segunda-feira, 16 de agosto de 2010

VOCAÇÃO À VIDA CONSAGRADA

Além da Vocação ao Sacerdócio, Vocação Matrimônio, Vocação ao apostolado como Leigos, etc..., há uma outra vocação muito definida: A VOCAÇÃO A VIDA CONSAGRADA.
O ponto de partida dessa vocação está numa opção de vida, uma escolha: seguir Jesus Cristo, Responder ao seu chamado “VEM E SEGUI-ME”.(Mt.19,21) E não só na renúncia, deixa teu pai, tua mãe, teus irmãos, teus bens,...
As religiosas(os) querem viver o Evangelho de Cristo, até naqueles pontos que Cristo não exigiu dos seus seguidores, mas apenas aconselhou. As religiosas(os) fazem assim para mostrar ao mundo que o - Evangelho de Cristo é possível de ser seguido radicalmente.
-O Evangelho de Cristo faz FELIZES aqueles que o seguem. O grande amor que as religiosas(os) tem a Deus se reveste num grande amor ao próximo, especialmente aos mais pequeninos com os quais Jesus se identificou.
As religiosas(os) vivem em comunidade, tendo tudo em comum e se organizam em institutos, ordens e Congregações.

REFLEXÃO:
Contemplando a pessoa de Jesus Cristo diante de mim. Ele me faz uma PROPOSTA: participar do projeto de Deus.
Deus sempre quis associar os homens na obra da salvação: quer libertar o mundo da escravidão, do ódio, das divisões... quer estabelecer o seu Reino. Por isso chama pessoas para colaborarem nesta obra. Quer pessoas com coragem, dispostas, decididas...
Qual é a minha resposta?

Aqui não se trata tanto da grandeza da obra ou da importância daquilo que fazemos, mas do modo como Cristo quer a nossa colaboração:
• Participar da sua vida, sofrimento, serviço, pobreza... Identificar-se com Ele. Desprender-nos de nossa maneira de viver, para revesti-nos da maneira de viver de Cristo.
• Aceitar ouvir o chamado de Jesus, é aceitar por em questão nosso estilo de vida, nossos valores, nossos projetos.
• O seguimento radical de Cristo implica situar-se historicamente ali onde Ele quis situar-se: na pobreza e na situação conflitiva que lhe atraiu a perseguição e a morte de Cruz.
Há três maneiras de seguir Cristo
• De muito perto, como os dose apóstolos
• De perto como os setenta e dois discípulos:
• Sem compromisso, como a multidão.

Qual das três é a sua atitude?

“SÓ QUEM DECIDE SER CRISTÃO PRA VALER, É QUE TEM POSSIBILIDADE DE SER RELIGIOSA(O), UM DIA”.

“O Religioso (a) é alguém tirado do meio do povo para servir ao povo”.

Jesus te apresenta um ideal de vida, convida-te a participar de perto de seus interesses, das suas preocupações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário