segunda-feira, 31 de agosto de 2020

VOCAÇÃO HUMANA

 


“Antes de nascer, te conheci” 

Jr 1, 4-19

Ambiente: No centro da sala colocar uma vela, um cartaz com o tema do encontro, bíblia e flores.

1.     Canto Inicial: Antes que te formasses dentro do ventre de tua mãe. Antes que tu nascesses, te conhecia, te consagrei/ Para ser Meu profeta entre as nações Eu te escolhi/ Onde te envio irás, o que te mando proclamarás!

Ref.: Tenho que gritar, tenho que arriscar/ Ai de mim se não o faço!/ Como escapar de Ti, como calar/ Se Tua voz arde em meu peito?/ Tenho que andar, tenho que lutar/ Ai de mim se não o faço!/ Como escapar de Ti, como calar/ Se Tua voz arde em meu peito?

Animador: Dar boas-vindas a todos e todas de forma espontânea e alegre. Convidar os (as) participantes para expressarem: o que faz com quem vive, como se sente e quais são os sonhos.

Animador: Vamos juntos invocar a presença da Santíssima Trindade em nosso meio. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém. Pedindo ao luzes do divino Espírito para o nosso encontro. Vinde Espírito Santo enchei os corações...


Animador: Toda vocação é um dom de Deus! chamado à vida é a primeira e fundamental vocação que recebemos de Deus. Já nascemos motivados a dar um sentido à nossa existência. Deus, em seu infinito amor, modelou o homem e a mulher à Sua imagem e semelhança, os chamou à vida, para que, na liberdade de filhos e filhas, fossem continuadores/as da Sua obra criadora.

Todos: Jesus tu és a luz dos olhos meus! Jesus brilhe essa luz nos passos meus seguindo os teus! (2x)

 2.     DESENVOLVENDO O TEMA

Animador: Neste sentido, a vocação é, antes de tudo, o encontro de duas liberdades: a liberdade absoluta de Deus, que chama, e a liberdade humana, que responde a este chamado: Um diálogo generoso! Um intercâmbio de dons! A experiência original das alteridades rompe os limites da meritocracia e assume o arquétipo da gratuidade, de modo que a iniciativa é sempre de Deus em autocomunicar Seu grande amor por Suas criaturas. Jeremias é o modelo do jovem seduzido por Deus. Assim como o profeta, todos nós somos escolhidos desde o ventre materno para uma grande missão.

 - Ler na Bíblia Jr 1, 4-19

Animador: Alguns instantes de silêncio para que o Palavra que acabamos de ouvir caia em nosso coração e assim produza os frutos necessários.

Leitor: Deus chamou Jeremias, conferindo-lhe o ministério profético de anunciar o julgamento divino sobre Judá, por causa da idolatria. A missão do profeta está associada, antes de tudo, ao seu nascimento e ao seu sentido existencial. A razão de ser e existir é, tão somente, fazer a vontade de Deus. Este elemento bíblico também está presente na vocação de outros personagens, como Moisés (Êx 2) e nas palavras de Paulo (Gl 1,15) – a vocação é um caminho de busca existencial para a realização humana.

Leitor: O chamado de Deus é sempre provocante e nos inquieta. Jeremias, assim como Moisés, era um jovem humilde e não confiava em suas próprias potencialidades. Ele se achava criança, imaturamente desqualificado para sua missão. (cf. 1 Rs 3.7). Porém, Deus o consola, o conforta e o tranquiliza, com uma expressão muito comum para aqueles a quem Ele chama ou se manifesta: “Não Temas”, “eu sou contigo”. Do mesmo modo que costumamos dizer: “Deus não escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos” (cf. Jr 10.5; 30.10; cf. Is 43.1; 1.c 12.32).

Todos: O Senhor necessitou de braços para ajudar a ceifar a messe e eu ouvi seus apelos de amor. Então respondi: Aqui estou, aqui estou! (2x)

Animador: Viver a vocação é arriscar-se neste itinerário de busca por um sentido existencial. Nunca estaremos prontos e acabados, mas movidos por um desejo de realização. Deus quer que sejamos pessoas felizes, comprometidas com a construção do Reino e realizadas nas opções que fazemos. Ele nos guia pelos caminhos que escolhemos, respeita nossa liberdade e deseja que tenhamos uma vida plena.

 3.     PARA REFLETIR EM GRUPO

(De acordo com o número de participantes separar em grupo de até 4 pessoas. 10 minutos para conversarem e responder de forma criativa as perguntas abaixo).

1.     Qual é o sentido existencial que eu busco para minha vida?

2.     Como posso superar minhas limitações para acolher o chamado de Deus?

3.     O que é necessário para ser feliz?

 4.     PARTILHA

 De forma leve e descontraída levar os participantes a partilhar o que conversaram.

