quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

CELEBRAÇÃO DE NATAL

Símbolos: preparar a coroa do advento, presépio, imagem do Menino Jesus e os cantos.

Canto de entrada
 
Dir.: Iniciemos nossa celebração, rezando juntos:
 
T. (Todos): Trindade Amada, vós sois a fonte da vida. Em vosso coração de Pai carregais todos os vossos filhos e filhas. Filho Jesus, pela vossa Encarnação viestes experienciar nossa vida humana, finita, fazendo-vos tão próximo e um de nós. Espírito Santo, vós nos apontais o caminho de Jesus para vivermos a unidade na diferença com todas as pessoas.

Dir.: Estamos reunidos em vosso nome, em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
T.: Amém, assim seja.
 
Dir.: Irmãos, depois de 4 semanas de preparação chegamos finalmente à noite tão esperada. Quatro vezes nos reunimos aqui nesta Igreja, em redor do presépio vazio. Quatro vezes acendemos uma vela, fazendo uma reflexão sobre três personagens bíblicos que tiveram uma influência enorme na vinda histórica do Salvador, a saber:
 
L1: O Profeta Isaías, João Batista e Maria cada um preparou à sua maneira a vinda de Cristo.
 
L2: Isaías suspirou pelo Salvador, longos e longos séculos antes do nascimento dele.
 
L3: E nós unimos a ele com a mesma esperança, pedindo a vinda de Cristo pela Graça.
 
L1: João Batista nos exortou a prepararmos o caminho para a vinda, tirando os obstáculos das faltas de amor.
 
L2: Maria nos despertou para união; é ela que nos ensinou como se espera o Senhor, como se deve hospedá-lo e como fazer-lhe um berço de nosso coração.
 
L3: Por fim, ao acender a quarta vela vimos na ultima reflexão a possibilidade de nos encontrarmos pessoalmente e de um modo bem concreto com o Salvador, na pessoa do próximo.
 
Dir.: e é exatamente contra o próximo que nós falhamos e pecamos continuamente. Peçamos, portanto, antes e prosseguirmos, perdão por todas as faltas cometidas, dizendo: Senhor, tende piedade de nós.
T.: Senhor, tende piedade de nós.
 
L1: Eis como luminosidade de quatro velas do advento se transforma numa luz esplêndida.
 
L2: Vejam como a estrela brilha sobre o lugar, séculos antes indicando por um profeta.
 
Dir.: E tu Belém, tão pequena entre as cidades de Judá, de ti sairá aquele que deve reinar (cf.Miq 5,1.)
 
L3: Chegou o dia de feliz esperança: “Abra-se a terra e germine o Salvador”.
 
L1: “Hoje, um menino nos nasceu, um Filho nos foi dado”.
Todos: “Cantai ao Senhor um cântico novo, / pois Ele fez maravilhas”.
 
L2: Senhor, preparamos o caminho e nosso coração, vinde agora.
 
L3: Ouçamos como São Lucas conta o nascimento de Jesus Cristo.
 
(chegamos às palavras: “deitou- o numa manjedoura”, alguém coloca o Menino Jesus no presépio e todos se ajoelharão uns momentos para adorá-lo).
 
Dir.: “Por aqueles dias, saiu um édito da parte de César Augusto para ser recenseada toda a terra. Este recenseamento foi o primeiro que se fez, sendo Quirino governador da Síria. Todos iam recensear-se, cada qual à sua própria cidade. Também José, deixando a cidade de Nazaré, na Galileia, subiu até a Judéia, à cidade de David, chamada Belém, por ser da casa e linhagem de David, a fim de se recensear com Maria, sua esposa, que se encontrava grávida. E, quando eles ali se encontravam, completaram-se os dias de ela dar à luz e teve o seu filho primogênito, que envolveu em panos e recostou numa manjedoura, por não haver lugar para eles na hospedaria. Na mesma região encontravam-se uns pastores que pernoitavam nos campos, guardando os seus rebanhos durante a noite. Um anjo do Senhor apareceu-lhes, e a glória do Senhor refulgiu em volta deles; e tiveram muito medo. O anjo disse-lhes: Não temais, pois vos anuncio uma grande alegria, que o será para todo o povo: Hoje, na cidade de David, nasceu-vos um Salvador, que é o Messias Senhor. Isto vos servirá de sinal: encontrareis um menino envolto em panos e deitado numa manjedoura. De repente, juntou se ao anjo uma multidão do exército celeste, louvando a Deus e dizendo: Glória a Deus no mais alto dos céus, e paz sobre a terra aos homens a quem Ele quer bem!”

Canto (este ou outro de louvor)
1. Glória ao Pai dos homens, dos anjos do mundo o Criador.
           Glória a Ti, Senhor!
2. Glória a Cristo, Filho de Deus, nosso Irmão Redentor!
3. Glória a Deus Espírito Santo o santificador!
 
L1: Ajuntemo-nos aos pastores, louvando a Deus cantando “Noite Feliz!”:
 
1. Noite feliz, noite feliz! Ó senhor, Deus de amor, pobrezinho nasceu em Belém; Eis na lapa Jesus, nosso bem. Dorme em paz, ó Jesus
 
2. Noite feliz, noite feliz! Ó Jesus, Deus da luz, Quão afável é teu coração, que quiseste nascer nosso irmão. E a nós todos salvar

3. Noite feliz, noite feliz! Eis que no ar vem cantar aos pastores, seus anjos no céu, anunciando a chegada de Deus. De Jesus salvador
 
Dir.: De joelhos agradeçamos ao Menino Jesus a infinita bondade e graça de sua vinda. Depois de cada proclamação, todos respondem: “ Obrigado, Senhor, Luz do mundo”.
  1. Pela realização da promessa feita à humanidade.
  2. Pelos profetas que nos iluminaram o caminho.
  3. Pelo grande exemplo de fé e de humildade da parte de vossa Mãe Maria.
  4. Pelo fato que estais sempre ao nosso alcance na pesoas do próximo.
  5. Pelas graças recebidas neste tempo do Advento.
T.: Deus Pai, / o nosso muito obrigado pela luz esplêndida e verdade nesta noite./ fazei que esta luz ilumine nossas almas, / acenda em nós o fogo do vosso Amor, / para que um dia nós nos unamos no vosso Reino definitivo. Assim Seja.
 
Dir.: Abracemo-nos agora uns aos outros com nossos votos de um Santo Natal.
 
Dir.: O Senhor nos abençoe, guarde-nos e todo o mal e nos conduza à vida eterna.
 
T.: Amém.

Canto final (Hoje a noite é bela ou outro)
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário