segunda-feira, 5 de julho de 2010

REFLEXÃO: QUEM SOU EU?

O ponto de partida para o meu crescimento na busca da verdadeira felicidade, que está em Deus, é o conhecimento de mim mesma. É a partir desse conhecimento que eu vou me construindo, trabalhando e a graça de Deus jamais faltará.

Quando começa a minha desintegração. A minha infelicidade. Tenho que crescer na verdade estabelecendo um acordo entre o que eu sou e o que eu penso ser. Sou feliz, quando escolho autenticamente ser EU MESMA.

A verdade sobre mim mesma se dá em diversos níveis e se reflete nos gestos, palavras... Vamos ver que níveis são esses:

1) NÍVEL SEXUAL: todo ser humano nasce homem ou mulher. Ser homem é aceitar minha idade, tal como Deus me fez: homem ou mulher. Ser homem ou ser mulher são dois modos diferentes de “existir” e de “agir” como pessoa.

2) NÍVEL FÍSICO: Aceitando-me como mulher, (ou homem) tenho que aceitar o meu corpo, para que não fique desintegrada (o) e não caia em neurose. O corpo é uma dimensão fundamental da pessoa humana. E, se trata do corpo tal como ele é. Deus nos fez como obras únicas, originais, modelos exclusivos. Aceitar-se fisicamente, quer dizer aceitar o seu corpo como ele é.

3) NÍVEL AFETIVO EMOCIONAL: Cada pessoa, por ser única, tem modo próprio de reagir afetivamente, emocional e sexualmente, diante de um estimo qualquer. Estes sentimentos, emoções, despertados no ser humano, não são moralmente nem bons, nem maus, porque são “instintos” e fazem parte daquele mundo da nossa natureza. Pois bem, chamamos positivas aquelas emoções, afetos, reações que, quando surgem em nosso ser e colocadas em prática, nos constroem outros. Serão, pois, negativas aquelas emoções que experimentadas e colocadas em prática, não constroem numa linha de autenticidade e verdade. Para chegar à verdadeira transparência e autenticidade, poderíamos marcar os seguintes passos:

a) SENTIR o que acontece no próprio organismo.

b) PERCEBER, permitindo que a experiência (aquilo que se sentiu) chegue à consciência, tal como se está sentindo. E a percepção que constrói a verdadeira imagem de si.

c) ACEITAR, admitir o que está percebendo da própria experiência.

d) COMUNICAR, manifestar com liberdade (sem medo ou vergonha) a experiência que sentiu (ao menos com algumas pessoas amigas), sendo fiel na informação.

4) NÍVEL SÓCIO – FAMILIAR: Aceitar-se a si mesma não é tudo nesta caminhada para a felicidade. É preciso também assumir o ambiente familiar, do qual se procede. Não se envergonhar de nada e muito menos daqueles que nos deram a vida. Aceitar o nosso Pai e a nossa Mãe como eles são, com suas qualidades e também com suas falhas. Não é por puro caso que cada ser humano tem estes pais, estes irmãos, esta família. Tudo está dentro de uma vontade muito amorosa e Deus. Por isso, aceitá-los como eles são, acolhê-los, amá-los, perdoá-los será a melhor atitude para uma mentira a nível social.

5) NÍVEL ESPIRITUAL: O homem – a mulher – espiritual é aquela (e) que vive realmente como pessoa, possuindo-se a si mesmo(a) na verdade, construindo sua vida a partir dos valores evangélicos, e se coloca a serviço dos outros com alegria e gratuidade. Todos seus interesses, trabalho, estudo, política, afetividade, etc, estão sob a orientação de Jesus Cristo, resultado daí que toda a sua vida está em harmonia com o Plano de Deus. Algumas características espirituais sobressaem no ser humano:

a) O Centro de sua vida é Jesus Cristo.

b) Fortalecido pelo Espírito Santo, experimenta os seus dons: amor, alegria, paz, paciência, bondade, fidelidade, mansidão, etc. (Gl 5,22).

c) E um apóstolo: conduz a Jesus Cristo.

d) Possui uma vida de oração.

e) Sente-se Igreja e nela se engaja.

Fonte: J. Ramon F. Da Gigoña

Nenhum comentário:

Postar um comentário