Rezemos Juntos: Deus e Pai, teu povo sofre e meu coração se inquieta. Tua Igreja se renova e meu coração se alegra. À medida que cresço e descubro a realidade do Teu amor redentor, vou conhecendo Tua ação transformadora neste mundo. Bendito sejas! Jesus, nascido de Maria, irmão de fé e de caminhada, sinto surgir em mim o desejo de amar-Te sempre mais e trabalhar contigo para a construção de um mundo novo. Dá-me coragem para superar minhas limitações e enfrentar os desafios da missão. Espírito Santo de amor, inflai em meu coração o ardente desejo de vos seguir, com fidelidade e compromisso. Ajudai-me a buscar um sentido existencial para minha vida, para o qual eu contribua com a promoção da justiça e da esperança.

Trindade Santa, que sois um só Deus, acompanhai-me por toda a vida. Encorajai nossos esforços na promoção do bem e da vida plena para todos. Que assim seja. Amém.

 

5.     ORAÇÃO FINAL

Súplica Vocacional

1.     Pelas famílias, para que sejam verdadeiras Igrejas domésticas, facilitando assim o surgimento de muitas vocações. Que a exemplo da Sagrada Família de Nazaré, possam viver a experiência da fé, do perdão, do diálogo e do amor, cantemos:

Ref: Envia, envia Senhor, operários para a messe! Escuta, escuta esta prece: multidões te esperam , Senhor!

2.     Para que os ministros Ordenados vivam a espiritualidade do lava-pés, despertando para acolher as dores, alegrias e esperanças de seu povo e para que a imagem do bom Pastor que nos acolhe com o mesmo amor de Cristo, cantemos:

3.     Pelas jovens e pelos jovens que o Senhor chama a segui-Lo mais de perto, consagrando suas vidas, através dos votos de pobreza, castidade e obediência, para que sejam corajosos e perseverantes nesta caminhada, cantemos

4.     Para que Maria Santíssima interceda por todos aqueles que buscam discernir sua vocação, concedendo a todos coragem, perseverança e o verdadeiro espírito de discípulos missionários, cantemos:

Animador:  Rezemos juntos um Pai Nosso e uma Ave Maria pedindo a Deus que nos de cada dia mais coragem para buscar nossa vocação.

Rezemos juntos a Oração pelas Vocações: Jesus, mestre, divino, que chamastes os apóstolos a vos seguirem, continuai a passar pelos nossos caminhos, pelas nossas famílias, pelas nossas escolas, e continuai a repetir o convite a muitos de nossos jovens. Daí coragem às pessoas convidadas. Daí forças para que vos sejam fiéis como sacerdotes, como diáconos, como religiosos e religiosas, para o bem do povo de Deus e de toda a humanidade. Amém!

Canto Final:

1.     Antes que te formasses dentro do ventre de tua mãe. Antes que tu nascesses, te conhecia, te consagrei/ Para ser Meu profeta entre as nações Eu te escolhi/ Onde te envio irás, o que te mando proclamarás!

Ref.: Tenho que gritar, tenho que arriscar/ Ai de mim se não o faço!/ Como escapar de Ti, como calar/ Se Tua voz arde em meu peito?/ Tenho que andar, tenho que lutar/ Ai de mim se não o faço!/ Como escapar de Ti, como calar/ Se Tua voz arde em meu peito?

2.     Não temas arriscar-te, porque contigo eu estarei/ Não temas anunciar-me, por tua boca eu falarei/ Hoje te dou meu povo, para arrancar e demolir/ Para edificar, construirás e plantarás!

Ref.: Tenho que gritar, tenho que arriscar/ Ai de mim se não o faço!/ Como escapar de Ti, como calar/ Se Tua voz arde em meu peito?/ Tenho que andar, tenho que lutar/ Ai de mim se não o faço!/ Como escapar de Ti, como calar/ Se Tua voz arde em meu peito?

3.     Deixa os teus irmãos, deixa teu pai e tua mãe/ Deixa enfim teu lar, porque a terra gritando está/ Nada tragas contigo, porque a teu lado Eu estarei/ É hora de lutar, porque Meu povo sofrendo está.

Ref.: Tenho que gritar, tenho que arriscar/ Ai de mim se não o faço!/ Como escapar de Ti, como calar/ Se Tua voz arde em meu peito?/ Tenho que andar, tenho que lutar/ Ai de mim se não o faço!/ Como escapar de Ti, como calar/ Se Tua voz arde em meu peito?

Nenhum comentário:

Postar um comentário