terça-feira, 3 de agosto de 2010

HORA SANTA

VISITA A JESUS SACRAMENTADO


Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém (Cantado)

Exposição do Santíssimo – momento de silêncio (adoração pessoal) – fundo musical.

Dir.: Esta hora-santa será feita de oração de louvor, de entrega, de abandono, cânticos para que nosso Deus seja louvado, adorado e exaltado, e, silêncio para que escutemos o que Deus tem para nos falar e para que nós digamos a Ele o que esta no nosso coração. Queremos hoje louvar-vos e adorar-vos porque tu és o nosso Deus, o único Deus e somos tuas filhas. Queremos estar em contato, em harmonia, em diálogo, louvando e agradecendo pelo seu amor que nos salvou. Adoremos o Senhor em espírito e verdade, entreguemos em suas mãos o que somos e o que faremos.
Todos: Eu vos adoro, meu Deus e vos amo de todo o coração. Agradeço-vos por me terdes criado, feito cristã e ofereço-vos as minhas ações e fazei que sejam todas, segundo vossa santa vontade, para a maior glória vossa.

Dir.: Rezemos juntas a oração para a Ação:
T.: Senhor, dá-nos a sabedoria que julga do alto e vê longe. Dá-nos o espírito que omite o insignificante em favor do essencial. Ensina-nos a serenar-nos diante da luta e dos obstáculos e a prosseguir na fé, sem agitação, o caminho traçado por Ti. Dá-nos uma atividade serena que abrace a totalidade com uma visão unitária. Ajuda-nos a aceitar a crítica e a contradição. Faze que saibamos evitar a desordem e a dispersão. Que amemos todas as coisas juntamente contigo Ó Deus, fonte do ser, une-nos a Ti e a tudo que converge para a alegria e a eternidade Amém.

SILÊNCIO (fundo musical)

Ato Penitencial: Nesse momento vamos refletir sobre as nossas atitudes para com Deus e com o próximo e também as nossas omissões (pausa)... Confessemos os nossos pecados:
T.: Confesso a Deus todo-poderoso...

Dir.: Deus todo poderoso tenha compaixão de nós...

Dir.: Rezemos juntas:
T.: Pai, fonte de luz e calor, envia-nos tua palavra viva, e faze que a aceitemos sem medo e aceitemos ser abrasados por ela. Venha tua palavra, Senhor e, uma vez acendido em nossos corações teu fogo inextinguível, nós mesmos seremos portadores desse fogo uns para os outros. Transforma-nos, Senhor, em palavras quentes e luminosas, capazes de incendiar o mundo, para que cada homem possa sentir-se cercado pelas chamas infinitas de teu Amor. Amém.

Liturgia da Palavra do dia (leitura, salmo e evangelho)

SILÊNCIO PARA REFLEXÃO DA PALAVRA DE DEUS (fundo musical) PARTILHA
Oração Comunitária
1: Senhor, peco-vos a graça de saber unir as mãos de meus irmãos e equilibrar com harmonia: trabalho, descanso, estudo, oração e vida.
Todos: Senhor, atendei as nossas preces.

2: Senhor, que saibamos conduzir nossa vida com fé, amor, alegria e esperança, transformando cada dia num salmo de gratidão.
3: Senhor, ajuda-nos a fazer da nossa vida um altar do nosso trabalho, um gesto de redenção, da oração uma fortaleza
4: Senhor, um dos grandes sofrimentos do ser humano é sentir-se sozinho, inútil, abandonado.
5: Faz Senhor, que estejamos sempre atentas para acolher nosso irmão, nossa irmã e sejamos para eles, para elas alento e amor.
6: Senhor, fonte de vida, amor e santidade, ajuda-nos a trilhar sempre o caminho por vós Indicado, faz crescer em nós cada dia a fé, o amor ao próximo, e disponibilidade para te servir.
7: Senhor, faz com que a nossa vida seja uma caminhada de fé, esperança e amizade com Deus e com os irmãos. Que saibamos conduzir com amor a missão que Jesus nos confiou: "Vão pelo mundo afora anunciar a todos os povos".

Dir.: Rezemos juntas:
T.: Eu espero, meu Deus, com firme confiança, que, pêlos merecimentos de meu Senhor Jesus Cristo, nos dareis a salvação eterna e as graças necessárias para consegui-la, porque vos sois sumamente bom e poderoso.

Oração: Os que crêem
Lado 1: Felizes os que não te viram e creram em Ti.
Lado 2: Felizes os que não contemplaram teu semblante e confessaram tua divindade
L1: Felizes os que lendo o evangelho, reconheceram em Ti Aquele a quem esperavam
L2: Felizes os que, no segredo de seus corações, escutaram tua voz e responderam.
L1: Felizes os que, animados pelo desejo de tocar Deus, encontraram-Te no mistério.
L2: Felizes os que no momento de escuridão, aderiram mais fortemente a tua luz.
L1: Felizes os que desconcertados pela provação mantém sua confiança em Ti.
L2: Felizes os que. tendo a impressão de que estás ausente, continuam a crer em tua proximidade.
Todas: Felizes os que não te viram, mas vivem a firme esperança de te ver um dia. Amém.

