quinta-feira, 1 de março de 2012

CF/2012: HÁBITOS SAUDÁVEIS E FAMÍLIA



ABERTURA: Invocação a Trindade Santa

Anim.: Vem, ó Deus da vida, vem nos ajudar! Vem, não demores mais, vem nos libertar!
T.: Venham, adoremos, a nosso Senhor! Ele é o Deus dos fracos, Deus libertador!

Anim.: Clamo a ti, Senhor, no meu sofrimento, Inclina o teu ouvido, ouve o meu lamento.
T: Ó Deus de bondade, Deus consolador, Enxuga nosso pranto, cura a nossa dor.

Anim.: Vence as nossas trevas, nossa escuridão, Das mãos de quem vigia recebe o louvor!
T: Suba nosso incenso a ti, ó Senhor! Das mãos de quem vigia recebe o louvor!

Anim.: Glória ao Pai, e ao Filho e ao Espírito Santo,
T: Glória a Trindade Santa, Glória ao Deus bendito!

Recordação da vida
  • ·         Lembrar fatos, pessoas, situações que queremos recomendar a Deus em nossa oração.
  • ·    Recordar, de modo especial: pessoas enfermas, hospitais da comunidade, profissionais da saúde, situações dolorosas referentes à saúde pública.


Exposição do Santíssimo (canto)

Anim.: Graças e louvores... (3x) (Adoração Pessoal)

Anim.: Vivemos uma era em que o estilo de vida dos indivíduos e das comunidades passou a representar um fator preponderante na prevenção das chamadas doenças  da civilização: cardiovasculares, obesidade, câncer entre outras. Estudos científicos mostram a clara associação da atividade física habitual com o estilo de vida saudável e o meio ambiente como pilares para uma boa saúde. Vamos refletir um pouco sobre este tema para que nossas famílias possam ter “vida em abundancia” (Jo 10,10).

HINO DA CF/2012: Ah! Quanta espera, desde as frias madrugadas,/ Pelo remédio para aliviar a dor!/ Este é teu povo, em longas filas nas calçadas,/ A mendigar pela saúde, meu Senhor!
Tu, que vieste pra que todos tenham vida, (Jo 10,10)/ Cura teu povo dessa dor em que se encerra;/ Que a fé nos salve e nos dê força nessa lida, (Mc 5, 34)/ E que a saúde se difunda sobre a terra! (Cf Eclo 18,8)

Reflexão do tema
Anim.: A melhoria das condições de vida no Brasil trouxe maior longevidade à população. O número de idosos aumentou e já chega a 21 milhões de pessoas. As projeções apontam para a duplicação deste contingente, nos próximos 20 anos. Torna-se necessário o trabalho e identificação precoce dos fatores de risco para doenças como problemas cardiovasculares (como hipertensão arterial); tabagismo, diabetes, sedentarismo, obesidade, dislipidemias (colesterol e/ou triglicérides aumentados), bem como para doenças relacionadas à dependência química. Por terem repercussões no individuo, na família e na sociedade, elas devem ser prioridade de qualquer gestor de saúde. Esse diagnostico indica a urgência da implantação de políticas sérias e adequadas, ajudando as famílias a cuidarem melhor de seus membros, com ações preventivas.
T: A doença é, por isso, um forte convite à reconciliação e à harmonização com nosso próprio ser. Um convite para preservar e valorizar a vida, dom de Deus.

L1: No plano de Deus, homens e mulheres foram criados para uma vida saudável e feliz. No paraíso sonhado pelo Pai, não há espaço para qualquer experiência de dor e sofrimento. Ao contrário, a felicidade plena é a grande promessa de Deus.

L2: Uma das formas de concretizar esse sonho de Deus é buscar uma vida saudável, que respeite os limites da nossa natureza e do planeta em que vivemos.

