segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

A Sagrada Família e as Vocações Específicas - CELEBRAÇÃO


Preparar o ambiente com cadeiras, mesa, velas, flores, uma Bíblia, uma imagem da Sagrada Família, fotos de sacerdotes, religiosas, leigos...

1. Acolhida
Alguém da família/comunidade:
A nossa família/comunidade se alegra com a presença de todos. Sejam bem-vindos. Rezemos juntos por todas famílias de nossa comunidade.
Todos: Abençoai, Senhor, esta família/comunidade. Concedei-lhe saúde, paz e prosperidade. Que a vida desta família/comunidade seja de tal maneira que lembre a todos a Sagrada Família de Nazaré. Amém.

2. Oração Inicial
Anim.:
Sejam todos bem vindos(as) a esta celebração! Estamos aqui reunidos(as) em nome do Pai, que é o realizador da obra da criação, Pai Criador. Em nome do Filho, que é o realizador da redenção do gênero humano, Filho Salvador. E em nome do Espírito Santo, que é o realizador de nossa santificação, Espírito Santificador. Cantemos em louvor à Trindade Santa.
Todos(as): Em nome do Pai, em nome do Filho, em nome do Espírito Santo, estamos aqui...


Anim.: Juntos(as) invoquemos pela intercessão da Sagrada Família, o Espírito Santo!
Todos(as): Dá a todos nós o coração aberto e disponível, de Maria de Nazaré, para acolhermos a tua Palavra, compreende-la, guardá-la e praticá-la. Dá-nos a força, a coragem e a justiça de José, o carpinteiro, para reconhecer a tua vontade e executá-la apesar dos desafios e dificuldades. Dá-nos a obediência ao Pai e a capacidade de crescimento de Jesus de Nazaré, para que façamos de Deus e de seu Reino a prioridade de nossas vidas. Amém.
अनिम.:
Sagrada Família!
Todos(as): Abençoai e santificai as nossas famílias.
(Canto de animação)

3. Motivação
Anim.:
Entendemos por vocação específica a maneira própria de como cada pessoa realiza a sua vocação fundamental, como leigo, sacerdote ou religioso.

Leitor 1: Deus chama a cada um, chama pessoalmente e chama para desempenhar um papel concreto dentro da comunidade, de acordo com os seus dons – carismas. O ministério dentro da comunidade é a estruturação de um carisma: sacerdócio, catequese, ministro da Eucaristia, animador de jovens...

Leitor 2: “A um o Espírito dá o dom da sabedoria, a outro o da ciência, a outro o da fé, o dom das curas, das profecias, do discernimento...” (1Cor 12,8ss).
Todos: O Espírito suscita dentro da Comunidade – Igreja os ministérios que ela necessita.

Leitor 3: O chamado surge dentro da comunidade, em função da comunidade exige uma resposta concreta, generosa e heróica de todo cristão. O chamado não é um chamado ao egoísmo, para o fechamento, mas para a abertura, para a doação, para servir a comunidade.
Todos: As vocações especificas são três: laical – Religiosa e sacerdotal.

Leitor 4:
O leigo vive no mundo para: fazer presente o Deus criador; fazer de suas estruturas um mundo mais digno; promover a paz, a justiça, à fraternidade.
Todos: Como casado, solteiro ou consagrado, devemos ser sinal de Cristo.

Anim.:
O religioso é chamado a testemunhar a Cristo de uma maneira radical, vivendo a consagração total nos votos de pobreza, castidade e obediência. O padre é por vocação ordenado para ser sinal sacramental da presença de Cristo.
Todos: Age na pessoa de Cristo – Profeta, Sacerdote e Rei.
(Canto de Animação)

4. Recordação da Vida
Anim.: Neste momento vamos ouvir um pouco mais da história do Instituto das Irmãs Missionárias da Sagrada Família.

Leitor 1: Com o dinamismo e o ardor missionário de Madre Mary Marcelline, o trabalho das Irmãs Missionárias da Sagrada Família expandiu-se para outros estados: Minas Gerais, Paraná, São Paulo e Rio Grande do Sul, mantendo-se com o passar do tempo, apenas nos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo.
Em Niterói o trabalho missionário expandiu-se da seguinte maneira:
 1965 – Casa de Noviciado na Vila Pereira Carneiro. Iniciou-se o trabalho com crianças empobrecidas em convênio com a Fundação Fluminense de Bem Estar do Menor – FLUBEM, Escola denominada Paulo VI, e criação da Entidade Mantenedora da Ação Social das Irmãs Missionárias da Sagrada Família: Sociedade Beneficente da Sagrada Família.
 1970 – Criação do Pensionato Sagrada Família, no bairro do Ingá – Niterói.
Madre Mary Marcelline nutria especial dedicação em suas orações pelas vocações específicas, principalmente pela vocação sacerdotal e de consagração na vida religiosa.

Anim.: Se alguém presente conhece os trabalhos das Irmãs Missionárias da Sagrada Família poderia dar um testemunho.

5. Palavra de Deus
Anim.:
Cada um de nós sendo o que é e fazendo o que pode, age para o bem da comunidade, colocando-se a serviço de todos como dom gratuito. Cantemos aclamando a Palavra de Deus...
Canto de aclamação (à escolha)

Leitor: 1Cor, 12,4-11

6. Momento de Partilha
a) Quais as vocações que existem em nossa comunidade? Citar nomes.
b) Temos consciência do chamado de Deus em nossa vida? Sim ou não? Por que?
c) Quais os meios que nos são oferecidos para responder a nossa vocação?
d) Pedir que alguém dê testemunho de como descobriu ou assumiu sua vocação.
(Canto de animação)

7. Momento de Oração (preces)
Anim.:
Elevemos a Deus todo-poderoso os pedidos de nossa comunidade aqui reunida em oração.
R.: Enviai, Senhor, operários a vossa Messe.
1. Para que os leigos sejam verdadeiros sinais do reino de Deus no meio de sua comunidade. Rezemos ao Senhor:
2. Por todos os sacerdotes a fim de que sejam líderes conscientes do povo de Deus, a exemplo do Mestre Jesus, rezemos ao Senhor.
3. Pelos religiosos e religiosas, que a exemplo de Maria sejam servidores e doadores de suas vidas, rezemos ao Senhor.
4. Roguemos a Deus a fim de envie muitos e santos operários a sua Igreja, de um modo especial rezemos para que cresça o numero das Irmãs Missionárias da Sagrada Família para sustentar e desenvolver cada vez mais o seu projeto missionário e social, rezemos ao Senhor.
(preces espontâneas)
Concluir com o Pai-Nosso, Ave-Maria.

8. Gesto Concreto
Proposta: Incentivar as crianças, os adolescentes e os jovens a descobrir e assumir a sua vocação dentro do Projeto de Deus.
(O grupo poderá ficar com este ou escolher/ definir outro gesto concreto).

9. Conclusão
O animador convida para que todos venham no próximo encontro e pede, aos presentes, que convidem outras pessoas da comunidade. Não esquecer de lembrar o local e o horário do próximo encontro.

Anim.: Juntos roguemos a Sagrada Família por todos os vocacionados e vocacionadas do reino...
Todos: Jesus, Maria e José, modelos perfeitíssimos de recolhimento, caridade e humildade, alcançai-nos a graça de imitarmos as sublimes virtudes que praticastes aqui na terra e dignai-vos proteger todos nós que agora prostrados na vossa presença imploramos o vosso patrocínio. Lembrai-vos ó Jesus, Maria e José, de que somos todos vossas, defendei-nos pois, de todo e qualquer perigo e socorrei-nos em nossas necessidades e dai-nos a graça de imitarmos constantemente a vossa Santa Família, a fim de que servindo-vos fielmente aqui na terra, possamos depois bendizer-vos por toda eternidade no céu. Assim seja.

Anim.:
Estivemos e estaremos reunidos Naquele que é...
Todos: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
(Canto Final)

Nenhum comentário:

Postar um comentário