sábado, 9 de outubro de 2010

SOB O OLHAR DE SENHORA APARECIDA CAMINHEMOS COM JESUS


ACOLHIDA E MOTIVAÇÃO
Dispor em uma mesa a imagem de Nossa Senhora Aparecida, vela, bandeira do Brasil, terço e duas jarras transparentes: uma com água (lembrar o batismo) e outra com vinho (sinal de alegria).
• Motivar as Irmãs a se olharem e cumprimentarem desejando uma boa manhã de retiro.
• Sinal da Cruz (uma traça o sinal sobre a outra).

Canto de Entrada (enquanto canta distribuir flores para as pessoas)
Vem Maria, vem, vem nos ajudar neste caminhar. Tão difícil, rumo ao Pai. [bis)
1. Vem, querida Mãe, nos ensinar/ A ser testemunhas do amor/ Que fez do teu Corpo sua morada/ Que se abriu pra receber o Salvador.
2. Nós queremos, ó Mãe, responder / Ao amor do Cristo Salvador Cheias de ternura colocamos confiantes em tuas mãos esta oração.

A.: Irmãs é uma alegria nos reunirmos às vésperas da festa da padroeira de nosso querido Brasil: Maria sob o título de Nossa Senhora da Imaculada Conceição de Aparecida, para como filhas, aprender cada vez mais a realizar o projeto de seu Filho Jesus em nossas vidas. Iniciemos confiantes na força da oração:
T. (Todas): Senhor, vós nos dissestes: “Onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome, eu aí estarei” (Mt 18,20). Por isso estamos aqui reunidas em vosso nome e cremos na vossa presença entre nós.

A realidade nos interpela
A.: Queridas Irmãs, num instante de silêncio vamos olhar para a realidade que nos cerca e a exemplo de Maria nas bodas de Caná, perceber o que falta: saúde, educação, moradia, alimentação... são tantos os clamores... e nós vemos? Escutamos?... (pausa). Pela intercessão de Maria, peçamos o perdão do Pai...

Perdão, Senhor, tantos erros cometi. Perdão, Senhor, tantas vezes me omiti. //Perdão, Senhor, pelos males que causei, pelas coisas que falei, pelo irmão, que eu julguei// (2x).
Piedade, Senhor. Tem piedade, Senhor. Meu pecado vem lavar com seu amor. Piedade, Senhor. Tem piedade, Senhor. E liberta minha alma para o amor.
Perdão, Senhor, porque sou tão pecador. Perdão, Senhor, sou pequeno e sem valor. //Mas mesmo assim tu amas, quero então, te entregar meu coração, suplicar o teu perdão// (2x).

Louvor
A.: Enquanto louvamos a Deus todos os benefícios que Ele nos concede a cada dia, especialmente, a de nos ter dado Maria como Mãe, coloquemos junto a sua Imagem as flores que recebemos nos início desta celebração.

Se um dia um anjo declarou/ Que tu eras cheia de Deus/ Agora penso: Quem sou eu/ Para não te dizer também/ Cheia de graça, ó Mãe? (bis)/ Agraciada/ Se a palavra ensinou/ Que todos hão de concordar/ E as gerações te proclamar/ Agora eu também direi/ Tu és bendita, ó Mãe (bis)/ Bem-aventurada/ Surgiu um grande sinal no céu/ Uma mulher revestida de sol/ A lua debaixo de seus pés/ E na cabeça uma coroa/ Não há com que se comparar/ Perfeito é quem te criou/ Se o Criador te coroou/ Te coroamos, ó Mãe (3x)/ Nossa Rainha


TEXTO BÍBLICO (Jo 2,1-11)
A.:
Ouviremos um trecho do evangelho segundo João, que nos leva a entender o papel de Maria em nossa vida cotidiana.
T.: Queremos ouvir vossa Palavra, Senhor, para que nosso coração possa cada vez mais se encher de vossa santa alegria e força, diante das adversidades da vida.

Canto: “Alguém do povo exclama como é grande, oh, Senhor...”

REFLEXÃO E PARTILHA
L1 (Leitor 1): Jesus, verdadeiro homem e verdadeiro Deus, vivia uma vida como a nossa. Estava numa festa de casamento onde faltou vinho, sinal de alegria. Na época, a falta de vinho e de alegria era uma vergonha.

