segunda-feira, 20 de setembro de 2010

“TER O OLHOS SEMPRE FIXOS NO SENHOR”

Certo dia, um jovem monge foi encontrar um velho monge, cheio de idade e de experiência. Dizendo-lhe:
“Mestre, explica-me por que tantos jovens procuram a vida monástica e tão poucos perseveram nela. Por que tantos jovens voltam par trás?”

RESPOSTA DO VELHO MONGE:
“Veja bem: é como um cão que viu uma lebre. Ele se põe a correr atrás da lebre, latindo forte. Outros cachorros escutam o cão que late, correndo atrás e somente este a segue com os olhos.
Num certo momento, um após outro, todos os cães que não viram a lebre de verdade começam a cansar e perder o fôlego: não agüentam mais; estavam correndo apenas porque ouviram o latido daquele único cão que viu a lebre. “Este fixou os olhos na meta de modo pessoal e chega ao fim de seu objetivo capturar a lebre.”
E ARREMATOU:
“É assim que acontece com os monges: somente aqueles que verdadeiramente fixaram seus olhos na pessoa de Jesus Cristo, nosso Senhor Crucificado, é que conseguem chegar até o fim”.
- Quem fixar os olhos em si mesmo, nunca dará o passo, porque nunca sairá de sim mesmo. E a Vocação é uma saída d própria terra.
- Só quem puser os olhos Naquele que chama é capaz de dar o passo. Só quem crer na pessoa de Jesus cristo será capaz de abandonar todo para segui-lo.

- A Vocação exige “perder a vida”, perder os cálculos, as lógicas, na segurança, a família, a posição... perder tudo.
- “Ganhar a vida” é arriscar-se, é lançar-se confiando em Cristo, é deixar que Ele vá fazendo o caminho em mim, é despojar-se, desnudar-se...
-O chamado de Deus desfaz todos os nossos caminhos, porque os d’Ele são outros. Deus sempre nos chama para algo novo, maravilhoso...
- O caminho que sigo acaba sempre por me conduzir. Descobrir o caminho, é direcionar a existência. Descobrir o caminho, na vida, é saber de onde ele parte e para onde chega. Olhar o futuro com esperança.
- Para onde estou indo? Em que direção? Vale a pena viver para fazer o que estou fazendo neste momento?
- Numa sociedade cansada, cheia de ansiedade, como pode o jovem anunciar um futuro de esperança?
- O mundo de hoje precisa de uma vida nova, de uma juventude pura nas idéias, forte e exigente no viver, sincera e sofredora no amor. Uma juventude com uma palavra nova diferente para os homens. Uma juventude com o olhar centrado no sonho de Jesus: o Reino.
- Revolucionar o mundo é sacudi-lo para que abra os olhos á realidade definitiva: Jesus Cristo.

TEXTO BÍBLICO: LC 9,57-62
- A proposta de Jesus te atrai?
- O que está te amarrando, impedindo-te de dar o passo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário