segunda-feira, 26 de julho de 2010

CELEBRAÇÃO PARA ABERTURA DE RETIRO/ ENCONTRO


“Eu vou esperar você junto à rocha do Horeb” (Ex 17,6)

1. Invocação do Espírito Santo

L1: O retiro, todo retiro, por isso este que começa agora também, é um tempo cronológico, isto é, um tempo quantitativo. Ele começa, chega ao meio e se acaba; daí estamos num tempo no qual Deus nos visita de modo forte. Deus nunca vem de mãos vazias. Para receber a Deus, cada uma vai precisar de silêncio, profundo silêncio, exterior e interior. Cada uma vai precisar rezar muito, isto é, escutar a Deus e lhe falar também. Ninguém reza por que é capaz. É o Espírito Santo quem reza em nós e por nós. Invoquemo-lo.

Anim.: Cantando invoquemos a Trindade Santa...

Anim.: Deus-Pai, que nos reuniu, nos abençoe, afervore, acompanhe e sustente com sua graça, sua presença e sua ação toda poderosa e paterna estes 5 dias de encontro.
T.: Bendito seja Deus que nos consagrou como sinais e testemunhas de sua presença no meio do mundo.

Acende-se as velas

Anim.: Pela graça de estarmos mais uma vez todas juntas para o retiro, e desejarmos crescer em nossa humanidade!
T.: Graças a Deus!

L2: Pela graça e alegria de nossa fé, de nossa vocação, destes dias que vamos viver na escuta, na reflexão, no discernimento espiritual.
T.: Graças a Deus!

Momento de silêncio

Anim.: Cantar: linguagem espontânea da criatura humana. O canto eleva nossas palavras e sentimentos a um plano superior. Aviva a fé. Consola e fortalece. Fomos feitos para louvar.

Cantemos....

L3: Senhor, meu Deus, meu Pai Criador, eu vos amo. Sois minha força, minha rocha, meu refúgio. Enviai, em nome de vosso Filho Jesus, o vosso Espírito Santo de amor.
T.: Dai-nos, ó Deus, vosso Espírito Santo que nos guie para Vos encontrar na oração e no silêncio. Dai-nos, ó Deus, o vosso Espírito Santo para que nos guie para renovar nossa vida na profundidade de vossa verdade e de vosso amor.

Música para meditação - silêncio

Anim.: A Palavra de Deus é fonte de vida e salvação. Nela encontramos o caminho. Cantando vamos acolher a Palavra de Deus...
Cantemos...

2. Leitura bíblica: Ex 17,1-7

Música para meditação – silêncio

Anim.: O Espírito Santo é, no Povo de Deus, ao mesmo tempo, princípio de unidade e germe de catolicidade. Muitas nações e um só povo, muitos pedidos e um só amor de Deus. Apresentemos então a Deus nossos pedidos e preces...

Preces espontâneas

Anim.: E agora rezemos juntas:
T.: Ó Espírito Santo, iluminai o nosso coração para que nos conscientizemos da relação misteriosa e profunda que existe entre nós e Cristo, pois nele nos movemos, vivemos e somos. Pedimo-vos que nenhuma outra luz seja acesa em nós nestes dias a não ser Cristo, luz do mundo. Nenhuma outra verdade nos atraia, a não ser as Palavras do Senhor, nosso único mestre. Nenhuma outra inspiração nos guie, a não ser o desejo de sermos absolutamente fiéis a Ele. A Cristo, nosso princípio, nossa vida e nosso guia, nossa esperança e nosso fim, honra e glória pelos séculos. Amém.

L1: O Senhor esteja em nossos corações e em nossa vida.
T.: E ilumine com a verdade nossa mente e desvie de qualquer tropeço nossos passos no caminho traçado por seu amor.

3. Benção Final

L2: A bênção é um ardente desejo da fé de quem dá e de quem recebe de que Deus esteja presente em ambos. PRESENÇA: o que Deus é. E Deus é tudo ou precisa ser tudo em nossa vida. Deus esteja sempre agindo. AGIR: fazendo o que Deus pode. E Deus tudo pode fazer. A bênção é, também, compromisso de quem dá e de quem recebe de viver de tal modo que Deus SINTA-SE BEM na sua presença e na sua ação em ambos. BÊNÇÃO: ardente desejo da presença e da ação de Deus e comprometimento de vida santa para que Deus sinta-se bem na sua presença e na sua ação. Nesta perspectiva de ENTENDIMENTO, recebamos com fé a bênção de Deus.

Entra uma bacia com água enquanto cantamos...

Anim.: Deus, Pai, todo poderoso, porque sumamente bom, nos conceda uma fidelidade livre e alegre a ele que não falha e nos chamou à comunhão de seu Filho.
T.: Amém.

Anim.: Deus Filho, Jesus, cujo seguimento nos propusemos como realização pela de nossa vocação e missão, nos atraia e seduza, transformando-nos em sinais de sua presença.
T.: Amém.

Anim.: Deus Espírito Santo, luz, calor, fogo e amor, nos ilumine, aqueça e transforme com sua força divina, hoje, amanhã..., neste retiro e sempre.
T.: Amém.

Anim.: A bênção deste Deus todo poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo, desça sobre nós, confirme os nossos propósitos e permaneça para sempre.
T.: Amém.

Enquanto cantamos, tracemos o sinal da cruz tocando na água

L3: Voltemo-nos para Nossa Senhora, sinal seguro de esperança para todos os seus filhos e filhas, especialmente para os que sofrem e para os doentes. Que ela rogue por nós pecadores e nos ajude a ser fiéis até a morte. Rezemos...
T.: Salve, Rainha, Mãe...

Anim.: Fiquemos em paz e que a Sagrada Família esteja conosco durante estes dias.
T.: Amém!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário