quinta-feira, 5 de agosto de 2010

ENCONTRO VOCACIONAL

DAR A VIDA PELOS IRMÃOS


ACOLHIDA

Vocacionada: Minhas irmãs e irmãos, sejam todos bem- vindos a este momento de oração, hoje, vamos fazer um momento de oração baseado na mensagem do Papa para o “Dia Mundial de Oração pelas Vocações” de 1982. É oração que brota espontânea das palavras do Papa. Por isso, não basta ler essas palavras. É preciso meditá-las para que nossa fé se esclareça sempre mais e assim nos ajude a rezar melhor. O tema de nossa hora santa é: “Que tenham vida”, conforme as palavras, de Jesus: “Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância” (Jô 10,10). Invoquemos a Santíssima Trindade cantando.
Todos: Em nome do Pai, em nome do Filho, em nome do Espírito Santo, estamos aqui (2x). Para louvar e agradecer. Bendizer e adorar. Estamos aqui Senhor ao seu dispor. Para louvar e agradecer. Bendizer e adorar. Te aclamar Deus Trino de amor.

1. DAR A VIDA PELOS IRMÃOS FOI À VOCAÇÃO DE CRISTO, NOSSO MESTRE.

Vocacionada: Como entenderemos que a vocação de Jesus foi a de dar a vida pelos irmãos? O próprio Jesus se apresenta como o Bom Pastor que dá a vida pelo rebanho, que é a humanidade inteira, são os homens do mundo todo.
T: A vocação de Jesus foi dar sua vida.

LA: Dar a vida pelo rebanho.
LB: Dar a vida pelos irmãos.
LA: Foi para isso que o Pai vos chamou, ó Jesus.
LB: Foi para isso que o Pai vos enviou a este mundo.
T: Dar a vida pelos irmãos, foi esta, ó Jesus, a vossa vocação.

D: Por isso, felizes, assim exclamamos:
T: Nós vos agradecemos, ó Cristo, porque foi para nós que destes a vida, morrendo na cruz.

Vocacionada: Jesus tinha plena consciência de que a sua vocação era a de dar a vida por nós. Por isso Jesus dizia, com firmeza:

L1: “Dou a minha vida. E a dou pra depois a retomar. Ninguém me arranca a vida. Mas sou eu quem a dou, e a dou livremente. Tenho o poder de entregá-la e o poder de retomá-la. É este o mandamento que recebi do Pai” (Jo 10, 17-18).
T: Jesus, Bom Pastor, como é admirável a consciência que tendes da vossa vocação pessoal!

LA: Sabeis com clareza qual é a vossa vocação.
LB: Sabeis com clareza que é um chamado, uma ordem, um mandamento, e que vem de Deus, do vosso próprio Pai.
LA: Sabeis com clareza que esta vocação exige o vosso sacrifício.
LB: O sacrifício total, a vossa morte, e morte de cruz.

Vocacionada: Por isso, ó Jesus, em vista da clareza tão grande que tivestes da vossa vocação, nós temos um grande pedido:

LA: Ajudai todos os cristãos, sobretudo nossos jovens, a terem consciência da vocação a que o Pai os chamou.
LB: Ajudai os indecisos a chegarem à decisão. Ajudai os decididos a se lançarem sem reservas, a seguirem com coragem o chamado recebido.
LA: Ajudai-os a terem tal consciência de sua vocação, que não se poupem, mas que sejam generosos, se entreguem sem medir as exigências do Evangelho, dispostos a ir até o fim, até mesmo morrer convosco na cruz.
T: Dai a todos esta graça, ó Jesus, a graça da clareza da vocação pessoal de cada um.

Vocacionada: Fiquemos em silêncio, para interiorizarmos esta oração. Cada um se pergunte e responda diante de Cristo: Qual é a minha vocação? Eu já tenho clareza e plena consciência daquilo a que Deus me chamou em minha vida pessoal e na Igreja?

CANTO
2. DAR A VIDA PELOS IRMÃOS É A VOCAÇÃO DOS DISCÍPULOS DE CRISTO

Vocacionada: Gostamos de contemplar no Evangelho a bondade de Jesus, sacrificando-se inteiramente pelos irmãos. Ficamos admirados ao vermos o Divino Mestre tão procurado, que não tinha tempo para descansar e nem mesmo para tomar as refeições.

L2: “E Jesus voltou para casa com seus Apóstolos. E de novo a multidão se ajuntou, a ponto de não poderem nem sequer se alimentar” (Mc 3,20)
T: Perdoai-nos, Jesus, pelas vezes que não fomos disponíveis em ajudar os necessitados.