L3: Uma vida saudável requer harmonia entre corpo e espírito, entre pessoa e ambiente, entre personalidade e responsabilidade. O guia pastoral, entendendo que a saúde é uma condição essencial para o desenvolvimento pessoal e comunitário, apresenta, como exigência para sua melhoria, articular o tema saúde com a alimentação; a educação, o trabalho, a remuneração, a promoção da mulher, da criança, da ecologia, do meio ambiente.

L4: Um estilo de vida saudável ajuda a manter o corpo em forma e a mente alerta. Ajuda a nos protegermos de doenças e a impedir que doenças crônicas se tornem mais graves. Isso é importante porque, à medida que o corpo envelhece, começam as alterações nos músculos e nas articulações e o declínio da força física.
T: Saúde é um processo harmonioso de bem-estar físico, psíquico, social e espiritual, não apenas a ausência de doença. É um processo que capacita o ser humano a cumpri a missão que Deus lhe destinou, de acordo com a etapa e a condição de vida em que se encontra.

L1: Um estilo de vida saudável inclui comportamentos preventivos de saúde, boa nutrição e controle de peso, lazer, exercícios regulares, privação de substancias nocivas ao organismo. Um bom estilo de vida deve ser adotado o mais cedo possível, na infância, e mantido durante a vida adulta e na idade madura. Traz benefícios em qualquer época da vida, inclusive para aqueles que já têm alguma doença crônica.
T: Que a saúde se difunda sobre a terra.

Oração pessoal – canto de adoração
Anim.: Graças e louvores... (3x)

Iluminação bíblica
L2: “Meu filho promove a si mesmo durante a sua vida. Veja o que é prejudicial, e não o conceda a si próprio. Nem tudo convém a todos, nem todos gostam de tudo. Não seja insaciável de prazeres, nem se precipite sobre os pratos de comida. Porque o abuso na comida provoca doenças e a gula produz cólica. Muitos morreram por causa da gula, e quem sabe se controlar vive muito tempo”... (Eclo 37,27-)

L3: “Meu filho, se você ficar doente, não se descuide. Suplique ao Senhor, e ele o curará. Evite as faltas, lave as mãos e purifique o coração de todo o pecado” (Eclo 38,9-10)

ATO PENITENCIAL
Anim.: Diante da palavra de Deus que nos exorta a busca sobriedade em todos os sentidos visando a nossa saúde integral, peçamos o perdão de Deus... (canto penitencial)

Oração da CF/2012
T: Senhor Deus de amor, Pai de bondade, nós vos louvamos e agradecemos pelo dom da vida, pelo amor com que cuidais de toda a criação. Vosso Filho Jesus Cristo, em sua misericórdia, assumiu a cruz dos enfermos e de todos os sofredores, sobre eles derramou a esperança de vida em plenitude. Enviai-nos, Senhor, o Vosso Espírito. Guiai a vossa Igreja, para ela, pela conversão, se faça sempre mais, solidária às dores e enfermidades do povo, e que a saúde se difunda sobre a terra. Amém.

Evangelho do dia – Meditação – Partilha – Canto


Oração
Anim.: Ó Pai de bondade, Vós que enviastes ao mundo o vosso Filho, Jesus Cristo, que veio “para que todos tenha vida e vida em abundância” (Jo 10,10), e passou grande parte de sua vida pública acolhendo e curando os enfermos, libertando-os de seus males interiores e exteriores, dai-nos a saúde do corpo e do espírito, a fim de que, plenamente livres e saudáveis, possamos fazer de nossa vida um louvor à vossa glória e um serviço a nossos irmãos. Tudo isso vos pedimos, Pai, pelos méritos de Cristo, vosso Filho e nosso Senhor. Amém.

Anim.: Graças e louvores... (3x)

Benção do Santíssimo/ Reposição (canto)

Anim.: Ó Deus, nosso Pai, dignai-vos abençoar e santificar nossas famílias, para que vossa Palavra seja o nosso pão de cada dia e, com esse alimento, possamos crescer e fortalecer, até o dia do feliz e definitivo encontro convosco. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.

Canto final: Olhando a Sagrada Família ou outro

Nenhum comentário:

Postar um comentário