sábado, 2 de novembro de 2013

ORAÇÃO EM FAMÍLIA - FINADOS

FÉ E VIDA PASSADA


Motivação: A fé não nasce do nada ou de uma adesão cega a uma verdade que nos supera ou a um mistério inalcançável, mas de uma constatação ou de uma leitura em profundidade da própria história, que vai além do elemento imediatamente visível para descobrir atrás dele uma presença que lhe dá um significado, uma lógica de coerência e providência... (CENCINI, Amedeo. Os sentimentos do Filho: caminho formativo na vida consagrada. São Paulo: Paulinas, 2002 – pág. 169).

Abertura
Vem, ó Deus da vida, vem nos ajudar! (bis)/ Vem, não demores mais, vem nos libertar! (bis)/ A ti, ó meu Deus, o teu povo canta, (bis)/ Ouves as suas preces na cidade santa (bis)/ Como é feliz quem vai habitar, (bis)/ Ó Pai, em tua casa, há de se alegrar! (bis)/ O descanso eterno dá-lhes, ó Senhor, (bis)/ Gozem eternamente do teu esplendor. (bis)

Recordação da vida (nome das pessoas que nos antecederam na Vida Eterna)

Oração:  Divino Salvador, bendigo todas vossas obras, recompensai de uma maneira digna de Vós a todos os que trabalham por vossa Glória, concedei a paz e a vida eterna a nossos irmãos mortos. Concedei também a vossos operários as graças que lhes são necessárias para a conversão dos pecadores, santificação dos justos e aumento de vossa cristã Família, a fim de que sejais conhecido e glorificado por todas as criaturas com Maria e José, e reinais em todos os Corações agora e sempre, Oh! Vós que viveis e reinais com Deus Pai, em unidade do Espírito Santo, por todos os séculos. Amém.

Hino
1.    A vida pra quem acredita,/ não é passageira, ilusão./ E a morte se torna bendita,/ porque é nossa libertação.
Nós cremos na vida eterna/ e na feliz ressurreição,/
Quando de volta a casa paterna/ com o Pai os Filhos se encontrarão.
2.    No céu não haverá tristeza,/ doença, nem sombra, nem dor,/ e o prêmio da fé é a certeza/ de viver feliz com o Senhor.
3.    O Cristo será, neste dia/ a luz que há em todos a brilhar,/ a Ele imortal melodia/ os eleitos hão de entoar.

Salmo 30
“O Deus de toda graça, depois de sofrerem um pouco, ele os restabelecerá e os confirmará com força e salvação” (1Pd 5,10) Deus não deixou seu Filho Jesus entregue ao poder da morte. Agradeçamos a ele por nos libertar após cada situação difícil. Ele cuida da vida dos seus filhos.

Cai à tarde, vem à noite/ a tristeza, o pranto, a dor;/ de manhã renasce o sol,/ novo dia, alegria!
1.    Senhor, grandes coisas direi eu de ti, porque me livraste e não permitiste que os maus rissem, fazendo pouco de mim!
2.    Senhor, eu por ti clamei e me curaste; minha vida, do lugar onde os mortos residem, só tu me tiraste e me libertaste!
3.    Cantai, santos todos, dia glória ao Senhor! Sua raiva é um momento e logo acabou; bondade, toda a vida perdura o amor!
4.    Seguro, eu dizia: Jamais tremerei! Favor, me cobriste de honra e poder. Teu rosto escondeste e eu me apavorei...
5.    Piedade, a meu Deus eu estou a implorar... vantagem, por acaso, na morte haverá?... O pó dos meus ossos irá te louvar?!...
6.    Senhor, piedade, vem me socorrer! Minha dor e meu pranto mudaste em prazer; teu nome para sempre eu irei bendizer!

Leitura Bíblica: liturgia do dia – partilha – refrões...

Cântico de Maria
Com Maria, a serva do Senhor e figura da Igreja, cantemos as maravilhas que o Senhor fez por nós por meio de Jesus Cristo, e façamos nosso o projeto de Deus.

1)   Com minha Mãe estarei, Na Santa glória um dia. Junto a Virgem Maria, no céu triunfarei.
            Ref.: No Céu!  No Céu!   Com minha mãe estarei. (2x)
2)   Com minha Mãe estarei, aos anjos me ajuntando/ Do Onipotente ao mando, Hosanas lhe darei.
3)   Com minha Mãe estarei, então coroa digna/ De sua mão benigna, feliz receberei.
4)   Com minha Mãe estarei, e sempre neste exílio/ De seu piedoso auxílio, com fé me valerei.

Preces
1.    Irmãs, ao cair a luz do dia, não se apague a luz de nossa fé que vigia e suplica:
Descanso eterno, dá-lhes, Senhor, da luz perpétua, o resplendor.
2.    Fica conosco, Senhor, porque o sol e a noite está chegando; acende a fé em nossos corações...
3.    Como semente jogada na terra, faze brotar em nós a vida que não morre nunca...
Preces espontâneas... Pai Nosso – 3 Ave Maria – Glória...

Oração
Senhor, Jesus Cristo, tu és a vida e Ressurreição! Afirmaste que na cada do Pai há muitas moradas. Confiando nesta tua palavra, te pedimos: acolhe todas as pessoas que morreram em tua amizade. Conduze-as para a luz santa prometida aos nossos pais e mães do passado, e faze-nos passar a todos da morte para a vida. Tu que vives e reinas pelos séculos dos séculos. Amém!

Bênção
O Deus dos vivos dê a vida aos nossos corpos mortais, agora e para sempre. Amém!
Que as nossas irmãs e irmãos falecidos, pela misericórdia de Deus, descansem em paz. Amém! Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo. Para sempre seja louvado!