Vocacionada: A lição já foi dada por Cristo. Cabe a nós, cristãos, praticá-la. Por isso, São João, em sua carta, nos adverte: de que deveremos até dar a vida pelos irmãos:

L1: “Nisto conhecemos o amor de Deus: em que Cristo deu a vida por nós. Assim também nós devemos, igualmente, dar a vida pelos irmãos” (1Jo 3, 16).

Vocacionada: Que diremos a Cristo diante destas palavras do Apóstolo São João?
Todos: Ó Cristo, ajudai-nos a entender que se temos nome de “cristãs”, é porque devemos ser “outros-cristos”, imitando-vos naquilo que foi a vossa vocação. E se a vossa vocação foi a de dar a vida pelos irmãos, ajudai-nos a entender que esta mesma vocação é também a de cada uma de nós.

CANTO

3- DAR A VIDA PELOS IRMÃOS É A VOCAÇÃO DE TODO CONSAGRADO

Vocacionada: Se todo cristão, como fiel discípulo de Cristo, deve dar a vida pelos irmãos, muito mais o deverão fazer aquelas pessoas chamadas a seguir mais de perto o Divino Mestre, chamadas a se consagrarem de modo especial a Deus e ao serviço da Igreja.
T: Ó Deus, nós vos pedimos que assim seja. Que todas as pessoas que chamastes e escolhestes para se consagrarem especialmente a vós e ao serviço da Igreja: saibam viver para os irmãos, saibam morrer pelos irmãos, saibam ser tudo para todos, a fim de ganharem todos para Cristo.

Vocacionada: Por isso, o Santo Padre mostra uma preocupação toda particular com as vocações de especial consagração. Espera muito delas. Suas palavras são tão importantes, que merecem atenção especial. Vamos escutá-las de pé:

L2: “Ao dizer que o Bom Pastor veio para ‘dar a vida pelo seu rebanho’, o Senhor Jesus revela-nos o mistério da vocação cristã, isto é, que cada cristão, a exemplo do Mestre, deve, também ele, dar a sua vida, pelo rebanho, e, em particular, Jesus nos revela o mistério de cada uma das vocações totalmente consagradas a Deus e à Igreja. Com efeito – continua o Santo Padre – cada uma destas vocações, totalmente consagradas a Deus e à Igreja, consiste em: ser chamada a dar a própria vida, para que outros “tenham vida e a tenham em abundância”. Foi assim que fez Jesus, primícia e modelo de todos os chamados e consagrados: “Eis que venho, ó Deus, para fazer a vossa vontade” (Hb 10,9; Sl 139,8). E para isto Ele deu a vida, a fim de que outros tenham vida. De modo semelhante deverão proceder todos os chamados a seguirmos a Cristo na doação total de nós mesmos”.

D: Irmãs, diante de palavras tão claras e profundas, vamos, cada um por si, ler em voz baixa o que acabamos de ouvir e meditar. Para isso, fiquemos sentadas. (Breve silêncio)

D: Façamos agora as nossas preces:

L1: Para que todas as pessoas consagradas a Deus no sacerdócio, saibam colocar sua vida inteira a serviço da Palavra, dos Sacramentos e da Caridade, para ajudar todos os homens a terem em plenitude a Vida Divina, na vivência da caridade, rezemos ao Senhor.

L2: Para que todas pessoas consagradas vivam plenamente a Vida Divina, na perfeição da caridade, a fim de que os outros veja nelas o próprio Deus que é caridade, e assim acreditem n’Ele, amem-n’O e sirvam-n’O, rezemos ao Senhor.

L1: Para que todas as pessoas consagradas a Deus para o serviço missionário, saibam anunciar o Deus-Amor, por meio de sua vida e palavras, rezemos ao Senhor.

(Preces espontâneas)

Vocacionada: Vamos encerrar este momento de oração com a Oração pelas vocações.
T.: Ó Senhor Jesus, que chamais todos os cristãos à caridade perfeita, inspirai a muitos jovens seguir mais de perto vosso próprio exemplo. Concedei aos que chamais a qualquer estado de vida, serem para Igreja e para o mundo, sinais transparentes do vosso Reino. Vós que sois Deus com o Pai na unidade do Espírito Santo. Amém!
Vocacionada: Estivemos reunidos e sempre estaremos n’Aquele é Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Canto final

Nenhum comentário:

Postar um comentário