L2: Quantas vezes nos faltam à alegria de servir a Deus... Acostumamo-nos a cuidar das coisas do Senhor e esquecemos-nos de estar mais junto do Senhor das coisas.

L3: Devemos confiar na intercessão de Maria, que diz a Jesus: “Eles não têm mais vinho”. E ouvir a doce voz de Mãe a nos pedir a obediência: “Fazei tudo o que Ele vos disser”.
T.: Eis-nos aqui, Jesus! Queremos fazer tudo o que o Senhor nos disser!

A.: A partir da Palavra, em silêncio, vamos meditar sobre como esta semente pode fecundar em nosso coração. Pensemos: Maria é o olhar que desperta, ilumina, liberta, transforma, salva, cura, intercede e protege. O que me diz está frase a partir dos textos bíblicos: Lc 1,26-56; Lc 2,1-7; Lc 2, 25-35; Jo 2, 1-12; Jo 19, 25-27.

PARTILHA E ORAÇÃO
Viva a mãe de Deus e nossa,/ Sem pecado concebida!/ Viva a Virgem Imaculada,/ A Senhora Aparecida!
1. Aqui estão vossos devotos,/ Cheios de fé incendida,/ De conforto e de esperança,/ Ó Senhora Aparecida! Virgem santa, Virgem bela,/Mãe amável, Mãe querida,/ Amparai-nos, socorrei-nos,/ Ó Senhora Aparecida.
2. Protegei a santa igreja,/ Ó Mãe terna e compadecida,/ Protegei a nossa Pátria,/ Ó Senhora Aparecida!/ Velai por nossas famílias,/ Pela infância desvalida,/ Pelo povo Brasileiro,/ Ó Senhora Aparecida!

PARTILHA/ PRECES ESPONTÂNEAS

CONSAGRAÇÃO A NOSSA SENHORA

Ó Maria Santíssima, que em vossa querida Imagem de Aparecida espalhais inúmeros benefícios sobre todo o Brasil; eu, embora indigno de pertencer ao número dos vossos filhos e filhas, mas cheio do desejo de participar dos benefícios de vossa misericórdia, prostrado a vossos pés consagro-vos meu entendimento, para que sempre pense no amor que mereceis.
Consagro-vos minha língua, para que sempre vos louve e propague vossa devoção. Consagro-vos meu coração, para que, depois de Deus, vos ame sobre todas as coisas. Recebei-me, ó Rainha incomparável, no ditoso número de vossos filhos e filhas. Acolhei-me debaixo de vossa proteção.
Socorrei-me em todas as minhas necessidades espirituais e temporais e, sobretudo, na hora de minha morte. Abençoai-me, ó Mãe Celestial, e com vossa poderosa intercessão fortalecei-me em minha fraqueza, a fim de que, servindo-vos fielmente nesta vida, possa louvar-vos, amar-vos e dar-vos graças no céu, por toda eternidade. Assim seja.

CONCLUSÃO
L1: Queridas Irmãs, ajude-nos a companhia de Maria sempre próxima, cheia de compreensão e ternura. Que ela nos mostre o fruto bendito de seu ventre e nos ensine a responder como ela fez, no mistério da anunciação e encarnação. Que nos ensine a sair de nós mesmas no caminho de sacrifício, de amor e serviço, como fez na visita a sua prima Isabel, para que, peregrinas no caminho, cantemos as maravilhas que Deus tem feito em nós, conforme a sua promessa. Guiadas por Maria, fixamos os olhos em Jesus Cristo, autor e consumador da fé e dizemos a Ele (..): “Fica conosco, pois cai a tarde e o dia já se declina” (Lc 24,29) (…) Fortalece-nos na fé para que sejamos tuas discípulas e missionárias!


A.: Cantemos invocando a benção da Mãe Aparecida:
Dai-nos a bênção, oh mãe querida/ Nossa Senhora Aparecida/ Dai-nos a bênção, oh mãe querida/ Nossa Senhora Aparecida
1. Sobre esse manto o azul do céu/ Guardai-nos sempre no amor de Deus (2x)
2. Eu me consagro ao vosso amor/ Oh mãe querida do Salvador (2x)
3. Sois nossa vida sois nossa luz/ Oh mãe querida do meu Jesus (2x)

Nenhum comentário:

Postar um comentário