quarta-feira, 30 de março de 2011

CONHECENDO A BÍBLIA


O que é Bíblia?
A Bíblia é o nosso livro sagrado. Nela, Deus revela um rosto de Pai e Mãe, amigo e companheiro, mas também firme na defesa dos pequenos.
A Bíblia é sagrada não só para nós, cristãos, mas: também para os judeus. Outros grupos religiosos também amam e lêem muito a Bíblia.
Cada religião tem seu livro sagrado, o álbum onde vê o rosto de Deus. Os muçulmanos, por exemplo, têm o Alcorão, os mórmons têm o Livro dos Mórmons, os hindus têm os Vedas, etc.
A Bíblia é mais que um livro. É uma coleção de livros reunidos num único volume. Eles contém a história, a sabedoria e a oração de um povo que aprendeu a reconhecer o rosto de Deus na vida. Os livros da Bíblia estão organizados em duas partes: o Antigo Testamento (ou Primeira Aliança) e o Novo Testamento (ou Nova Aliança).

Saboreando a Bíblia:
• Escolher um lugar tranqüilo e confortável. Colocar uma música de fundo. Fazer um círculo sentado.
• A Bíblia passa de mão em mão, sem pressa. Cada um pega com amor, folheia em silêncio, contempla com as mãos e olhos as letras, as folhas, a capa... Antes de passar para o seguinte, o catequista fala com Deus no coração, agradecendo pelo presente que é a Bíblia.
• Enquanto isso, ô grupo canta algum canto cujo tema seja a Bíblia, como: "Toda Bíblia é comunicação"

ANTIGO TESTAMENTO
O AT (Antigo Testamento) é a primeira e maior parte da Bíblia. Contém 46 livros. Eles estão agrupados em quatro grupos menores:
• Pentateuco: o principal assunto é a formação do povo hebreu, desde as origens da humanidade até o momento da Aliança com Deus.
• Livros Históricos: falam sobre a vivência da Aliança na história do povo, os erros do passado e os projetos para o futuro.
• Livros sapienciais: são poemas, orações, hinos, reflexões e ditos populares que revelam a sabedoria adquirida pelo povo na Busca da felicidade.
• Livros Proféticos: os profetas vivenciam os acontecimentos e apontam as infidelidades do povo ao projeto de Deus, chamando à conversão.

NOVO TESTAMENTO
O NT (Novo Testamento) contém 27 livros nascidos da experiência com Jesus ressuscitado feita pelas primeiras comunidades. São:
• Evangelhos: contam a experiência dos discípulos com Jesus de Nazaré, o anúncio da Boa Notícia do Reino, bem como a morte e ressurreição de Jesus. Os Atos dos Apóstolos contam fatos da vida das primeiras comunidades.
• Cartas Paulinas: coleção escrita pelo apóstolo Paulo e por discípulos dele, visando responder a problemas bem concretos das comunidades.
• Carta aos Hebreus: um texto catequético que aprofunda a identidade de Jesus e sua missão.
• Cartas Católicas: endereçadas às comunidades em geral para ajudá-las a viver melhor a fé no Deus de Jesus. Católica é uma palavra que quer dizer universal.
• Apocalipse: uma reflexão critica sobre a época das primeiras comunidades escrita em linguagem simbólica para despistar os perseguidores.

(ECOANDO – Formação interativa com Catequistas – Ano 1 – nº 1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário