família. Abençoai-a e santificai-a. dignai-vos enriquecê-la com toda a sorte de bens. Concedei-lhe, Senhor, as coisas necessárias para que ela possa viver dignamente. Que vossa presença ilumine a vida e os caminhos destas famílias. E que, por vossa graça, ela corresponda em cada dia à vossa bondade, e vossos Santos Anjos guardem a todos. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

Anim.: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Canto final