CANTO - SILÊNCIO (fundo musical)

Dir.: Rezemos juntas:
T.: Ó Cristo, para poder servir-te melhor, dá-me um coração generoso Um grande coração para minha vida, que opte por aquilo que me leva para cima e não pelo que me desvia para baixo. Grande em meu trabalho: vendo nele não uma imposição, mas a missão que me confias. Grande no sofrimento: verdadeiro soldado de minha cruz, verdadeiro cireneu para a cruz dos outros. Grande no mundo: compreensivo com suas fragilidades, mas imune a suas máximas. Grande com os homens: leal para com todos, mas atento principalmente para com os pequenos e humildes. Um coração grande para comigo mesma: nunca centrado em mim, sempre apoiado em Ti: principalmente um coração grande para contigo, ó Meu Senhor, feliz de servir-te e servir a meus irmãos, todos os dias de minha vida. Amém.

Dir.: Quando Jesus se aproximava de Jericó, um cego estava à beira do caminho, pedindo esmolas. Ouvindo a multidão passar, ele perguntou o que estava acontecendo. Disseram-lhe que Jesus Nazareno passava por ali. Então o cego gritou.
Todos: Jesus, Filho de Davi, tem piedade de mim.

Dir.: As pessoas que iam na frente mandavam que ele ficasse quieto. Mas ele gritava mais ainda:
Todos: Filho de Davi, tem piedade de mim!

Dir.: Jesus parou, e mandou que levassem o cego até ele. Quando o cego chegou perto, Jesus perguntou.
Leitor: O que quer que eu faça por você?

Dir.: O cego respondeu:
T.: Senhor, eu quero ver de novo.

Dir.: Jesus disse:
Leitor: Veja. A sua fé curou você.

Dir.: No mesmo instante, o cego começou a ver e seguia Jesus, glorificando a Deus. Vendo isso, todo o povo louvou a Deus.
T.: A luz que venceu as trevas chegou para nos. E agora o nosso rosto brilha pelo esplendor de vossa luz. Senhor.

Dir.: Ao aproximar-se Jesus de Jericó, estava um cego sentado a beira do caminho, pedindo esmolas. Ouvindo-o passar, começou a gritar: "Jesus. Filho de Davi. tende compaixão de mim.
T.: Senhor, também nós somos cegas. Ficamos cegas pelo ódio e pelo racismo, pelas coisas vazias, pelo dinheiro gasto aos montes e pelo ócio. Somos cegas, Senhor, e não podemos ver o vosso sorriso e a vossa luz. E não nos aproximamos do vosso amor. Tende piedade de nós: fazei que os nossos olhos se abram.

SILÊNCIO (fundo musical)

Dir : Então Jesus disse ao cego: "Vê!"...
T.: Senhor eu vejo. Vejo com os vossos olhos, cheios de esperança ao homem. Vejo florescer o amor onde há ódio, vejo nascer o sorriso onde há dor, percebo a vossa mão que acaricia as crianças famintas e as sacia. Senhor, com os vossos olhos vejo aquilo que o homem não vê e vejo além do que eles enxergam: um jardim onde hoje é deserto, a alegria onde hoje reina a morte.

Dir.: Então o cego seguiu Jesus, louvando a Deus...

SILÊNCIO (fundo musical)

Dir.: Olhando uma flor acariciada pelo sol, T.: Nós vos louvamos, Senhor

Dir.: Pela alegria e pelo sorriso, T.: Nós vos louvamos, Senhor!

Dir.: Pelo esplendor de vossa pureza, T.: Nós vos louvamos, Senhor!

Dir.: Entusiasmando-nos por tudo aquilo que é belo e bom, T.: Nós vos louvamos, Senhor!

Dir.: Alargando o nosso amor aos outros, T.: Nós vos louvamos, Senhor!

Dir.: Olhando o mundo com os vossos olhos, T.: Nós vos louvamos, Senhor!

CANTO – RITO DE COMUNHÃO – Silêncio (fundo musical)

Dir.: Rezemos juntas:

T.: Jesus Cristo, Senhor e irmão nosso, Põe um cadeado na porta de nosso coração para não pensar mal de ninguém, não julgar precipitadamente, não sentir mal, para não supor, nem interpretar mal, para não invadir o santuário sagrado das intenções. Senhor Jesus, laço unificante de nossa fraternidade. Põe um selo de silêncio em nossa boca para fechar a passagem a toda murmuração ou comentário desfavorável, para guardar ciosamente até o túmulo as confidências que recebemos ou as irregularidades que observamos, sabendo que a primeira e mais concreta maneira de amar é guardar silêncio. Semeia em nossas entranhas fibras de delicadeza. Dá-nos um espírito de alta cortesia para reverenciar-nos umas as outras como o faríamos contigo mesmo. E dá-nos, ao mesmo tempo, a exata sabedoria para juntar convenientemente essa cortesia com a confiança fraterna. Senhor Jesus Cristo, dá-nos a graça de respeitar-nos. Assim seja.

Momento de despedida – GUARDAR O SANTÍSSIMO

Dir.: Queridas Irmãs abandonemos em Deus:

T.: Pai, em tuas mãos eu me entrego. Faze de mim o que quiseres. Por tudo que fizeres de mim, eu te agradeço. Estou disposta a tudo, aceito tudo, contanto que tua vontade seja feita em mim e em todas as tuas criaturas. Não desejo mais nada, meu Deus. Ponho minha alma em tuas mãos, entrego-a a Ti, meu Deus, com todo o ardor de meu coração porque te amo, e é para mim uma necessidade de amor dar-me, entregar-me, em tuas mãos, sem medida, com infinita confiança, porque Tu és meu Pai, Amém.

Consagração a Nossa Senhora – Despedida...

Nenhum comentário:

Postar um comentário