segunda-feira, 12 de julho de 2010

ESPIRITUALIDADE

O que é espiritualidade?
A palavra tem a ver com “espírito”. Espírito é a força que leva a agir. Espiritualidade é, então, uma força que nos anima, inspira. Ela vem de dentro de nós e nos impulsiona para a ação.
Na vida do cristão, esta força é o Espírito Santo. O Espírito Santo nos impulsiona a agir. Acende em nós o fogo do amor: amor a Deus, amor aos irmãos. E o faz atuar. Vejamos isto na nossa própria vida. De quanta coisa somos capazes quando amamos. Sem amor, tudo é difícil. Com amor, tudo se torna leve. O amor suporta e enfrenta uma porção de coisas.
Como sabemos que é o Espírito Santo que nos está impulsionando? Às vezes, pensamos que é ele que nos está inspirando, mas podemos estar enganados. Às vezes, é nosso amor próprio, nosso orgulho, nosso amor a coisas materiais... Para termos certeza de que o impulso vem do Espírito Santo, devemos conferir se nossas atitudes e ações estão de acordo com o Evangelho, com os valores que Jesus viveu e ensinou e dos quais os Evangelhos dão testemunho. É muito bom fazer este discernimento junto com outras pessoas que podem enxergar melhor os motivos que nos levam a agir.

Jesus também foi impulsionado pelo Espírito Santo
No evangelho, podemos ler como a força do Espírito Santo impulsionava Jesus para sua missão.
Lucas escreve que o Espírito Santo descer sobre Jesus na hora do Batismo (Lc 3,22), que Jesus ficou cheio do Espírito Santo e, no Espírito, era conduzido pelo deserto (Lc 4, 1). Jesus voltou para a Galiléia com a força do Espírito Santo (Lc 4, 14).
O mesmo Espírito nos impulsionará, se não pusermos obstáculos e se nos entregarmos à sua ação em nós.

Há diversas “espiritualidades"
Isto pode soar estranho, porque o Espírito Santo é um só. Mas, como São Paulo já disse, ele confere muitos dons e serviços diferentes (1 Cor 12, 4-11). Também a missão não é igual para todos. Assim, cada um e cada grupo tem que descobrir qual sua missão e sua espiritualidade específicas. Os religiosos vivem uma espiritualidade diferente dos leigos. Eles, entre si, também vivem certos aspectos evangélicos de um modo diferente. Os franciscanos acentuam a pobreza evangélica, os dominicanos a pregação, os beneditinos a oração e a liturgia. São diversos aspectos de uma mesma vida evangélica.

ORAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO

Vem, Espírito de Deus, enche os nossos corações com tua graça.

És o sopro de Deus que dá vida ao que está morto, que dá vida ao nosso ser e que nos tira do túmulo da preguiça e do comodismo.

És fogo que queima o que está errado em nós, que aquece nosso coração para amar, que ilumina nossa mente para entender.

Faze-nos conhecer Jesus Cristo que veio revelar o amor do Pai.

Faze-nos conhecer o Pai e sua bondade infinita.

Faze-nos tuas testemunhas, instrumentos nas tuas mãos para que os corações dos homens se transformem e assim a terra se renove.

Para que os corações dos homens se transformem e assim a terra se renove. AMÉM.



Nenhum comentário:

Postar um comentário