quarta-feira, 13 de setembro de 2023

A PALAVRA DE DEUS É VIVA E EFICAZ

 



ENCONTRO CELEBRATIVO

T. A nós descei Divina Luz/ A nós descei Divina Luz/ Em nossas almas acendei/ O amor, o amor de Jesus!/ Em nossas almas acendei/ O amor, o amor de Jesus!

 T. Em nome do Pai, do filho e do Espírito Santo, amém!

 A. Que o Deus da Vida, Pai de infinita bondade e Senhor da história, esteja sempre conosco.

T: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

A. Neste tempo dedicado especialmente a bíblia meditemos sua força e importância na nossa caminhada cristã e comunitária. Somos interpeladas a entender, a rezar, a encarnar em nossa vida toda a dimensão mistérica do Verbo, da Palavra que Cristo profere e é.

L. A Palavra está dirigida ao ser humano – Deus vem ao seu encontro e se revela; toma a iniciativa de manifestar-se e sinalizar-se;... A Palavra é uma realidade visível, sensível e palpável, que se pode tocar. Para o povo no deserto a Palavra é água, pão, carne.

T. A tua Palavra, Senhor, é sinal de interesse por nós!/ Como um pai ao redor de sua mesa, revelando seus planos de amor.

L. Vivemos um tempo de inflação de palavras que não são acompanhadas de gestos concretos; muitas vezes, palavras ocas e vazias, sem nenhum significado material. São palavras enganadoras e sedutoramente pronunciadas e não acompanhadas de sinais visíveis. Às vezes, elas nos saturam, são repetitivas, sem relevância, manipuladoras, vazias da verdade.
T. Como tem sido minha palavra diante de Deus e dos irmãos? (refletir)

L. A Palavra de Deus tem uma força expressiva e um dinamismo criativo. Deus Uno e Trino é Palavra criadora, pois o que Ele diz é criado. No livro do Gênesis, capítulo primeiro, encontramos sete vezes a expressão “Deus disse”, e o que Ele diz se realiza, acontece. A Criação surge de sua Palavra.

T. Palavra criadora. O que a Palavra de Deus cria em mim? (refletir)

Essa Palavra acontecimento se prolonga na vida e missão de Jesus. Seus gestos e palavras fazem acontecer a vida nova nas periferias, são a esperança daqueles que estão à margem, é sentido, esperança, pão, peixe, vinho novo, perdão, escuta, carinho, cuidado, redenção.

T. Para onde a Palavra de Deus me envia? (refletir)

A. A verdadeira palavra não é a que pronunciamos com nossa boca, mas a que sai do profundo de nosso ser. Em clima de silêncio, à luz da Palavra, aprenderemos a reconhecer os sinais de Deus.  A palavra gestada no silêncio do coração é como água fresca da fonte que sacia a sede silenciosa e eficazmente. É como o pão no deserto que sacia o peregrino faminto ou como o colo acolhedor que aconchega o desanimado, ombro que apoia e fortalece quem está sem forças para caminhar.

T. “A Palavra de Deus é viva, eficaz e mais penetrante que qualquer espada de dois gumes. Penetra até dividir alma e espírito, articulações e medula. Julga os pensamentos. (Hb 4, 12)

 ACLAMAÇÃO A PALAVRA: Dá-me a palavra certa/ Na hora certa / E do jeito certo/ E pra pessoa certa. Dá-me a cantiga certa/ Na hora certa/ E do jeito certo/ E pra pessoa certa

Palavra é como pedra/ Preciosa sim/ Quem sabe o valor cuida bem do que diz/ Palavra é como brasa queima até o fim/ Quem sabe o que diz há de ser mais feliz

 Leitura e reflexão: Tiago 1, 19-25

A. Ouvir a Palavra é encarná-la. A Palavra nos move e nos comove, nos convoca a um compromisso de vida e com a vida. Rezemos como Santa Tereza de Calcutá o que a Palavra de Deus nos interpela.

 

DA-ME ALGUÉM PARA AMAR

Senhor, quando eu tiver fome, dai-me alguém que necessite de comida.

Quando tiver sede, dai-me alguém que precise de água.

Quando sentir frio, dai-me alguém que necessite de calor.

Quando tiver um aborrecimento, dai-me alguém que necessite de consolo.

Quando minha cruz parecer pesada, deixai-me compartilhar a cruz do outro.

Quando me achar pobre, ponde a meu lado alguém necessitado.

Quando não tiver tempo, dai-me alguém que precise de alguns dos meus minutos.

Quando sofrer humilhação, dai-me ocasião para elogiar alguém.

Quando estiver desanimada, dai-me alguém para lhe dar novo ânimo.

Quando sentir necessidade da compreensão dos outros, dai-me alguém que necessite da minha.

Quando sentir necessidade de que cuidem de mim, dai-me alguém que eu tenha de atender.

Quando pensar em mim mesma, voltai minha atenção para outra pessoa.

Tornai-nos dignos, Senhor, de servir nossos irmãos que vivem e morrem pobres e com fome

no mundo de hoje.

Dai-lhes, através de nossas mãos, o pão de cada dia, e dai-lhes, graças ao nosso amor compassivo, a paz e a alegria.

Amém!!!

(Madre Teresa de Cálcuta)

 

Pai Nosso... Ave Maria... Glória ao Pai...

Nenhum comentário:

Postar um comentário